fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Produtores poderão quitar dívidas com o BASA com até 85% de desconto, diz deputado

Segundo o parlamentar, o Basa está disposto a renegociar os financiamentos que estão em atraso e de disponibilizar 85% de desconto para os produtores que queiram quitar a dívida.

Publicado

em

Deputado Jenilson Leite (PC do B) e o superintendente do Banco da Amazônia no Acre (Basa), André Luiz Rodrigues em reunião na sede do Basa em Rio Branco (Foto: cedida)

O deputado informou que o próximo passo é tratar com a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Família (Seaprof) sobre a questão da assistência técnica no interior.

O deputado estadual Jenilson Leite (PC do B) disse na sessão de quarta-feira (21), que se reuniu com o superintendente do Banco da Amazônia no Acre (Basa), André Luiz Rodrigues, para tratar de algumas problemáticas que dificultam o acesso ao crédito pelos pequenos produtores, especificamente aqueles que atuam na agricultura familiar. Segundo o parlamentar, o Basa está disposto a renegociar os financiamentos que estão em atraso e de disponibilizar 85% de desconto para os produtores que queiram quitar a dívida.

Durante o recesso parlamentar, Jenilson visitou a zona rural do município de Jordão e parte da de Tarauacá. A visita durou mais de seis dias às margens dos rios Jordão e Tarauacá. No percurso, ele foi questionado pelos produtores rurais sobre a liberação dos recursos para fomentar a agricultura família, meio de subsistência da maioria dessas pessoas habitam nas comunidades rurais. A cobrança dos produtores foi levada ao superintendente do Basa, e depois relatada na sessão em plenário.

“Me reuni hoje pela manhã com o superintendente do Basa para tratar de algumas questões que dificultam o acesso ao crédito pelos pequenos produtores. Durante reunião que fiz com alguns agricultores eu pude perceber que a burocracia para ter acesso a uma carta de crédito ainda é um problema, eu precisava saber como o banco está vendo essa situação e outras série de questões. O superintendente falou que a inadimplência ainda é um grande problema”, disse

“O segundo passo é conversar com a direção da Seaprof para saber como está sendo conduzido nos municípios a questão da assistência técnica, não só na elaboração dos projetos”

(Deputado Jenilson Leite)

Jenilson Leite explicou os métodos que serão utilizados pelo Basa para renegociar a dívida dos produtores rurais. “A boa notícia é que o Basa acabou de renovar uma lei que renegocia as operações que estão em dia e as que se encontram em atraso.  O produtor que quiser quitar a sua dívida terá 85% de desconto e aquele que optar por parcelar terá dez anos para pagar o financiamento”, explicou.

O deputado informou que o próximo passo é tratar com a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Família (Seaprof) sobre a questão da assistência técnica no interior. “O segundo passo é conversar com a direção da Seaprof para saber como está sendo conduzido nos municípios a questão da assistência técnica, não só na elaboração dos projetos, mas, na questão do acompanhamento também. Precisamos avançar no acesso ao crédito dos pequenos produtores. Isso é fundamental para que eles tenham o mínimo de condições para se desenvolver, para comprar um barco por exemplo, uma vaca ou para plantar algum tipo de cultura. Eles merecem viver em melhores condições. A Seaprof precisa realizar uma força tarefa para tentar eliminar essas burocracias que afetam os pequenos produtores”, afirmou.

“Durante reunião que fiz com alguns agricultores eu pude perceber que a burocracia para ter acesso a uma carta de crédito ainda é um problema, eu precisava saber como o banco está vendo essa situação e outras série de questões”

(Deputado Jenilson Leite)

No grande expediente o parlamentar solicitou a reforma imediata do aeroporto de Jordão. “Estive lá esses dias e estamos tendo dificuldades de pousar naquele município que é um dos mais isolados do Acre. A situação piora mais nesse período chuvoso, levando em consideração que quase 100% dos alimentos e insumos são transportados por via área”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo

Acre

Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Região Norte

– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;

– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;

– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

 

Comentários

Continue lendo