fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Progressistas fazem ato de filiação em Xapuri e apresentam advogado Maxsuel Maia para disputar a Prefeitura, em 2024

Publicado

em

Jéssica Monteiro

O Progressistas realizou em Xapuri neste sábado (16) um ato de filiação de novos membros. O evento contou com a presença da vice-governadora Mailza Assis e do secretário-geral do partido, Lívio Veras, além do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Manoel Moraes.

Entre os novos filiados está o advogado Maxsuel Maia. Ele é ligado ao deputado Manoel Moraes e se destacou nos últimos tempos pela atuação no mundo jurídico, principalmente na defesa do homem do campo, extrativistas e ribeirinhos. Ele foi apresentado como pré-candidato a prefeito de Xapuri nas eleições do próximo ano.

“Hoje é um dia que o meu coração está repleto de alegria e de orgulho porque estou realizando dois sonhos na minha vida. O primeiro é de chegar à Família Progressistas, um Partido de pessoas sérias, comprometidas com o desenvolvimento do Acre, comprometidas com o desenvolvimento de Xapuri e o segundo sonho é de ter a oportunidade de colocar o meu nome à disposição do Progressistas, do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Assis, do deputado estadual Manoel Morais e de todo o nosso grupo para ser o pré-candidato do Progressistas a prefeito de Xapuri. Tudo isso porque nós acreditamos no potencial da nossa cidade, na força do nosso povo e nós temos um projeto de município amplo e moderno que vai com certeza, desenvolver e tornar ainda melhor a vida do povo xapuriense”, disse Maxsuel Maia.

Já a vice-governadora Mailza Assis destacou o fortalecimento do Progressistas em todo o Acre. Ela agradeceu o trabalho desempenhado pelo deputado Manoel Moraes, em Xapuri, de alinhar o partido e colocá-lo no caminho do crescimento.

“O início de mais uma marcha organizada pelo Progressistas, filiando candidaturas, buscando mandatos que é o que nos fortalece, que nos coloca em posições de trabalhar mais ainda e melhor pelo nosso Estado. Agradeço toda a equipe que organizou, o nosso deputado Manoel Moraes, toda sua equipe da cidade de Xapuri que tem e o seu plano de trabalho que vem através do Progressistas. Agradecemos a participação de todos e a demonstração de união e da força para cada dia a gente poder oferecer o melhor trabalho para o nosso Acre para a cidade do nosso povo de Xapuri”, disse Mailza.

Em resposta, Manoel Moraes ressaltou que Xapuri estará em boas mãos, se eleger Maxsuel Maia para o cargo de prefeito. “Nosso pré-candidato a prefeito, Maxsuel Maia é uma pessoa muito boa e tudo isso é o resultado de um trabalho que o governo vem fazendo aqui, onde a população tem três sonhos, que é a ponte da Sibéria, a variante e o Hospital que será feito através das emendas parlamentares. Xapuri agradece pelas benfeitorias que o governo do Acre vem realizando no município e vamos com muita fé disputar a prefeitura”.

Lívio Veras, secretário-geral do Progressistas, reforçou o discurso de Moraes em torno do nome de Maia. “Com certeza a filiação do advogado Maxwell representa a esperança de progresso e dias melhores para o município de Xapuri e sua população”.

Comentários

Continue lendo

Acre

Quase 600 famílias estão desalojadas e cheia já atinge mais de 30 mil pessoas

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes

O nível do Rio Acre apresentou uma leve redução nas últimas horas, marcando 15,80 metros, mas ainda permanece acima da cota de transbordo. O boletim divulgado pela Defesa Civil de Rio Branco na manhã desta terça-feira, 18, com dados das 18h de segunda-feira, 17, aponta que cerca de 598 famílias estão desalojadas na capital devido à cheia do manancial, atingindo diretamente mais de 30 mil pessoas.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão informou que há três abrigos ativos e, na zona rural, estima-se que mais de 9 mil pessoas tenham sido afetadas pela enchente.

