Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura de Rio Branco inaugura ponte e realiza ação humanitária no ramal Catuaba

Publicado

em

Mais de 60 pontes revitalizadas com o recurso próprio do Município (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Em companhia de muitos moradores, o prefeito de Rio Branco inaugurou, nesta sexta-feira (17), mais uma ponte no ramal Catuaba. Além da revitalização das pontes, a prefeitura também está com o serviço de piçarramento concluindo os últimos 6 km do ramal.

Segundo o secretário da Seagro, Eracides Caetano, no total, já foram mais de 60 pontes revitalizadas com o recurso próprio do Município.

“Nós temos várias pontes para serem inauguradas nos próximos dias, já temos mais três dessa aqui que estão prontas, uma no ramal do Barro Alto e outra no União. Então, esse trabalho a gente vem fazendo constantemente e o nosso prefeito sempre cobra que é para resolver o problema dos agricultores”.

Logo após a inauguração da ponte, os moradores acompanharam o prefeito que iniciou a entrega dos utensílios da ação humanitária, fruto de recurso do Governo Federal.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente coronel Cláudio Falcão, essa ação humanitária busca resgatar a dignidade dos moradores. Ele destacou ainda que a primeira entrega de sacolões e kits, no início do ano, foi realizada por meio de recursos próprios da gestão e que dessa vez está sendo feita a partir do recurso do Governo Federal de R$ 7 milhões.

“Nós estamos distribuindo pelo menos cinco itens essenciais, que é o kit dormitório, kit higiene , kit limpeza, cesta básica e colchão. Isso vai amenizar todo o impacto que o desastre trouxe no início do ano. Isso é um trabalho humanitário, cuidar de gente, assim como o prefeito fala, e para nós é uma grande alegria estar com os produtores rurais atendendo essas famílias”.

Entrega dos utensílios da ação humanitária de recurso do Governo Federal (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O prefeito disse estar feliz em ver que a gestão está fazendo a diferença na vida dos moradores da zona rural.

“Ramal arrumado, ponte arrumada e esses kits, felicidade imensa! O nosso coronel Falcão, com a equipe dele, o Eracides com a equipe dele, todos guerreiros para cuidar do homem do campo. Além do Projeto Recomeço, que os produtores vão ter direito de receber até R$ 2 mil para compensar a perda que eles tiveram da lavoura. Eu estou feliz porque nunca uma Prefeitura de Rio Branco tinha feito o que nós estamos fazendo, porque nós queremos o produtor rural com dignidade, nós queremos que ele se fortaleça e multiplique a riqueza aqui, porque essa riqueza vai para a cidade. Campo rico, cidade rica”.

Para os moradores das comunidades Vista Alegre, Liberdade e Catuaba, o sentimento que fica é de gratidão em ver uma gestão compromissada em atender da melhor forma possível a população.

“Tem trabalhado muito aqui, na parte de mecanização, de adubo, de calcário, construção de pontes, e pra gente a melhora é grande”, disse o presidente da Associação de Moradores do Belo Jardim, Cicero Medeiros.

“Olha estou achando o trabalho da prefeitura muito importante porque nós estamos sendo muito bem atendidos”, enfatizou o produtor rural, Alfredo Ferreira.

“Eu tenho achado maravilhoso, graças a Deus nós estamos recebendo tanta coisa que antes não tinha. Eu só tenho a dizer que para mim, a equipe da prefeitura é nota 10”, destacou a aposentada Maria de Fátima.

“Para nós, que somos produtores rurais, essa ajuda é muito importante. Tanto na mecanização, que nos ajudou e foi ótimo porque foi de graça, nem temos como retribuir, porque não teríamos como gradear a terra. O sacolão e o Projeto Recomeço serão muito bem-vindos, porque jamais teve isso… só gratidão por tudo”, afirmou a produtora rural, Irineia Feitosa.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo