Conecte-se conosco

Acre

Programa Justiça Comunitária: TJAC promove Curso de Capacitação na Comarca de Brasiléia

Publicado

em

Da Assessoria

O Tribunal de Justiça do Estado do Acre deu início nesta quinta-feira (21) ao Curso de Capacitação do Programa Justiça Comunitária no município de Brasiléia. Trata-se da interiorização das ações que foram implementadas há menos de um mês em Cruzeiro do Sul.

É a primeira vez que o Programa passa a fazer parte do cotidiano dos cidadãos desses dois municípios, sendo que os principais objetivos são contribuir com a pacificação social e evitar que os conflitos entre as pessoas se transformem em processos na Justiça Acreana.

Também é significativo o apoio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da cidade.

Lançamento do Curso

O lançamento do Curso de Capacitação ocorreu no Fórum da Comarca de Brasiléia, e dele participaram o desembargador-presidente Roberto Barros, a coordenadora geral do Programa, desembargador Eva Evangelista e a desembargadora Regina Ferrari; além da juíza Maha Manasfi (executora do Justiça Comunitária em Rio Branco), o juiz Clóvis Lodi (executor do Programa em Brasiléia) e o prefeito da cidade, Everaldo Gomes.

Foto: Alexandre Lima

Foto: Alexandre Lima

“Mais do que cumprir bem a atividade fim, que é o julgamento de processos, precisamos orientar as pessoas a respeito dos seus direitos, precisamos dialogar com elas, o que aliás, o Justiça Comunitária faz de modo muito eficiente. Este é um Programa exitoso, pois converge para um maior acesso à Justiça, por isso está sendo tão apoiado nesta gestão”, disse o desembargador-presidente Roberto Barros.

Já a decana da Corte de Justiça do Acre e coordenadora do Programa, disse que é preciso a união de esforços para que sejam garantidos os melhores resultados. “A principal missão da Justiça Comunitária é cuidar das pessoas, mas não se consegue isso isoladamente. Por isso são tão importantes e necessárias as parcerias de instituições, como o Ministério da Justiça, dos recursos parlamentares e dos colaboradores. É preciso formarmos uma rede de inclusão, que contribua para a prevenção dos processos judiciais”, destacou a desembargador Eva Evangelista.

O juiz Clóvis Lodi destacou a “importância da presença dos agentes comunitários” e disse ser uma satisfação receber a iniciativa, à qual, segundo ele, “será dado todo apoio”.

O prefeito Everaldo Gomes considerou que “os três poderes estão unidos em Brasiléia e que será feito um grande trabalho comunitário”. Após os pronunciamentos, houve a entrega de kits aos novos agentes comunitários, que posaram para fotos com as autoridades.

A desembargadora Regina Ferrari foi a primeira preletora desse Curso, com o tema “Organização do Estado Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Funções, Direitos e Garantias Fundamentais. Direitos Fundamentais”. Ela contribui com o Programa desde que ele foi iniciado em 2002.

Foto: Alexandre Lima

Foto: Alexandre Lima

Como será a programação

A ação terá início com um Curso de Capacitação, que será realizado entre os dias 21 de agosto e 10 de setembro. A abertura acontece na sede do Fórum da Comarca de Brasiléia, e será conduzida pelo desembargador-presidente Roberto Barros e pela coordenadora geral do Programa, desembargadora Eva Evangelista.

Durante mais de 15 dias, haverá a capacitação de uma equipe multidisciplinar formada por advogado, assistente social, psicólogo, estagiários (das áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social) e agentes comunitários.

Dentre os temas a serem abordados durante o curso estão a organização do Estado e seus Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; direitos e garantias fundamentais; Estatuto do idoso; Estatuto da Criança e do Adolescente; Juizados Especiais Criminais e Cíveis; Lei de violência doméstica e familiar contra a mulher; delitos de tóxico e a justiça restaurativa; casamento e união estável; mediação de Conflitos; Defensoria Pública e acesso à justiça; direitos humanos e cidadania.

