Extra
Prefeitura de Rio Branco prorroga pagamento do IPTU e estuda isenção para os prejudicados com alagamento
O prefeito de Rio Branco, anunciou na manhã desta quinta-feira (30), um pacote de medidas para minimizar o impacto causado pelas enxurradas dos igarapés e a cheia Rio Acre. De acordo com o prefeito pessoas mais necessitadas e os comerciantes serão beneficiados com o gesto da prefeitura.
“Sabemos do sofrimento da nossa população. Estamos fazendo mais uma ação que é a ação do IPTU, prorrogando os prazos. Faremos um estudo depois que a água baixar, de quais IPTUs poderemos renunciar. Evidentemente que temos limites de valor, mas vamos fazer com maior carinho, com a maior dedicação. Primeiro tem que saber direito o que aconteceu, aonde que alagou, para definir quais os valores de IPTU que a gente vai isentar.”
O secretário municipal de Finanças,Wilson Leite, informou que o prefeito autorizou a prorrogação do IPTU que venceria agora dia 31 de março, para 31 de maio.
“Com isso, além da cota única, a gente também prorrogou o parcelamento da primeira e da segunda parcelas também para 31 de maio. A segunda, a terceira e quarta para 30 de junho. A pessoa que optar por esse pagamento ela tem que procurar o site da prefeitura para atualizar seu carnê para tirar essas parcelas. Parcela em cota única, a primeira, a segunda e terceira e quarta. A partir da quinta ele já pode aproveitar o carnê que foi enviado na sua residência.”
Para quem optar pela prorrogação de pagamento a prefeitura pede apenas que o contribuinte acesse o site da prefeitura e solicite o boleto para pagamento, através da assistente virtual “Bianca” ou pela aba de atendimento específica para IPTU. A secretaria municipal de Finanças estima que 14 mil imóveis tenham sido atingidos pela enchente, sendo esse o número aproximado de isenções que a prefeitura deve considerar.
“No site mesmo vai permitir que o contribuinte puxe essa informação sem nenhuma dificuldade. A gente disponibilizou também, nos Centros de Atendimento ao Cidadão (CACs), caso a pessoa opte para pegar esse carnê no Centro de Atendimento”, explicou o secretário municipal de Finanças.
Entre as medidas tomadas para facilitar o processo de contribuição está a prorrogação do vencimento da taxa de Alvará de Funcionamento para o dia 31 de maio. Adiamento do prazo de validade das Certidões Negativas de Débitos, por 60 dias. Prorrogação do vencimento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) da competência Março/2023 para 15 de maio, e a competência Abril/2023 para do dia 15 de junho, exceto as retenções. As medidas não se estendem aos contribuintes que recolhem o ISSQN pelo simples nacional. Processos de dívida ativa estão suspensos por 90 dias.
“O momento é muito difícil e assim quem ganha a população de Rio Branco de forma geral. A gente fica feliz e a prefeitura pode contar com a câmara municipal nesse tipo de atividade que venha beneficiar a população de Rio Branco”, disse o presidente da câmara de vereadores, Raimundo Neném.
“Mais do que palavras de solidariedade, são ações concretas, dinheiro, recurso, para que as pessoas recomessem suas vidas”, enfatizou o vereador João Marcos Luz.
- 1. Prorrogar o vencimento da cota única do IPTU para o dia 31/05/2023;
- 2. Prorrogar o vencimento da 1ª e 2ª parcela do IPTU para o dia 31/05/2023;
- 3. Prorrogar o vencimento da 3ª e 4ª parcela do IPTU para o dia 30/06/2023;
- 4. Prorrogar o vencimento da taxa de Alvará de Funcionamento para o dia 31/05/2023;
- 5. Prorrogar o prazo de validade das Certidões Negativas de Débitos, por 60 dias;
- 6. Prorrogar o vencimento do ISSQN da competência Março/2023 para 15/05/2023 e a competência Abril/2023 para do dia 15/06/2023, exceto as retenções. Essa medida não se estende aos contribuintes que recolhem o ISSQN pelo SIMPLES NACIONAL;
- 7. Suspender novos protestos de dívidas ativas por 90 dias.
Comentários
Extra
IV Semana Evangélica de Epitaciolândia reúne multidão em três dias de fé, louvor e comunhão
Com muita fé e devoção, a comunidade evangélica de Epitaciolândia viveu momentos de intensa adoração durante a IV Semana Evangélica, realizada nos dias 7, 8 e 9 de agosto, no espaço de eventos do Bairro Aeroporto.
O evento, promovido pela Prefeitura de Epitaciolândia em parceria com a Associação de Ministros e Pastores de Epitaciolândia e Brasiléia (AMPEB), reuniu fiéis de diversas denominações, vindos não apenas do município, mas também de cidades vizinhas, da Bolívia e de outras regiões do Alto Acre.
