Geral
Profissionais de saúde do Acre estão há 3 meses sem salário no Peru e são expulsos de hotel
“É uma situação insustentável, de humilhação e descaso”, disse um deles

EVERTON DAMASCENO
Um grupo de pelo menos 50 médicos e enfermeiros acreanos, contratados pelo governo peruano para trabalhar no Hospital Santa Rosa, durante a pandemia do coronavírus, em Puerto Maldonado, não recebem salário e estão sem estadia paga desde o início do contrato.
Em junho os profissionais começaram a trabalhar. Na proposta enviada a cada um, além do salário, cada profissional teria estadia e alimentação pagos em um hotel da cidade, mas, por falta de repasse do valor, esta já é a segunda vez em que eles são quase despejados do local.

Hotel em que estão hospedados/Foto: Reprodução
Angustiado, Nilton disse que alguns têm vivido “pela fé”. “Tem horas que a gente não sabe o que fazer e nem a quem socorrer. Não temos possibilidades aqui. Sempre que falamos com o governo, eles garantem que vão resolver, mas não é isso que acontece”, continuou.
“É uma situação insustentável, de humilhação e descaso. Saímos das nossas residências para ajudar a salvar vidas, mas não estamos recebendo salário e o tempo todo somos ameaçados de despejo, por falta de repasse do governo”, disse o médico acreano Nilson Chaves, de 39 anos, à reportagem.
Angustiado, Nilton disse que alguns têm vivido “pela fé”. “Tem horas que a gente não sabe o que fazer e nem a quem socorrer. Não temos possibilidades aqui. Sempre que falamos com o governo, eles garantem que vão resolver, mas não é isso que acontece”, continuou.
Nilton destacou ainda que quase todos os profissionais foram infectados pelo coronavírus, por conta da exposição diária, e nem por isso, receberam tratamento adequado do governo. “Tivemos que medicar uns aos outros e nos tratarmos entre nós, porque se fôssemos esperar pelo governo, nada aconteceria”, destacou.

Todos eles seguem trabalhando normalmente, mesmo sem o provento e com o risco de perder um teto para descansar depois de horas corridas de plantões e atendimentos.
Entre os médicos e enfermeiros reclamantes, estão: Bruna Dalsoglio, Elisiane Mara Silva, Elisandra De Menezes, Raquel Batista, Ronyelle De Oliveira, Sueli Barbosa, Antônio Jairferson, Saloniel Castro, Antonia Geovania, Juliana Fortes, Nazilene Dias, Sônia Bezerra, Weyner Mendes e Nilson chaves. Bolivianos também foram contratados.
O Peru já superou a marca de 500 mil casos de coronavírus e chega a 25 mil mortes. A região de Madre de Dios, cuja capital é Puerto Maldonado, tem 4.399 contaminados e 122 óbitos pela doença.
Comentários
Geral
Briga entre irmãos termina com jovem ferido por golpe de terçado em Sena Madureira
Vítima sofreu corte profundo no ombro e fratura no maxilar e precisou ser transferida para o Pronto-Socorro de Rio Branco
Uma briga entre irmãos resultou em violência grave e deixou um jovem ferido no domingo (25), no Ramal do Paraíso, nas proximidades do rio Macauã, zona rural do município de Sena Madureira, no interior do Acre.
A vítima foi identificada como Cosmo Mendonça dos Santos, de 25 anos, conhecido como “Branco”. Ele sofreu um corte profundo no ombro esquerdo e também apresentou fratura no maxilar. Em razão da gravidade dos ferimentos, Cosmo precisou ser transferido para o Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.
Segundo informações repassadas à reportagem, a agressão teria sido praticada pelo próprio irmão da vítima, identificado apenas pelo apelido de “Nê”. As circunstâncias que motivaram o ataque ainda não foram oficialmente esclarecidas pelas autoridades.
Apesar de ter sido ferido no domingo, Cosmo só conseguiu atendimento médico na tarde desta segunda-feira (26), após passar várias horas aguardando socorro na localidade rural. Um vídeo encaminhado à reportagem mostra o jovem ferido enquanto pedia ajuda para ser retirado da região.
Inicialmente, a vítima deu entrada no Hospital Regional de Sena Madureira, João Câncio Fernandes, onde recebeu os primeiros atendimentos e passou por avaliação médica. Após ser estabilizado, foi transferido para a capital para acompanhamento especializado.
No Pronto-Socorro de Rio Branco, Cosmo foi encaminhado ao setor de Traumatologia para a realização de exames e cuidados mais detalhados. De acordo com a equipe médica, o estado de saúde do jovem é considerado estável.
O caso será investigado pelas autoridades competentes, que irão apurar as responsabilidades e as motivações da agressão.
Comentários
Geral
Acre ocupa 8ª posição no ranking nacional de hanseníase em 2025

O estado do Acre encerrou o ano de 2025 com o registro de 240 novos casos de hanseníase, conforme dados do programa estadual de enfrentamento à doença. O número reforça o alerta promovido pela campanha Janeiro Roxo, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e do combate ao estigma que ainda dificulta a busca por atendimento médico.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o estado ocupa a oitava posição no ranking nacional de casos da doença e a quarta colocação na Região Norte, com uma taxa aproximada de 16 casos a cada 100 mil habitantes.
Em comparação com o ano de 2024, quando foram contabilizados 170 novos casos, houve um aumento significativo nas notificações, o que acende um sinal de alerta para as autoridades de saúde e reforça a necessidade de intensificar ações de prevenção, vigilância e diagnóstico.
Comentários
Geral
Policial militar é atropelado durante blitz de trânsito em Cruzeiro do Sul
Acidente ocorreu no acesso à ponte entre o Boulevard Thaumaturgo e a Avenida Mâncio Lima; motociclista não conseguiu frear ao receber ordem de parada.






Você precisa fazer login para comentar.