Foto; Alexandre Lima

Foto; Alexandre Lima

Ampliação

A ampliação do Justiça Comunitária para esses municípios é fundamental. Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, nos últimos três anos, tem havido um crescimento significativo do volume de processos distribuídos, sendo atualmente algo em torno de 9 mil processos em comparação à população desse município (78.507 habitantes).

Além disso, grande parte dos conflitos dessa região envolve relações sociais de cunho doméstico e entre moradores das localidades. Portanto, a implantação desses núcleos de mediação visa promover a democratização do acesso à Justiça aos cidadãos que mais precisam.

A meta do Programa é promover 600 atendimentos em cada município, durante o período de vigência do convênio, sendo 500 mediações e 100 encaminhamentos e orientações jurídicas.

Programa Justiça Comunitária

O Programa Justiça Comunitária é desenvolvido pelo Tribunal de Justiça Acreano na cidade de Rio Branco desde 2002, inicialmente em convênio com o Ministério da Justiça.

O objetivo principal do programa é proporcionar às pessoas a educação para o Direito, mediação comunitária de conflitos e o fortalecimento das redes sociais nas comunidades carentes em que o programa atua.

Em 2006 passou a ser executado em parceria com a Prefeitura Municipal, com atendimento em 35 bairros carentes, divididos em seis regionais.

Os agentes comunitários de justiça e cidadania trabalham diariamente nesses bairros, atuando na resolução de pequenos conflitos, de maneira rápida e amistosa, por meio da mediação e conciliação.

No ano de 2009, pela primeira vez, o mesmo trabalho realizado com sucesso na Capital começou a ser colocado em prática em outros dois municípios do Estado – Capixaba e Epitaciolândia -, onde se realizou uma experiência piloto para orientar a expansão do programa para todo o Estado do Acre.

O município de Acrelândia também conta com um núcleo do programa Justiça Comunitária.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Briga entre mulheres marca noite de carnaval no Centro de Xapuri

Publicado

em

Confusão foi registrada em vídeos e circulou nas redes sociais; não há informações sobre feridos

Uma briga envolvendo homens e mulheres foi registrada na noite desta quarta-feira (17) no Centro de Xapuri, no interior do estado. A confusão ocorreu durante as festividades de carnaval e rapidamente repercutiu nas redes sociais.

Vídeos divulgados na internet mostram um grupo de mulheres discutindo e trocando provocações antes do confronto físico. Em seguida, as imagens registram agressões com tapas, murros e puxões de cabelo em meio ao público que acompanhava o evento.

Durante a briga, uma das jovens caiu no chão e, logo depois, puxou a outra envolvida, intensificando o tumulto. A confusão só foi encerrada após a intervenção de pessoas que estavam no local e conseguiram separar as participantes.

Até o momento, não há confirmação sobre o registro de boletim de ocorrência nem informações oficiais a respeito de possíveis ferimentos. O episódio gerou ampla repercussão e comentários entre moradores da cidade.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Após cinco noites de folia mais de 120 toneladas de resíduos são retiradas do Centro de Rio Branco.

Publicado

em

O carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria, promovido pela Prefeitura de Rio Branco acabou e a gestão avalia a festa como positiva. Após as cinco noites de folia, logo cedo, na manhã desta quarta-feira de cinzas, o último bloco a passar pela avenida e adjacências onde ocorreu o carnaval foi o bloco da limpeza, da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade.

63b22df3 c276 49d3 9b79 bbbd50b32cee
Além de café da manhã, membros da igreja também participaram da ação, colaborando com os serviços realizados pelos profissionais. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Em agradecimento os colaboradores foram surpreendidos com um belo café da manhã na Praça da Revolução, oferecido pela Igreja Batista CB Vida, comandada pelo pastor Marquinhos Maciel. Uma oração foi dirigida, abençoando toda a equipe.

Durante a ação, além do café membros da igreja também participaram das atividades, auxiliando no serviço realizado pelos profissionais. Segundo Marquinhos, o objetivo foi não apenas agradecer, mas reconhecer o papel essencial desempenhado pelos garis.