Dados atualizados da Defesa Civil:

Famílias em abrigos: 169

Pessoas em abrigos: 544

Famílias desalojadas: 598 (estimado)

Pessoas desalojadas: 2.381 (estimado)

Comunidades rurais atingidas: 19

Famílias rurais atingidas: 2.198

Pessoas atingidas na zona rural: 9.231

Bairros atingidos: 43

Famílias atingidas (total): 8.698 (estimado)

Pessoas atingidas (total): 31.318

Comentários

Continue lendo

Acre

Defesa Civil solicita apoio da Marinha para enfrentar cheias do rio Acre

Publicado

em

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Em meio à situação crítica das cheias do rio Acre, o Tenente-Coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil do Município, destacou a necessidade de reforçar as ações de segurança e fiscalização nas áreas afetadas. Em conversa com o ac24horas na manhã desta terça-feira, 18, o Falcão informou que solicitou o apoio da Marinha para auxiliar no controle e na prevenção de riscos associados ao aumento do nível das águas.

“Estou solicitando a presença da Marinha aqui na nossa capital para colaboração com a Defesa Civil. Não se trata especificamente da proibição de embarcações ou lanchas, mas é claro que isso faz parte da fiscalização que a Marinha pode realizar. Também para diminuir o risco das pessoas que estão utilizando embarcações e também as pessoas ficam às margens do rio”, explicou o Tenente-Coronel.

Falcão também chamou atenção para as normas de segurança que devem ser seguidas por condutores de embarcações. “Para pilotar uma moto aquática, por exemplo, é necessário ter um curso específico, o de motonauta, e também não pode ser menor de 18 anos e tem que utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs), como o colete salva-vidas”, destacou.

Cláudio Falcão enfatizou que a presença da Marinha não se restringe apenas à fiscalização de embarcações, mas também ao apoio geral no enfrentamento da enchente. “Eu tô chamando a Marinha para cá não especificamente para ver a questão das motos, mas para uma situação geral em que ela pode nos auxiliar neste momento de enchente”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vacina contra gripe e covid-19 estão disponíveis o ano todo para crianças, gestantes e idosos em postos de saúde do Acre

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), comunica que a partir desta segunda-feira, 17, a vacina contra a gripe (influenza) estará disponível o ano todo nos postos de saúde de todo o estado. A medida segue a ampliação do Calendário Nacional de Vacinação, que agora inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Acre, Renata Quiles, as doses estão distribuídas em todos os municípios e o estado está abastecido para receber a demanda. “Estamos preparados para atender a população em todas as unidades de saúde, reforçando a importância da imunização na prevenção de complicações e internações causadas pelo vírus influenza, que não tem data para circular, daí a essencialidade da medida”, explicou.

Imunização poderá ser realizada em qualquer posto de saúde do Acre em qualquer dia da semana, dentro dos horários de funcionamento das unidades. Foto: Arquivo Secom

Além dos novos grupos com direito à imunização contínua, profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências continuarão recebendo a vacina em estratégias especiais.

Outras mudanças no calendário vacinal

O Ministério da Saúde também anunciou alterações em outras vacinas. Agora, a imunização contra a poliomielite será feita apenas com a vacina inativada (VIP), injetável, eliminando o uso da versão oral.

Já a vacinação contra o rotavírus teve ampliação nos prazos:

– Primeira dose (indicada aos 2 meses) poderá ser aplicada até 11 meses e 29 dias.
– Segunda dose (indicada aos 4 meses) poderá ser administrada até 23 meses e 29 dias.

Covid-19 também faz parte do calendário

A vacina contra a covid-19 segue no Calendário Nacional para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos e gestantes. Para grupos especiais acima de 5 anos, a imunização estará disponível regularmente nos postos de saúde.

Quem tem imunidade baixa (imunocomprometidos) deve se vacinar a cada seis meses. Outros grupos devem receber a dose uma vez por ano, incluindo:

– Pessoas vivendo em instituições de longa permanência;
– Indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
– Puérperas não vacinadas durante a gestação;
– ⁠Trabalhadores da saúde;
– Pessoas com deficiência permanente ou comorbidades;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
– Pessoas em situação de rua.

A Sesacre reforça a importância da vacinação e orienta que a população busque os postos de saúde para se imunizar e garantir proteção contra as doenças.

Comentários

Continue lendo