Geral
Prêmio MPT na Escola reconhece melhores trabalhos da etapa estadual

Alunos foram reconhecidos pelas melhores produções sobre o combate ao trabalho infantil
Em uma ação conjunta entre o Sebrae no Acre, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), foram divulgados os vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025.
A iniciativa é voltada para alunos da rede pública de ensino e premia as melhores produções sobre os temas: combate ao trabalho infantil, profissionalização do adolescente e saúde e segurança na escola. Os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais foram reconhecidos nos dias 11 e 21 de novembro, em Marechal Thaumaturgo e em Brasiléia, respectivamente.

A parceria entre as instituições integra o programa Educação que Transforma, do Sebrae, que visa tornar a educação empreendedora acessível, desenvolvendo habilidades e competências acerca do empreendedorismo junto a estudantes, educadores e gestores.
Para a gestora do programa, Joelma Mourão, a educação e o empreendedorismo caminham juntos na construção de um estado mais inovador e desenvolvido. “Participar desta iniciativa ao lado do MPT e da SEE fortalece nosso compromisso em desenvolver competências que ampliam a visão de mundo dos estudantes, tornando-os agentes de transformação na sociedade”, disse.

Conheça os vencedores:
Grupo 1 – Combate ao trabalho infantil
Categoria Conto
Alunos: Francisco de Assis Silva Furtado e Izadora da Silva Lima (Escola Estadual Zilda Vasconcelos, de Marechal Thaumaturgo)
Categoria Poesia
Aluna: Bruna Júlia Bezerra Firmino (Escola Estadual João Alves Bezerra, de Marechal Thaumaturgo))
Grupo 2 – Profissionalização do(a) adolescente/aprendizagem profissional
Categoria Música
Alunas: Vitória Silva da Cunha e Viviane Martins de Souza (Escola Estadual Zilda Vasconcelos, de Marechal Thaumaturgo)
Grupo 3 – Saúde e segurança nas escolas
Categoria Conto
Aluna: Andreia de Matos Marque (Escola Estadual Marnizia Cruz, de Marechal Thaumaturgo)
Categoria Poesia
Aluna: Ellyza Maria Soriano Barroso (Instituto Odilon Pratagi, de Brasiléia)
Comentários
Geral
Polícia Civil e Acreprevidência fiscalizam obra da nova Delegacia-Geral em Brasiléia
A equipe técnica da Polícia Civil do Acre (PCAC) e do Instituto de Previdência do Acre (Acreprevidência) realizou, nesta sexta-feira, 6, uma fiscalização na obra de construção da nova Delegacia-Geral em Brasiléia. A vistoria teve como objetivo acompanhar o andamento dos serviços e verificar se a execução segue o projeto previsto, garantindo a qualidade e a funcionalidade da futura unidade.

A nova delegacia esta sendo construída na Avenida José Rui Lino, nas proximidades da Escola Estadual Kairala José Kairala, e contará com uma área total de 778,11 metros quadrados. O espaço foi planejado para oferecer melhores condições de trabalho aos policiais civis e proporcionar um atendimento mais ágil, humanizado e eficiente à população da região.
Entre as instalações previstas estão salas de depoimento, cartórios, sala de acolhimento, sala para policiais militares, alojamentos masculino e feminino, banheiros, sala dos investigadores, celas e depósitos. A estrutura moderna busca atender às demandas operacionais da Polícia Civil e fortalecer a prestação de serviços à sociedade, especialmente no atendimento ao público e na condução das investigações.
Para o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, a obra representa um avanço importante para a segurança pública no interior do estado. “Essa nova delegacia foi pensada para oferecer melhores condições de trabalho aos nossos policiais e, principalmente, um atendimento mais digno e eficiente à população de Brasiléia. Estamos acompanhando de perto cada etapa da obra para garantir que a estrutura final atenda às necessidades da instituição e da sociedade”, destacou.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Prefeito de Tarauacá determina apuração de vídeo que denuncia suposto desvio de lenha da secretaria de obras
Morador alega que caminhão carregado saiu do pátio da pasta com destino a olaria do filho do secretário; gestor municipal defende investigação formal por órgãos de controle

O autor do vídeo afirma que pretende formalizar a denúncia junto aos órgãos competentes e buscar esclarecimentos diretamente com o secretário. Foto: captada
O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, determinou a apuração interna de um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira (13) com denúncias contra o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Delmar Damasceno. Nas imagens, um morador filma a saída de um caminhão caçamba azul carregado com lenha do pátio da secretaria e afirma que a carga se destinaria a uma olaria em Feijó pertencente ao filho do gestor.
“Já determinei a apuração dos fatos para melhor esclarecimento”, afirmou o prefeito, que está em Brasília em busca de emendas parlamentares. Ele também defendeu que a denúncia seja formalizada junto aos órgãos de controle. “Eu gostaria que a pessoa que fez a denúncia levasse aos órgãos de controle para poder estar averiguando de forma mais apropriada.”
Rodrigo Damasceno declarou ser “totalmente contra” qualquer prática de uso indevido de recursos públicos, mas disse acreditar que não houve irregularidade por parte do secretário. “Deduzo que o secretário também não cometeria um equívoco dessa natureza. Nós vamos apurar. Se houve, as pessoas responsáveis serão devidamente responsabilizadas.”
O vídeo, que circulou amplamente em grupos de WhatsApp e sites de notícias do Acre, mostra o caminhão deixando o pátio da Secretaria de Obras, onde também aparecem máquinas e outros veículos públicos. O narrador questiona a suposta utilização da estrutura municipal para fins particulares e afirma que o episódio revelaria “como as coisas funcionam” dentro da administração.
Secretário não respondeu

Denúncia aponta que caminhão da Secretaria de Obras teria transportado lenha para cerâmica ligada à família do secretário. Foto: captada
Veja vídeo:
Comentários
Geral
Estado convoca candidatos para inspeção de saúde do Concurso de Aluno Oficial Combatente
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Polícia Militar do Estado (PMAC), publicou o Edital nº 067/2026 no Diário Oficial desta sexta-feira, 6, que convoca candidatos aprovados no concurso público para o cargo de Aluno Oficial Combatente para a etapa de inspeção de saúde, de caráter eliminatório.
A convocação segue a ordem de classificação final do certame e a inspeção de saúde tem como finalidade verificar se os candidatos apresentam condições físicas e psíquicas compatíveis com as exigências do Curso de Formação Profissional e com o exercício das atribuições do cargo.
Os exames serão realizados de forma presencial até o dia 23 de fevereiro, no horário das 7h30 às 13h, nos seguintes locais: 6º Batalhão da Polícia Militar, em Cruzeiro do Sul, e Diretoria de Saúde da PMAC, em Rio Branco. Para a avaliação, é obrigatório o comparecimento do candidato munido de documento oficial de identificação com foto, além da apresentação dos exames laboratoriais e toxicológicos atualizados conforme a lista contida em edital.
A inspeção de saúde é uma etapa eliminatória, em que o candidato será considerado apto ou inapto. O não comparecimento, bem como a ausência a qualquer exame ou de documento exigido, poderá resultar na eliminação do concurso.
Mais informações podem ser obtidas com a Polícia Militar do Estado do Acre, pelo telefone (68) 98107-5200, ou com a Sead, pelo e-mail [email protected], no horário das 7h30 às 13h.
The post Estado convoca candidatos para inspeção de saúde do Concurso de Aluno Oficial Combatente appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE


Você precisa fazer login para comentar.