997baa9c 4843 400c 9dd8 9d6d1df730a2
De acordo com Marquinhos, a iniciativa teve como propósito não apenas agradecer, mas valorizar o papel fundamental desempenhado pelos garis. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A igreja destacou que o trabalho realizado por esses profissionais vai além da limpeza pública, representando um cuidado direto com a saúde da população, prevenindo enfermidades e contribuindo para a qualidade de vida da sociedade.

“Hoje a gente está aqui, em primeiro lugar, para agradecer o trabalho dos garis, que é um trabalho não apenas de limpeza, mas um trabalho de cuidado. A gente sabe quantas enfermidades eu, a minha casa, a minha família e toda a sociedade deixam de adquirir por conta do trabalho deles. E a gente oferecer esse café da manhã, e mais do que o café, a gente também ajuda eles no trabalho. A Bíblia diz que nós devemos aliviar a carga uns dos outros”, destacou o pastor Marquinhos Maciel.

46462cad 9975 4d7f 9e98 5bd150e54945
De acordo com o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, foi organizada uma ampla força-tarefa para assegurar a rápida remoção dos resíduos gerados durante a festa (Foto: Marcos Araújo/Secom)

De acordo com o secretário municipal de Cuidados com a Cidade Tony Roque, foi mobilizada uma grande força-tarefa para garantir a rápida retirada dos resíduos acumulados durante a festa. Ele disse ainda que o planejamento executado durante todos os dias de Carnaval garantiu resultados positivos: mais de 120 toneladas de resíduos foram retiradas.

A operação contou com cerca de 60 colaboradores, entre margaridas, garis, operadores de máquinas, motoristas e equipe administrativa. O grupo atuou principalmente na área central e nos pontos turísticos da capital, seguindo determinação do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, para manter a cidade limpa e organizada.

b7aa68a9 40da 47b7 862e 4f88c388e916
Operação mobilizou cerca de 60 profissionais, entre margaridas, garis, operadores de máquinas, motoristas e equipe administrativa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A expectativa da secretaria é concluir a limpeza da região da Praça da Revolução até, às 10h, desta quarta-feira (18). Em seguida, as equipes seguem para áreas como Gameleira, Cadeia Velha e região comercial do Centro. A previsão é que, até o meio-dia, toda a parte central da cidade esteja completamente limpa.

“A parte aqui da Praça da Revolução, até às 10 horas da manhã, eu creio que já estará com essa limpeza concluída, com retirada de resíduos também, e já partindo para o lado da região da Gameleira. Também em direção à Cadeia Velha, ali na parte do comércio. E eu creio que até meio-dia concluir essa limpeza dessa parte central”, ressaltou o secretario Municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque.

e90e7f52 3365 4ab1 8d56 8f89b59b8936
bd1e7955 762f 49a7 9078 0fafc74bc83b
b2bb49e8 a0ff 443a be80 cb8747ab7363
a5fe9d5b 62e0 4c19 b0ea a125b6f32dd8
92606097 98c1 4b35 a46c b9b4b5a28c3b
7299e3c8 c176 40ff 9a8d 06bef087eaac
2662f6e5 c273 4dea 8328 e84d1cb06333
446e4e42 000a 4eb5 a59f 1fc1ec96a576
77fbc17c 451f 4eda af17 d0bc22cd33f1 e1771448493603
74e86432 7540 4d6c 82d7 38556b354bdb
64e452bd 9cc3 4e3b 973e f2764ccfb970
43e462aa becf 44e8 8c4a 74abc6b13328
25c72c2d 363d 4859 8ed7 228934e8d6dc
6fd82ecd b963 4da1 b844 e55c724d65dd
6aa492f1 ae2e 4442 94c0 f08d6a47d133
5e8c6600 ec54 4153 82f2 57836589acfd
2fad0492 75f9 4b2f b430 41eb1d0efb16
1f53bd8d 2840 48bb a2c8 a20b4e73b39c

<p>The post Após cinco noites de folia mais de 120 toneladas de resíduos são retiradas do Centro de Rio Branco. first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura participa do concurso de blocos do Carnaval 2026 Rio Branco Folia, Tradição e Alegria

Publicado

em

Quatro blocos carnavalescos enalteceram o Carnaval da capital acreana durante a edição 2026 do Rio Branco Folia, Tradição e Alegria, promovido pela Prefeitura de Rio Branco.

