fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Problema na distribuição de água deve ser totalmente solucionado em 30 dias, diz Saerb

Publicado

em

Foto: Marcos Araújo/Secom

A prefeitura de Rio Branco estima que em no máximo 30 dias, os problemas ocorridos no mês passado, que deixaram Rio Branco sem distribuição de água, sejam finalmente solucionados. Isso será possível com a instalação de 4 novas bombas e a chegada dos tubos de alta densidade, que servirão de dutos para captação do Rio Acre, pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), até a Estação de Tratamento de Água (Eta 2).

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom visitou o local nesta sexta-feira (28) para verificar a chegada dos tubos de alta densidade. “Desde 2022, quando a gente pegou o sistema, não tinha uma bomba de reserva. Há 23 anos não se comprava uma bomba. Os tubos estouravam. Então, realmente, a coisa estava crítica. Esse [carregamento] que está chegando agora, que são seis carretas de tubos, é exatamente para a gente resolver o problema de vez”.

Enoque Pereira, diretor-presidente da autarquia, garante que, além de facilitar na captação, os novos equipamentos devem diminuir as constantes manutenções do sistema e as Etas 1 e 2, que passarão a operar com 100% da capacidade. “É uma garantia que não vai mais ter esse colapso, mas até lá, a gente vai estar ainda captando, tratando e distribuindo de uma forma tranquila. É um bloco que demora a curar. Então eu acredito que em 20 dias, a partir da semana que vem, a gente tenha já essa rede totalmente feita e sendo usada”.

O prefeito pontuou que ainda é preciso substituir a maioria das redes de distribuição por serem antigas, o que impacta no vazamento e desperdício.

“A gente conseguiu aprovar, através da Defesa Civil Nacional, um projeto de quase 17 milhões. A gente está refazendo aqui toda a Eta 2. A gente sabe que são tubulações velhas que precisam ser alteradas, trocadas. Agora isso é caríssimo! A gente vai resolver o problema da captação, o problema do tratamento, aí a gente entra na distribuição que exatamente substituir uma quantidade enorme de canos velhos que tem pela cidade, mas devagar a gente vai vencendo”, finalizou o prefeito

Com informações da Prefeitura de Rio Branco

 

Confira mais fotos:

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores da Vila Maria liberam BR-364 após protesto por melhorias na infraestrutura

Publicado

em

Prefeitura negocia demandas da comunidade e evita transtornos maiores no tráfego, incluindo impacto no voo inaugural Rio Branco-Guarulhos

Foto: David Medeiros/ac24horas

Após mais de duas horas de bloqueio, moradores da comunidade Vila Maria, localizada na estrada do Aeroporto Internacional de Rio Branco, liberaram a BR-364 nos dois sentidos na manhã desta segunda-feira (31). A interdição foi encerrada após a chegada de uma equipe da Prefeitura, que ouviu as reivindicações dos manifestantes por melhorias na trafegabilidade e infraestrutura da região.

O secretário municipal de Educação, Jhonatan Santiago, afirmou que as demandas serão encaminhadas ao Poder Executivo para análise. “Vamos avaliar as reivindicações e buscar avançar nas melhorias. Nossa prioridade agora é acalmar a situação e garantir o diálogo com a comunidade”, disse.

O protesto causou transtornos no tráfego, inclusive com risco de atrasos no voo inaugural entre Rio Branco e Guarulhos (SP). Santiago destacou que a desobstrução foi essencial para evitar problemas maiores, como a passagem de equipes de segurança aeroportuária e brigadistas. A Prefeitura prometeu continuar as negociações para resolver as demandas dos moradores.

Comentários

Continue lendo

Acre

Alternativas para Alan Rick no caminho da candidatura ao governo do Acre em 2026

Publicado

em

No programa Boa Conversa desta sexta-feira, 28, apresentado pelo jornalista Marcos Venícius, com comentários de Astério Moreira e Luis Carlos Moreira Jorge, o Crica, os bastidores políticos do Acre estiveram em foco, com destaque para as movimentações eleitorais visando 2026.

Comentários

Continue lendo

Acre

Emurb faz serviço paliativo para corrigir rachaduras na Ponte do Judia

Publicado

em

Foto: Whidy Melo/ac24horas

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), iniciou na manhã desta segunda-feira, 31, um trabalho paliativo para corrigir rachaduras em uma via próxima a uma das cabeceiras da Ponte do Judia, no Segundo Distrito da capital.

De acordo com informações do ac24horas Play, o serviço incluirá a raspagem da parte danificada, seguida pela colocação de barro, compactação e aplicação de uma nova camada asfáltica. “Eles vão remover toda a massa asfáltica comprometida e, em seguida, preencher com barro. Depois da compactação, será aplicada uma nova camada de asfalto”, explicou um responsável pela obra.

A ponte, que tem 88 metros de extensão e custou quase R$ 9 milhões, foi inaugurada há apenas seis meses. Segundo nota oficial, o deslocamento de uma das cabeceiras foi provocado pela cheia do Igarapé Judia, cujo nível já apresenta redução. A empresa responsável pela obra deverá realizar uma intervenção definitiva para solucionar o problema.

Comentários

Continue lendo