A abertura, na quinta-feira (7), contou com a grande final do III Festival de Música Gospel – Adora Epitaciolândia e a ministração do Pastor Eliezer. Participaram da solenidade o prefeito Sérgio Lopes, a primeira-dama Alliny Saldanha, o presidente da Câmara Municipal Antônio Rosiclei, o vereador José Henrique, o presidente da AMPEB Pastor Mário Gilson, além de líderes religiosos de diversas igrejas da região.
Na sexta-feira (8), a programação foi marcada pela presença da cantora gospel Isadora Pompeo, uma das maiores referências do cenário gospel nacional. Milhares de pessoas lotaram o espaço para cantar, louvar e se emocionar. Entre as autoridades presentes, estiveram a deputada federal Antônia Lúcia, o deputado federal Roberto Duarte, o vice-prefeito de Epitaciolândia Sérgio Mesquita, o vice-prefeito de Brasiléia Amaral do Gelo, além de secretários e vereadores.
O encerramento, no sábado (9), contou com a participação do renomado pastor e cantor Antônio Cirilo, que conduziu um momento de intensa adoração e pregação, emocionando o público. A Feira Cultural Gospel integrou a programação com a terceira edição do Show de Talentos – Adora Epitaciolândia, apresentações musicais e pregações voltadas ao fortalecimento da fé cristã.
Para o prefeito Sérgio Lopes, o evento é um marco para a cidade: “A Semana Evangélica é um momento de união, fé e comunhão, que fortalece nossa comunidade e enche nossos corações de esperança. É uma alegria apoiar e participar desse encontro tão especial.”
O presidente da AMPEB, Pastor Mário Gilson, também celebrou os resultados: “Vivemos três noites de muita fé, comunhão e adoração. Em nome da associação, agradecemos a todos que nos ajudaram, em especial ao prefeito Sérgio Lopes e à deputada federal, que têm nos apoiado nas nossas realizações.”
A IV Semana Evangélica reafirmou o compromisso da gestão municipal com o incentivo às manifestações religiosas e culturais, oferecendo um espaço de louvor, comunhão e celebração para toda a população.
Comentários
Extra
Obra da orla do Rio Acre em Brasiléia é paralisada por falta de recursos federal
Moradores e empresários cobram retomada dos trabalhos orçados em R$ 18 milhões e executados pelo Governo do Acre
Moradores e empresários da área central de Brasiléia denunciaram, por meio de um manifesto, a paralisação das obras da orla do rio Acre, orçadas em R$ 18 milhões e financiadas com recursos destinados pelo senador acreano Márcio Bittar. A execução do projeto é de responsabilidade do Governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), em parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
Nos últimos seis meses, o local recebeu diversas visitas técnicas do governador Gladson Cameli, da presidente do Deracre, Sula Ximenes, de engenheiros e de autoridades políticas para avaliar o andamento do projeto, que tem previsão de inauguração ainda este ano.
Em resposta, Sula Ximenes informou que o Estado aguarda a liberação de verbas para a continuidade dos trabalhos. “O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional disse que a liberação dos recursos está pronta para acontecer a qualquer momento. Nossa meta é concluir essa obra, que é prioridade”, afirmou.
O manifesto ressalta que a região central de Brasiléia, afetada por quatro enchentes nos últimos anos, ainda concentra grande atividade comercial e geração de empregos – incluindo a sede da Prefeitura e Câmara Municipal, e pede mais atenção de órgãos e representantes políticos para evitar que a obra seja abandonada.

Orla do Rio Acre em Brasileia é inspirada na Gameleira de Rio Branco. Foto: Cleiton Lopes/Secom
Comentários
Extra
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae – AVISO DE COMPLEMENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO EDITAL
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae
AVISO DE COMPLEMENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO EDITAL
Pregão Eletrônico nº 16/2025
- OBJETO
Aquisição de troféus personalizados, para o prêmio SEBRAE de jornalismo 2025 conforme espe-cificações constantes neste edital e seus anexos.
- INFORMAÇÃO
A Comissão de Licitação do Pregão Eletrônico 16/2025 vem por meio deste informar que, visando esclarecer e complementar as especificações técnicas do edital para a aquisição de troféus per-sonalizados para o Prêmio SEBRAE de Jornalismo 2025, os seguintes detalhes adicionais devem ser considerados:
Especificações Complementares:
- Tamanho dos Troféus;
- Espessura dos Troféus
- Material;
- Personalização.
Essas especificações estão constando no link:
TR – TROFEUS JORNALISMO 2025 – 08_08_2025.pdf
Esta complementação de informações é válida a partir da data publicação do Edital e deve ser considerada como parte integrante do Pregão Eletrônico 16/2025.
Rio Branco-AC, 08 de agosto de 2025.
Você precisa fazer login para comentar.