Acre
PRF resgata curiós transportados ilegalmente na BR-317, no Acre

Dois pássaros da espécie curió (Sporophila angolensis) foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quarta-feira (13), no km 92 da BR-317, em Senador Guiomard/. As aves estavam em gaiolas presas a uma motocicleta e eram transportadas sem qualquer autorização.
Durante patrulhamento, a equipe da PRF avistou o condutor com as gaiolas e realizou a abordagem. O homem não apresentou licença para transporte nem documentação do plantel, confirmando que não possuía autorização. Os animais também não tinham anilhas de identificação, e o abordado afirmou tê-los adquirido recentemente.
Os curiós foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Rio Branco, vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde receberam cuidados e abrigo.
O caso foi enquadrado no artigo 29, §1º, inciso III, da Lei nº 9.605/98, que trata sobre o transporte de animais silvestres sem permissão, licença ou autorização. Por ser crime de menor potencial ofensivo, o homem assinou termo de compromisso de comparecimento em juízo.
O comércio de animais silvestres sem autorização é crime ambiental e ameaça a biodiversidade. Denúncias podem ser feitas aos órgãos ambientais e pelo telefone 191.
Comentários
Acre
Agenda SMCCI – 24 de fevereiro de 2026
<p>The post Agenda SMCCI – 24 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>
Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO
Comentários
Acre
Agenda Emurb – 24 de fevereiro de 2026
PROG. 24 DE FEVEREIRO DE 2026 (TERÇA FEIRA) (1)
<p>The post Agenda Emurb – 24 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>
Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO
Comentários
Acre
Governo recebe recursos federais para continuidade das obras da Casa da Mulher Brasileira em Rio Branco
O governo do Acre recebeu um novo repasse de recursos para a continuidade das obras da Casa da Mulher Brasileira, em Rio Branco. O montante transferido foi de R$ 228,4 mil, destinado pelo Ministério das Mulheres, por meio da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
A primeira unidade da capital acreana está sendo construída na Via Verde, próximo à Rodoviária Internacional, no Segundo Distrito. As obras foram iniciadas em outubro do ano passado.
A liberação do recurso contou com acompanhamento direto da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), que atuou junto ao ministério para garantir a tramitação técnica e financeira do repasse.
O secretário da Repac, Fabio Rueda, destacou a importância do trabalho institucional desenvolvido na capital federal. “A Representação tem atuado de forma permanente no acompanhamento dos convênios e na articulação com os ministérios. Esse novo repasse demonstra que o Acre está com seus projetos regulares e avançando. Nosso papel é garantir que os recursos cheguem ao Estado para que obras estratégicas, como a Casa da Mulher Brasileira, tenham continuidade e sejam entregues à população”, afirmou.
O estado foi o primeiro da Região Norte do país a receber o centro de referência. Atualmente, o Acre conta com unidades em Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia.
A Casa da Mulher Brasileira concentra em um único local serviços especializados e multidisciplinares, como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes. O objetivo é facilitar o acesso das mulheres aos serviços de proteção, evitar a revitimização e promover autonomia e empoderamento feminino.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE


Você precisa fazer login para comentar.