Geral
Projeto de Lei que proíbe a participação de crianças na Parada Gay é aprovado na Câmara de Rio Branco
Projeto baseia-se no Artigo 74 do (ECA), que determina que o poder público deve regular eventos públicos, sobre a natureza deles, as faixas etárias, além de horários e locais considerados inadequados para menores de idade.

Dell Pinheiro
Foi aprovado na sessão desta quarta-feira, 13, na Câmara de Rio Branco, por 10 votos a favor e um contra, da vereadora Elzinha Mendonça (PP), o Projeto de Lei (PL) que visa proibir a participação de crianças e adolescentes em paradas do orgulho LGBTQIA+ na Capital.
A sessão foi presidida pelo vereador Hildegard Pascoal (Podemos) em decorrência da ausência do presidente do Legislativo municipal, Raimundo Neném (PL) que está viajando.
De autoria do vereador João Marcos Luz, o projeto baseia-se no Artigo 74 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina que o poder público deve regular eventos públicos, informando sobre a natureza deles, as faixas etárias a que não se recomendem, além de horários e locais considerados inadequados para menores de idade.
Segundo Luz, a iniciativa visa estabelecer uma faixa etária mínima para a Parada Gay, semelhante ao que já ocorre em outros tipos de eventos, como festas, shows e estabelecimentos noturnos.
“Não somos contra a Parada Gay, apenas acreditamos que deve existir uma regulação por idade, assim como acontece em bares e festas. Trata-se de um evento que inclui apresentações e consumo de bebidas alcoólicas, além de cenas de teor sensual, e estamos apenas seguindo o que prevê o ECA”, afirmou o vereador.
O PL 14 prevê a aplicação de uma multa de R$ 10 mil caso crianças sejam flagradas no evento. Agora, o PL irá para o Executivo municipal para ser sancionado ou não pelo prefeito Tião Bocalom.

Segundo Luz, a iniciativa visa estabelecer uma faixa etária mínima para a Parada Gay, semelhante ao que já ocorre em outros tipos de eventos, como festas, shows e estabelecimentos noturnos. Foto: cedida
Comentários
Geral
Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo
Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.
Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.
Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.



Você precisa fazer login para comentar.