fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Programa Rota da Qualidade realiza fiscalização em estabelecimentos comerciais do Alto Acre

Publicado

em

Em visita à região do Alto Acre por meio do programa Rota da Qualidade, os agentes fiscais do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), promoveram, na semana passada, fiscalizações preventivas em estabelecimentos comerciais de Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil.

Com enfoque no Dia das Mães, Procon visita comércios do Alto Acre. Foto: cedida

Com a aproximação de uma das datas de maior movimentação do comércio, o Dia das Mães, a ação de rotina teve por objetivo orientar comerciantes acerca dos direitos e deveres do consumidor, visando à harmonização das relações de consumo.

Durante a ação, foi verificado o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a precificação nos produtos, a divulgação de informações corretas, claras e legíveis nas vitrines, prateleiras, gôndolas e produtos expostos aos consumidores, o exemplar do CDC disponível para consulta e a política de troca, entre outros aspectos. Foram fiscalizados 62 estabelecimentos nos quatro municípios visitados.

Nas farmácias, as visitas fizeram referência às medidas que devem ser adotadas pelos fornecedores quanto ao reajuste no preço dos medicamentos.

Farmácias foram orientadas quanto ao aumento gradativo no preço dos medicamentos instituído para este mês. Foto: cedida

O chefe de fiscalização do Procon/AC, John Lynneker Rodrigues, ressalta que a operação teve também como foco a regularização dos fornecedores, “para que os consumidores possam ir ao mercado de consumo de maneira tranquila e segura, sabendo que seus direitos serão preservados e respeitados”.

Na oportunidade, a equipe de fiscalização também efetuou um treinamento com servidores do Procon de Brasileia, fortalecendo temas voltados aos direitos do consumidor e do fornecedor, visando à melhoria dos serviços prestados na região.

A presidente do Procon, Alana Albuquerque, ressalta que o Rota da Qualidade é o primeiro programa integrado de gestão de consumo que atua Acre em todos os municípios.

“Sua atuação é voltada principalmente para a educação, prevenção e transparência sobre as relações de consumo, sendo que, além de incentivar boas práticas no comércio de produtos e serviços pelos fornecedores, atua de forma orientativa, para garantir ampla proteção dos direitos dos consumidores, evitando que aconteçam abusividades e premiando as empresas que atuam de forma regular no mercado”, destaca.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Visita de Lula ao Acre está prevista para o dia 8 de agosto

Publicado

em

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República • Ricardo Stuckert/PR

O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, anunciou nesta sexta-feira, 25, que o presidente Lula (PT) poderá visitar o Acre no próximo dia 8 de agosto. A agenda, segundo Viana, está sendo organizada no Palácio do Planalto e deve trazer boas notícias para a população acreana, especialmente na área de infraestrutura.

“Bem, boa sexta-feira para vocês. Nós ‘sextamos’ aqui no Palácio do Planalto, no gabinete do presidente Lula, e eu estou aqui com o Marcola, que é um querido amigo e auxilia o presidente em tudo, e o Osvaldo também. Nós estamos tratando da agenda do presidente no Acre”, afirmou Viana.

A visita presidencial, segundo ele, terá foco em ações concretas para o desenvolvimento do estado. “É uma agenda que certamente vai levar boas notícias para o nosso povo. A gente vive de achar soluções para os problemas e a gente está aqui trabalhando. Então, vamos levantando aqui o nosso estado, e, se Deus quiser, dia 8 está previsto”, disse.

Caso a visita se confirme, o presidente Lula deve anunciar investimentos voltados à produção, ao trabalho e ao apoio às administrações municipais. “Então, dia 8, o presidente deve estar no nosso estado para anunciar investimento na área de infraestrutura, apoiar quem produz, quem trabalha, e ajudar, obviamente, as prefeituras e o nosso estado. Está bom? Acompanhe aí!”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cavalgada terá pontos de saída distintos na Gameleira; veja locais

Publicado

em

Foto: José Caminha/Secom

A Cavalgada que marca a abertura da Expoacre 2025, em Rio Branco, terá concentração a partir das 7h da manhã deste sábado, 26, com saída oficial às 8h e encerramento previsto para as 13h. Todo o trajeto será monitorado e assistido por órgãos da Segurança Pública.

Os pontos de saída na região da Gameleira serão organizados conforme os tipos de participantes: os cavalos sairão pela Rua da Tentamen, quadriciclos pela Rua da Escola Maria Angélica, além dos trios elétricos e carros de som. O percurso passará por pontos como o cartório, Sabenauto, Arasuper e Corrente, com chegada no Parque de Exposições Wildy Viana.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou nesta sexta-feira, 25, o Plano Operacional Integrado para a Cavalgada e a Expoacre 2025.

A expectativa é de que milhares de pessoas participem da programação. O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, reforça que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação e para a manutenção da ordem durante os eventos.

O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera disse que o foco é que os dois eventos aconteçam com total segurança e organização. “A atuação das forças estaduais será intensa, integrada e estrategicamente distribuída, com o uso de tecnologia e equipes especializadas. Estamos preparados para dar todo o suporte necessário, tanto na prevenção quanto em eventuais atendimentos”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sem casos confirmados, Acre investiga oito notificações suspeitas de sarampo

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou nesta quinta-feira, 25, um novo boletim epidemiológico sobre o sarampo. Até o momento, o estado contabiliza 28 notificações da doença, das quais 20 foram descartadas e 8 permanecem sob investigação.

Segundo a Sesacre, o Acre não registra casos confirmados de sarampo desde o ano 2000, mas a vigilância segue em alerta devido ao avanço da doença em países vizinhos, como a Bolívia.

Situação por município:

Acrelândia: 1 caso descartado e 1 em investigação

Porto Acre: 2 casos descartados e 1 em investigação

Feijó: 1 caso descartado

Sena Madureira: 2 casos descartados

Cruzeiro do Sul: 3 casos descartados e 1 em investigação

Epitaciolândia: 2 casos descartados

Assis Brasil: 2 casos descartados

Rio Branco: 3 casos descartados e 3 em investigação

Brasiléia: 3 casos descartados e 2 em investigação

Cobija (Bolívia): 1 caso descartado (notificado em Rio Branco)

Apesar das investigações em andamento, as autoridades reforçam que o estado segue sem confirmação da doença há 25 anos.

Situação na Bolívia preocupa

A Bolívia, país vizinho do Acre, apresenta um cenário mais preocupante. Já foram confirmados 161 casos de sarampo, com 1.302 casos ainda em investigação e 1.141 descartados. A maioria das notificações está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o mais populoso do país.

As autoridades de saúde do Acre seguem monitorando a situação e orientam a população a manter a caderneta de vacinação atualizada, principalmente com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Comentários

Continue lendo