Acre
Procon orienta pais na volta às aulas
No começo de ano as despesas típicas dessa época já começam a aparecer. Com o material escolar 13% mais caro – segundo informações do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Procon orienta o consumidor a ficar atento aos preços nas prateleiras e aos produtos que as escolas repassam nas listas. A pesquisa prévia é a melhor saída para economizar e não ultrapassar o orçamento familiar.
No período de pré-matrícula, o órgão notifica as escolas para que apresentem aos pais o plano de custo nos casos de aumento na prestação de serviços e solicita o envio da lista de material escolar, com todo o processo validado de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). As escolas não podem exigir produtos com marcas específicas ou materiais que serão utilizados somente pela instituição. Caso seja detectada essa irregularidade, o responsável deve formalizar uma reclamação no Procon.
Confira os materiais proibidos na lista de material escolar:
Álcool hidrogenado, algodão, bolas de sopro, caneta para lousa, DVDs e CDs, clipes, copos, talheres e pratos descartáveis, cordão, creme dental, elastex, esponja para louça, estêncil e similares, fita adesiva, fita ou cartucho para impressora, fitas decorativas, fitilhos, giz branco ou colorido para quadro negro, grampeador, grampos, guardanapos, kit de primeiros socorros, materiais de limpeza em geral, medicamentos, papel-convite, papel higiênico, papel ofício (caso seja para uso do aluno, a instituição deve esclarecer), papel para copiadoras, papel flip-chart, pasta suspensa, pegador de roupas, plástico para classificar, sabonetes, titã para mimeógrafo, TNT (tecido não tecido) e toner para impressora.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.