Conecte-se conosco

Cotidiano

Projeto Abraçando Filhos promove momento em família para detentas

Publicado

em

A apenada J. S. S., mãe de uma garotinha, não via a hora de poder rever a pequena que não encontrava desde o Dia das Mães. Ela conta que não conseguiu dormir direito, pensando no momento de ver a filha

Manhã em família foi promovida em terceira edição do projeto Abraçando Filhos, em Rio Branco. Foto: Antonio Moura/Iapen

Em um momento emocionante, o reencontro com um abraço apertado, cheio de saudade, aconteceu. “É um dia inexplicável”, falou a detenta A. L. B. Ela é uma das 24 mães que cumprem pena na Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco, que estava presente nesta edição do projeto Abraçando Filhos. Ela, que recebeu a visita de 3 filhas, uma das quais é deficiente e não a via há quatro anos, não conseguia nem explicar o que estava sentindo e disse que a ação é de grande importância: “Tem muitas mulheres que não têm a possibilidade de ver os filhos, umas porque as famílias moram longe, outras porque não têm condições mesmo, então, esse é um projeto que trouxe muita alegria pra nós, que somos mães, e estamos privadas de liberdade”, ressaltou.

O projeto Abraçando Filhos é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), e tem por objetivo aproximar mães que estão dentro do sistema prisional de seus filhos, que não conseguem comparecer às visitas semanais. Esta foi a terceira edição na capital, e aconteceu nesta quinta-feira, 19.

Manhã em família foi promovida em terceira edição do projeto Abraçando Filhos, em Rio Branco. Foto: Antonio Moura/Iapen

A apenada J. S. S., mãe de uma garotinha, não via a hora de poder rever a pequena que não encontrava desde o Dia das Mães. Ela conta que não conseguiu dormir direito, pensando no momento de ver a filha: “Estava ansiosa ontem, acordei de madrugada pra ver se era de manhã. Estou muito feliz”.

O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, agradeceu a parceria com o TJAC por promover ações como esta: “É um projeto que fortalece o vínculo familiar e contribui para o comportamento e o cumprimento da pena dentro da unidade prisional. Como esse, temos outros projetos também que são fomentados pelo TJ. Então, agradecemos mais uma vez a parceria que o Tribunal tem com o Iapen”, reiterou.

Presentes foram entregues para as crianças durante a ação. Foto: Antonio Moura/Iapen

A Desembargadora Waldirene Cordeiro, explicou que o projeto quer aproximar as famílias e promover a ressocialização dessas mães: “O momento que estão passando no sistema carcerário é uma fase de reflexão, para lembrarem que fora do sistema tem crianças, tem filhos, aguardando por esse momento, aguardando por esse abraço, aguardando por essa orientação no caminho do bem”, ressaltou.

O desembargador Francisco Djalma, supervisor do GMF ressaltou o momento especial promovido pela ação: “Esse momento me parece, e tenho certeza disso, muito especial no atendimento para as mães e para as crianças, a oportunidade de abraçarem os filhos na aproximação do Ano Novo, do Natal”.

Durante a ação, além de um lanche oferecido para as apenadas e suas famílias, teve a entrega de panetones e presentes para as crianças.

Primeira edição do Abraçando Filhos em Cruzeiro do Sul

Primeira edição do Abraçando Filhos em Cruzeiro do Sul. Foto: Assessoria TJAC

Em Cruzeiro do Sul, mulheres que cumprem pena na Unidade Penitenciária também puderam viver a emoção de abraçar os filhos após muito tempo separados. A primeira edição do projeto Abraçando Filhos na cidade aconteceu nesta segunda-feira, 16, no Centro Cultural do Juruá.

O presente de Natal adiantado foi possível para dez detentas que tiveram a oportunidade de passar uma tarde com seus pequenos, matar a saudade do abraço e da conexão entre mães e filhos. A apenada C. M. foi uma dessas mães que reencontrou “foi uma emoção muito grande, a minha filha principalmente, porque ela já é uma moça, eu já estava há 1 ano e 2 meses sem ver ela, quando eu vi, chorei, me emocionei. O meu bebê de 2 anos também, a saudade é sempre a mesma. Seria muito bom se acontecesse outras vezes, pra nós estar ali perto deles, abraçá-los, sentir o aconchego de mãe e filho”.

Detentas da Unidade Penitenciária de Cruzeiro do Sul puderam reencontrar filhos por meio do projeto Abraçando Filhos. Foto: Assessoria TJAC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre recebe doação de mais de 12 mil litros de água para abastecer famílias afetadas pelas enchentes

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), recebeu nesta segunda-feira, 9, a doação de 1.350 fardos de água mineral da empresa Solar Coca-Cola, na sede da pasta, em Rio Branco. A iniciativa contou com a articulação da Defesa Civil estadual e da Casa Civil.

A ação tem como finalidade suprir as necessidades básicas de famílias afetadas pelas cheias em municípios acreanos, como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá, entre outros. Os donativos totalizam mais de 12 mil litros de água.

Mais de 12 mil litros de água serão destinados à população de cidades impactadas pelas recentes enchentes. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

A vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, destaca a importância da união entre o poder público e a iniciativa privada no enfrentamento das consequências da cheia e acolhimentos às famílias. “Parcerias como essa fortalecem o cuidado com a população. A solidariedade chega mais longe e contribui para dar suporte às famílias atingidas pela cheia dos rios”, diz.

O coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Carlos Batista, relata que ficou definido que os donativos seriam direcionados conforme as demandas e necessidades identificadas pela secretaria: “Estamos em um momento de união e a doação de donativos é muito importante neste cenário de cheia que enfrentamos todo ano”.

