Conecte-se conosco

Cotidiano

Professor da Ufac explica dificuldades na construção de artifícios para impedir futuras enchentes

Publicado

em

De acordo com o estudioso, seria necessário um investimento muito grande para pouco retorno prático

Outro agravante é o processo de erosão natural que ocorre pelas características dos rios na região, que podem criar problemas para grandes obras. Foto: internet 

Após o vice-ministro de Defesa Civil da Bolívia, Juan Carlos Calvimontes, falar sobre a possibilidade de construir diversos muros de contenção nos rios, a fim de diminuir o impacto de futuras enchentes na região de Pando, o questionamento sobre a possibilidade de fazer o mesmo em território acreano surgiu.

A fim de esclarecer dúvidas e a viabilidade de um projeto como este, a reportagem conversou com o professor Alexsande Franco, doutor em geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, e é professor na Universidade Federal do Acre, atuando no campo da pesquisa de segurança hídrica, gestão de recursos hídricos e gerenciamento de áreas protegidas.

Ele explica que levantamentos como este já aconteceram para o estado do Acre, entretanto os resultados mostram que essas obras não seriam muito efetivas, e que, nas palavras do próprio, seria necessário uma quantidade de dinheiro “astronômica”.

Ele explica que em parte da cidade, as enchentes são potencializadas em grande parte pelas águas dos rios que invadem os esgotos. O professor destaca ainda a possibilidade de realizar outras intervenções como muros, diques, piquetes, canais e até mesmo lagos artificiais que pudessem ajudar a dispersar o grande volume de água.

O professor explica que o resultado seria irrisório perto do dinheiro investido. Foto: Cedida

“Canais, por exemplo, não dá para fazer, teria que ser muito profundo, precisamos dispersar água para um outro local e teria uma logística muito complicada com pouco impacto”, disse ele.

“Piquetes, diques  ou fazer muros, não dá, não tem como, então grandes lagoas, a estrutura também não comporta. Nossas condições morfológicas não ajudam, nossa área é muito plana, a gente não tem grandes elevações”, complementou.

Outro agravante é o processo de erosão natural que ocorre pelas características dos rios na região, que podem criar problemas para grandes obras, assim como vem acontecendo no mercado velho e na passarela Joaquim Macedo, local que está interditado para obras de revitalização.

O professor da Ufac explica ainda que a melhor opção seria a remoção das pessoas da área afetada e ações mais efetivas de acolhimento das pessoas nos abrigos.

“O certo é melhorar a resposta para as alagações que a gente tem. Por exemplo, a água subiu 10 metros, onde é que vai ser atingido, quantas pessoas serão atingidas vamos tirar essas pessoas mais rápido, de maneira mais eficiente, colocar buzinas para avisar as pessoas que ta subindo e elas tirarem as coisas de casa a tempo, como a defesa civil faz em outros estados”.

Ele ainda ressalta a necessidade de abrigos com mais qualidade  para os que precisarem ficar abrigados. É importante pontuar também a necessidade de maior apoio do governo através de programas de amparo aos atingidos pelas enchentes, como  ações que já ocorreram no ano de 2024, com a entrega de eletrodomésticos e mutirões de emissão de documentos para aqueles que perderam a documentação por conta da cheia.

A preparação para as enchentes é a principal arma contra ela/Foto: Juan Diaz

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Prefeitura de Assis Brasil fortalece alimentação escolar com cardápio saudável e influência da culinária da tríplice fronteira

Publicado

em

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, segue investindo na qualidade da alimentação escolar oferecida aos alunos da rede municipal de ensino. Durante a gestão do prefeito Jerry, a merenda escolar tem recebido atenção especial, garantindo refeições saudáveis, nutritivas e adequadas ao desenvolvimento dos estudantes.

Localizado na região de tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia, o município também valoriza a diversidade cultural presente na região. Esse cuidado pode ser percebido no cardápio escolar, que inclui pratos inspirados na culinária peruana, como o tradicional lomo saltado e o arroz chaufa, além de outras refeições equilibradas e preparadas com alimentos selecionados.

Todo o cardápio é elaborado e acompanhado pelo nutricionista Carlos Felipe, que está sempre atento à qualidade dos alimentos, ao valor nutricional das refeições e ao equilíbrio alimentar necessário para o crescimento e aprendizado das crianças.

A secretária municipal de Educação Vanderléia Teixeira destaca que a alimentação escolar é uma prioridade da gestão, pois contribui diretamente para o bem-estar e o rendimento dos alunos em sala de aula.

“A merenda escolar tem um papel fundamental no dia a dia dos estudantes. Nosso objetivo é garantir uma alimentação saudável, de qualidade e que também valorize a cultura da nossa região”, destacou.

O cardápio da alimentação escolar já foi publicado no site oficial da Prefeitura, garantindo transparência e permitindo que pais e responsáveis acompanhem as refeições servidas nas escolas da rede municipal.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

11ª Copinha Arasuper com partidas valendo classificação

Publicado

em

Foto João Valente: O ala Miguelzinho, do Flamenguinho, é um dos destaques da Copinha

A 11ª Copinha Arasuper, nas categorias Sub-10, 12 e 14, terá mais 12 partidas pela 7ª rodada da fase de classificação neste domingo, 8, a partir das 8 horas, no ginásio do Sesc.

“Vamos ter mais uma rodada com jogos empolgantes. As partidas podem decidir mais classificados para a segunda fase do torneio”, declarou o coordenador da Copinha Arasuper, Auzemir Martins.

Partidas do Sub-14

Santinha x Santa Cruz

Amigos Solidários x Cruz Azul

Conquista x Flamenguinho

Escola Galvez x Meninos de Ouro

Sub-12

Cruz Azul x Botafogo

Furacão do Norte x Sena Esporte

Conquista x Santinha

Escola Galvez x Flamenguinho

Sub-10

Furacão do Norte B x Santa Cruz

Rei Artur x Sena Esporte

Santinha x Arena do Urubu

Furacão do Norte A x Xavier Maia

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais da Supertaça de Futsal serão disputadas em Brasileia

Publicado

em

Foto SEEL: Equipe de Cruzeiro de Sul é uma das finalistas do feminino

As finais da Supertaça de Futsal, torneio promovido pela Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL), serão disputadas neste sábado, 7, a partir das 17 horas, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia.

Na final do feminino, o Real Sociedade, representando Rio Branco, joga contra Cruzeiro do Sul em um jogo único.

Na decisão do masculino, Cafú Auto Peças(Rio Branco), Tarauacá e Brasileia disputam um triangular e quem somar mais pontos fica com o título.

“Conseguimos promover a Supertaça com mais de 150 equipes envolvendo todas as regionais do Estado. O resultado e a abrangência desse evento é muito significativo para o esporte acreano”, declarou o secretário Ney Amorim.

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo