Acre
Programa DEL Turismo apresenta resultados de ações e projetos desenvolvidos em Assis Brasil
Contratado pelo Fórum Empresarial do Acre, o Programa DEL Turismo encerrou o primeiro ano de ações e projetos desenvolvidos em Assis Brasil. A apresentação dos resultados ocorreu nesta quarta-feira, 22, com a presença de autoridades do município, de representantes do Fórum e o consultor do DEL Turismo e turismólogo, Estácio Guimarães.
Presentes no evento estavam: Prefeito em exercício, Reginaldo Martins, o vereador Wermyson Martins, a secretária da Mulher, Cultura e Juventude representante da câmara Técnica, Ruth Oliveira, a agente de articulação do Del Turismo, Edines Araújo, Risvaldo Campos, representante do Sebrae na cidade e a secretária de Finanças e representante do Comtur, Edilsa Furlaneto.
Além destas autoridades, indígenas da Aldeia Vida Nova, da etnia Jaminawa, e da Aldeia Nova União, da etnia Manchineri, ambas localizadas no Rio Acre.
A Prefeitura de Assis Brasil e o Fórum Empresarial do Acre firmaram parceria para adesão do Programa DEL Turismo em dezembro de 2022. A partir de então, o consultor Estácio Guimarães deu início ao trabalho de desenvolvimento do turismo sustentável no município, escolha da composição das Câmaras Técnicas de Qualificação e Destino Harmônico e de Turismo e Sustentabilidade e do Conselho Municipal do Turismo (Comtur).
O mapa estratégico do município foi montado sob a visão de ser referência em sustentabilidade, qualidade de vida e infraestrutura turística no estado. Com esse objetivo, os projetos para 2023 previam o desenvolvimento do etnoturismo, criação de um espaço Purussauro, cursos de qualificação, desenvolvimento do artesanato local, mapeamento e revitalização dos pontos turísticos e história, criação da marca turística, entre outros.
“Estamos na Tríplice Fronteira do Acre, Brasil, Bolívia e Peru, o DEL Turismo tem nos guiado e orientado, fazendo um trabalho de despertamento sobre o que é, literalmente, o turismo. Estamos bem encaminhados, é um ano de trabalho desenvolvimento e que tem bom proveito. O prefeito Jerry Correia tem dado o maior apoio ao impulsionamento do crescimento do comércio e do turismo para que a cidade fique preparada para receber nossos turistas”, explicou o prefeito em exercício, Reginaldo Martins.
O turismólogo Estácio Guimarães destacou o legado deixado pelo programa, junto aos munícipes, e a importância do turismo para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva e a economia criativa do município.
“O turismo sustentável e a valorização das belezas naturais e cultura existente em Assis Brasil despertarão nos turistas a vontade de prolongar sua estadia e levar consigo a experiência e vivência que desfrutaram no município. O fato de Assis Brasil ser a única tríplice fronteira do Acre e Marco Rondon ser um atrativo turístico, tornam o município um local único onde a preservação da biodiversidade está presente e integrada à cidade”, contou.
Trabalho desenvolvido
A agente de articulação no município, Edines Araújo falou sobre o trabalho desenvolvido durante a adesão da iniciativa. Ao todo, 45 pessoas participaram do processo de planejamento participativo.
Destas, 18 fizeram a composição da Câmara de Turismo e Sustentabilidade, 17 da Câmara Técnica de Qualificação e Destino Harmônico. O Comtur foi formado com 14 membros.
“Durante todo esse processo tivemos bastante avanço, tivermos vários projetos, que podem ser trabalhados ao longo de dez anos para fazer do nosso município uma referência no turismo no estado. Fico muito feliz em participar desse processo e ter contribuído no desenvolvimento do município”, ressaltou.
Representante da Câmara de Vereadores no evento, o vereador Wermyson Martins também destacou a importância do programa no município. Na época da adesão da iniciativa, a Casa aprovou a Lei Nº 700/2023, em março deste ano, que reorganizou a política municipal de turismo e dispõe sobre o Conselho Municipal de Turismo e criou Fundo Municipal de Turismo.
“No começo de tudo, a gente aprovou o projeto de lei que foi mandado pelo Poder Executivo para beneficiar o município. Ficamos muito grato pelo trabalho do DEL Turismo, que eleva o patamar do turismo do município”.
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.













Você precisa fazer login para comentar.