Willyam Lima, ressaltou que a ação representa uma forma de colaborar com as famílias que enfrentam um momento de vulnerabilidade. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

O supervisor da Solar Coca-Cola, Willyam Lima, ressaltou que a ação representa uma forma de colaborar com as famílias que enfrentam um momento de vulnerabilidade. “Firmamos parceria com a Defesa Civil para contribuir com um item essencial, que é a água potável. Essa é uma situação que impacta toda a sociedade, e a união entre empresas e o poder público é fundamental para garantir apoio às famílias afetadas”, destaca.

The post Governo do Acre recebe doação de mais de 12 mil litros de água para abastecer famílias afetadas pelas enchentes appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Junina Pega-Pega anuncia retorno de Cley Oliveira como coreógrafo oficial para a temporada 2026

Publicado

em

Referência nacional no movimento junino, artista assume a direção coreográfica da quadrilha na temporada em que a Pega-Pega celebra 30 anos de história

Dry Alves, Ascom

Com muita alegria, a Junina Pega-Pega anuncia o retorno de Cley Oliveira ao Acre como coreógrafo oficial da quadrilha para a temporada 2026. A chegada do profissional marca um novo ciclo criativo e artístico, reforçando o compromisso da Pega-Pega com espetáculos que unem técnica, emoção e identidade cultural.

Com uma trajetória marcada por conquistas históricas, a Junina Pega-Pega carrega no currículo sete títulos de Campeã Estadual, três títulos do Circuito Junino e três conquistas no Festival do Sesc, consolidando-se como uma das maiores referências do movimento junino no Acre e no Brasil. Fundadora do Instituto Pega-Pega, a quadrilha construiu, ao longo dos anos, um legado pautado pela excelência artística, pela valorização da cultura popular e pela formação de gerações que fazem do São João um verdadeiro espetáculo de identidade, tradição e emoção.

Cley Oliveira é administrador, coreógrafo, brincante de folguedos e um dos pioneiros na preparação de destaques juninos no Brasil, com 33 anos de atuação no movimento junino. Sua trajetória transita entre a dança popular, o teatro e a pesquisa cultural, articulando técnica, performance e tradição na formação de quadrilheiros, noivos, rainhas e marcadores. Cofundador da União Junina do Ceará e criador do workshop Hoje Dama, Amanhã Diva, Cley é referência nacional na qualificação artística do São João brasileiro.

A escolha do coreógrafo reforça o propósito da Junina Pega-Pega de construir, em 2026, um espetáculo guiado pela luz, pelo movimento e pela força de sua história. Em uma temporada simbólica, que celebra três décadas de conquistas, o encontro entre a experiência de Cley Oliveira e o brilho da Pega-Pega promete um espetáculo marcante, onde tradição e inovação caminham juntas em torno do sol, da emoção e da essência junina.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre tem 81,2% das famílias endividadas, maior índice desde dezembro de 2025, aponta CNC

Publicado

em

Mais de 107 mil famílias estão endividadas; quase 50 mil têm contas em atraso e mais de 15 mil não conseguem pagar compromissos no curto prazo

Ao todo, 107.519 famílias no Acre estão endividadas. Deste total, 49.964 relataram contas em atraso e 15.392 afirmaram não ter condições de pagar os débitos em curto prazo, configurando situação de inadimplência. Foto: captada 

O Acre iniciou 2026 com o maior índice de endividamento familiar desde dezembro de 2025: 81,2% das famílias estão com dívidas, o que representa 107.519 lares. Desse total, 49.964 têm contas em atraso e 15.392 declararam não ter condições de pagar os débitos em curto prazo. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e apresentada pela Federação do Comércio do Acre (Fecomércio-AC).

O estado está acima da média nacional, onde 14,5 milhões de famílias encerraram janeiro endividadas — alta de 0,06% em relação ao mês anterior. No Acre, o comprometimento médio da renda das famílias com dívidas chega a 31,78%, muito próximo do limite crítico de 33%.

O cenário é resultado de gastos acumulados no último trimestre de 2025, impulsionados por datas como Dia das Crianças, Black Friday e festas de fim de ano. Famílias com renda de até 10 salários mínimos comprometem, em média, 32,1% da renda com dívidas, enquanto aquelas com renda superior destinam 28,7%.

Segundo especialistas, a tendência é de piora nos próximos meses com despesas como material escolar, IPTU e IPVA. Egídio Garó, assessor da presidência da Fecomércio-AC, alerta para o uso excessivo do cartão de crédito: “Produtos como supermercado e farmácia são consumidos continuamente. Quando parcelados no cartão, acabam comprometendo a renda por vários meses. O ideal é quitar integralmente a fatura sempre que possível”.

Detalhes do endividamento no estado:
  • Comprometimento da renda: 31,78% em média (próximo do limite crítico de 33%);

  • Famílias com renda até 10 salários mínimos: comprometem 32,1% da renda;

  • Famílias com renda acima de 10 salários: comprometem 28,7%.

Causas do aumento:
  • Gastos acumulados no último trimestre de 2025 (Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano-Novo);

  • Uso excessivo do cartão de crédito para despesas do dia a dia, como supermercado e farmácia;

  • Alta dos juros em modalidades como crédito pessoal e rotativo do cartão.

Alerta especializado:

O assessor da Fecomércio-AC, Egídio Garó, recomenda que as famílias evitem parcelar despesas contínuas no cartão e busquem quitar a fatura integralmente sempre que possível.

O Brasil tem 14,5 milhões de famílias endividadas (alta de 0,06% em janeiro), com 2,3 milhõesdeclarando impossibilidade de pagamento.

O Acre está acima da média nacional de endividamento e próximo do limite crítico de comprometimento de renda – um cenário que reduz o consumo, freia a economia local e aumenta o risco de inadimplência em cadeia, especialmente entre micro e pequenos empresários.

Comentários

Continue lendo