Conforme os critérios técnicos estabelecidos pela comissão organizadora, três agremiações estavam aptas a concorrer à premiação de R$ 20 mil destinada ao primeiro colocado.

Ultima noite Carnaval 26 62
Quatro blocos carnavalescos enalteceram o Carnaval da capital acreana durante a edição 2026 do Rio Branco Folia, Tradição e Alegria, promovido pela Prefeitura de Rio Branco. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O desfile dos blocos estava inicialmente programado para a segunda-feira (16). Na ocasião, apenas a agremiação Unidos do Fuxico conseguiu se apresentar. Devido às condições climáticas registradas naquele dia, os desfiles dos blocos Seis é Demais e Sambase foram transferidos para a última noite do Carnaval, realizada na terça-feira (17).

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado do vice-prefeito Alysson Bestene, participou da abertura do desfile, que levou brilho, criatividade e animação à Passarela do Samba.

Ultima noite Carnaval 26 55
bloco Sambase abriu o desfile da noite levando à avenida um enredo em homenagem ao Estado do Acre. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O bloco Sambase abriu o desfile da noite levando à avenida um enredo em homenagem ao Estado do Acre, destacando a história dos seringueiros e dos combatentes que participaram do processo que tornou o território independente da Bolívia. Alas e alegorias retrataram momentos marcantes da anexação do Acre ao território brasileiro, resgatando a memória histórica e a identidade acreana.

Ultima noite Carnaval 26 37
Devido às condições climáticas registradas naquele dia, os desfiles dos blocos Seis é Demais e Sambase foram transferidos para a última noite do Carnaval (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Já o bloco Seis é Demais apresentou um desfile com forte abordagem social, trazendo temas como cultura e educação. Um dos carros alegóricos destacou a educação como elemento transformador e homenageou o educador Paulo Freire, ressaltando a importância da educação popular e da formação de jovens e adultos. O samba-enredo também valorizou as expressões culturais populares, reforçando a mensagem de que “a favela é o berço da cultura”.

Ao final da apuração, o bloco Seis é Demais conquistou o primeiro lugar, recebendo o prêmio de R$ 20 mil. O segundo lugar ficou com a agremiação Unidos do Fuxico, que recebeu R$ 10 mil, e o terceiro lugar com o Sambase, que foi premiado com R$ 6 mil.

Ultima noite Carnaval 26 33
Bloco Seis é Demais conquistou o primeiro lugar, recebendo o prêmio de R$ 20 mil. (Foto: MArcos Araújo/Secom)

O presidente do bloco Seis é Demais, Cláudio Janssen, destacou que a conquista representa a união da comunidade, especialmente diante das dificuldades enfrentadas neste ano.
“Essa vitória é fruto de muita luta e união. Mesmo com a enchente, nossa comunidade não desanimou. Agradeço a todos os integrantes, diretores, apoiadores e à organização do Carnaval por todo o apoio”, afirmou.

Festa com segurança

Durante as cinco noites do Carnaval 2026, Rio Branco Folia, Tradição e Alegria, mais de 45 mil pessoas passaram pela Passarela do Samba. A festa transcorreu com tranquilidade, e nenhuma ocorrência foi registrada, resultado do trabalho integrado das equipes de segurança, organização e apoio.

Ultima noite Carnaval 26 42
A festa ocorreu de forma tranquila, sem registro de ocorrências, refletindo o trabalho integrado das equipes de segurança, organização e apoio. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O secretário municipal de Turismo, Ezequiel Bino, ressaltou o sucesso da organização e o reforço na segurança.
“Milhares de pessoas participaram da festa com muita animação e zero ocorrência. Foi um evento organizado, com câmeras de monitoramento e um planejamento que priorizou a segurança da população, uma determinação do prefeito Tião Bocalom”, destacou.

Ultima noite Carnaval 26 19
O prefeito Tião Bocalom também fez uma avaliação positiva do evento e reafirmou o compromisso da gestão com a cultura e o bem-estar da população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O prefeito Tião Bocalom também avaliou positivamente o evento e destacou o compromisso da gestão com a cultura e o bem-estar da população.

