Cotidiano
Procissão de São Sebastião reuniu ao menos 12 mil pessoas em Xapuri, diz PM
Organização estima três mil pessoas durante o evento em Rio Branco. Dia de São Sebastião é celebrado em 20 de janeiro

Procissão de São Sebastião reuniu fiéis em Xapuri. Foto: Rafaela Rodrigues/CBN Amazônia Rio Branco
Ao menos 12 mil pessoas participaram da procissão de São Sebastião em Xapuri, interior do Acre, segundo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do município. Em Rio Branco a organização estima que três mil fiéis participaram da caminhada.
Os eventos ocorreram nessa segunda-feira (20), data dedicada ao santo que é padroeiro de cinco cidades acreanas, incluindo a capital.
A prefeitura de Xapuri avalia ainda que ao menos 20 mil pessoas participaram do Novenário de São Sebastião durante todos os dias do evento, que começou no dia 11 de janeiro.
Tradição xapuriense
Apesar de compartilhar o padroeiro com outras cidades, Xapuri possui a festa mais tradicional dedicada ao santo no estado. Em 2025, o evento completa 123 anos.
Há falta de registros históricos, entretanto, relatos de moradores antigos da cidade apontam que a primeira procissão em homenagem ao santo na cidade ocorreu antes mesmo da anexação do Acre ao Brasil, em janeiro de 1902. Quando Xapuri ainda de chamava Vila Mariscal Sucre e estava sob controle boliviano.
Em 1912, a estátua do santo foi instalada na orla do Rio Acre e desde então a cada ano milhares de fieis de reúnem na cidade para o Novenário de São Sebastião e a procissão em homenagem a ele.

Procissão de São Sebastião reuniu ao menos três mil pessoas em Rio Branco — Foto: Lucas Thadeu/ Rede Amazônica Acre
Capital contabiliza sete mil no Novenário
Já em Rio Branco, a participação do público variou de cinco mil a sete mil pessoas durante os nove dias de festa, segundo o ministro da palavra da Paróquia São Sebastião, Fábio Fabrício.
“A nossa perspectiva de público variou em três mil pessoas durante a procissão. Ao longo de toda a festa, certamente nós mobilizamos para mais de cinco mil pessoas, porque também teve a grande festa social. Então, podemos dizer que temos pelo menos, participando de toda a festa, não só do dia da procissão, umas 5 a 7 mil pessoas diretamente envolvidas”, enfatizou.
Mártir da Igreja Católica
Sebastião nasceu na cidade de Narbona, no sul da França, no século III d.C. Os pais eram de Milão na Itália. Na vida adulta ele se juntou ao exército romano, mas após sua conversão ao cristianismo acabou sendo perseguido e morto.
O santo se tornou um dos mais populares do Brasil e virou padroeiro de diversas cidades brasileiras incluindo Xapuri, Epitaciolândia, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima e Rio Branco.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.