“Ficamos muito felizes em ver as famílias participando, crianças, idosos e pessoas com deficiência aproveitando a festa com segurança. O mais importante é ver a população satisfeita. O Carnaval resgatou a tradição e marcou mais uma vez a história da nossa cidade”, afirmou.

Organização e valorização cultural

Ultima noite Carnaval 26 28
A Fundação Garibaldi Brasil (FGB) coordenou o Carnaval e, segundo o presidente Klowsbey Pereira, a edição de 2026 foi uma das mais marcantes. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A organização do Carnaval ficou sob a responsabilidade da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), que coordenou a programação artística, estrutura e apoio às agremiações. Para o presidente da instituição, Klowsbey Pereira, a edição de 2026 foi uma das mais marcantes.
“Foi um Carnaval de paz, com grande participação popular, apresentações de qualidade e total apoio das equipes e secretarias envolvidas. Conseguimos promover cultura, inclusão e segurança para todos”, ressaltou.

Entretenimento com dignidade e inclusão

Ultima noite Carnaval 26 34
O Carnaval reforça o compromisso da Prefeitura com a cultura e consolida a festa como uma das maiores da capital. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Além da programação cultural, a gestão municipal buscou garantir não apenas o entretenimento, mas também a dignidade e o bem-estar das pessoas durante todo o período carnavalesco. A estrutura montada priorizou acessibilidade, segurança, espaços adequados para as famílias e condições apropriadas para que todos pudessem aproveitar a festa com conforto, respeito e tranquilidade.

O Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria reafirma o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em valorizar as manifestações culturais, fortalecer as tradições populares e promover eventos que unem cultura, diversão e cidadania, consolidando o Carnaval como um dos principais momentos de celebração da capital acreana.

Ultima noite Carnaval 26 66
Ultima noite Carnaval 26 65
Ultima noite Carnaval 26 64
Ultima noite Carnaval 26 63
Ultima noite Carnaval 26 62
Ultima noite Carnaval 26 61
Ultima noite Carnaval 26 60
Ultima noite Carnaval 26 59
Ultima noite Carnaval 26 58
Ultima noite Carnaval 26 57
Ultima noite Carnaval 26 56
Ultima noite Carnaval 26 55
Ultima noite Carnaval 26 53
Ultima noite Carnaval 26 52
Ultima noite Carnaval 26 51
Ultima noite Carnaval 26 50
Ultima noite Carnaval 26 49
Ultima noite Carnaval 26 48
Ultima noite Carnaval 26 47 e1771439556402
Ultima noite Carnaval 26 46
Ultima noite Carnaval 26 45
Ultima noite Carnaval 26 44
Ultima noite Carnaval 26 43
Ultima noite Carnaval 26 42
Ultima noite Carnaval 26 41
Ultima noite Carnaval 26 35
Ultima noite Carnaval 26 33
Ultima noite Carnaval 26 32
Ultima noite Carnaval 26 31
Ultima noite Carnaval 26 30
Ultima noite Carnaval 26 29
Ultima noite Carnaval 26 27
Ultima noite Carnaval 26 26
Ultima noite Carnaval 26 25
Ultima noite Carnaval 26 24
Ultima noite Carnaval 26 22
Ultima noite Carnaval 26 21
Ultima noite Carnaval 26 20
Ultima noite Carnaval 26 19
Ultima noite Carnaval 26 18
Ultima noite Carnaval 26 17
Ultima noite Carnaval 26 16
Ultima noite Carnaval 26 15
Ultima noite Carnaval 26 14
Ultima noite Carnaval 26 13
Ultima noite Carnaval 26 11
Ultima noite Carnaval 26 10
Ultima noite Carnaval 26 9
Ultima noite Carnaval 26 8
Ultima noite Carnaval 26 6
Ultima noite Carnaval 26 5
Ultima noite Carnaval 26 4
Ultima noite Carnaval 26 3
Ultima noite Carnaval 26 2
Ultima noite Carnaval 26 1

<p>The post Prefeitura participa do concurso de blocos do Carnaval 2026 Rio Branco Folia, Tradição e Alegria first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo