fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura de Rio Branco, a mão amiga do pequeno produtor

Publicado

em

Uma bandeira que o prefeito Tião Bocalom sempre empunhou é a do incentivo à produção rural. A Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro) é a ponte entre a gestão e os pequenos produtores do município. Nesta terça-feira (10) visitamos o Ramal São Pedro, localizado no Polo Hélio Pimenta.

Adalgiso Costa, que por muitos anos trabalhou como prestador de serviços, ao resolver ter o seu próprio negócio, optou pela agricultura familiar.

Após muitas pesquisas, Adalgiso escolheu como forma de cultivo a hidroponia, que consiste num método de cultivo em estufas, onde o solo é substituído por uma solução nutritiva. De acordo com ele, o tempo de produção é mais rápido comparado ao cultivo na terra.

“A hidroponia é de inverno a verão, só depende um pouco do mercado, porque no verão todo mundo planta.”

O produtor afirmou que com a sua produção ele abastece a sua banca e as de outros colegas agricultores, quando estes precisam de produtos para a venda.

Muitos são os incentivos para a agricultura familiar, desde o escoamento a custo zero para o produtor, como a mecanização agrícola, que de acordo com James de Oliveira, diretor de apoio à agricultura familiar, mesmo com operacional reduzido, a Seagro já conseguiu mecanizar 600 hectares.

“Está previsto para o início deste ano o aporte de um milhão e trinta mil reais, para o programa PA municipal, fora isso, está previsto para 2023 o incentivo ao Programa de Cultivo Protegido. A ideia é atender mais de 400 famílias com o apoio de material, caixa vazada, plástico, sombrite e material para a irrigação.”

O PA é o “Programa de Aquisição de Alimentos”, implantado em 2022 pela Prefeitura de Rio Branco. Foram investidos, inicialmente, R$ 600 mil, a Câmara Municipal aprovou um valor de um milhão e trinta mil reais para dar sequência ao Programa neste ano. Parte da produção desses agricultores abastece as escolas e os CRAS do município.

Outro grande incentivo que faz parte do Programa Municipal de Grãos, é o fornecimento de calcário para a correção do solo, a previsão é de que todos os produtores que necessitarem do adubo sejam atendidos. Antes da entrega é realizado um estudo de solo, para que o material seja entregue de acordo com a necessidade do produtor. 60 Tratoridos também foram distribuídos para o auxilio na produção rural, e são compartilhados entre os produtores.

Tassiana trabalha com agricultura orgânica há 10 anos, um cultivo diferente do que o Adalgiso faz. Assim como ele, Tassiana expõe seus produtos no mercado Elias Mansour semanalmente e participa dos programas de incentivo ao pequeno produtor, ela afirma que sem esse suporte seria difícil viver da agricultura.

“Tem feito muita diferença a ajuda. Se não fosse a entrega para o PA, a gente não teria como transportar e vender os nossos produtos. A Secretaria tem ajudado muito a gente.”

A Seagro também fornece ajuda técnica, orientando os pequenos produtores, como explicou a agrônoma, Luciete Araújo.

“A gente acompanha os produtores no cultivo, orientando e promovendo atividades de divulgação desse tipo de produção, onde é orientado o bem-estar e a saúde, por não usar os defensivos agrícolas.”

Comentários

Acre

Fernanda Hassem mobiliza equipe para ações de auxílio às comunidades rurais isoladas após enxurrada

Publicado

em

A Prefeita Fernanda Hassem convocou uma reunião urgente com sua equipe do Comitê de Crise, com o objetivo foi planejar e executar ações imediatas para intervir nas comunidades isoladas pela enchente na zona rural da cidade.

A preocupação aumentou diante do cenário de chuvas diárias, que vêm causando danos em pontes e ramais, deixando 06 comunidades em estado de isolamento.

Fernanda Hassem destacou a preocupação com a necessidade de uma logística maior para atender a zona rural e a cidade. “Nunca na história de Brasiléia aconteceu dificuldades tão grandes na zona rural de Brasiléia, com seis comunidades isoladas e pontes que caíram. Precisamos mobilizar uma logística gigantesca para atender zona rural e a cidade e só com o corpo efetivo da prefeitura não conseguimos”, destacou.

Comunidades atingidas na zona Rural

Km 59, aproximadamente 300 famílias atingidas, 04 pontes caídas, comunidade totalmente isolada.

Comunidade Aurora, Km 75, cerca de 50 famílias atingidas, 07 pontes caídas, comunidade parcialmente isolada.

Ramal do km 84, Arraial dos Burros, em torno de 20 famílias atingidas, 01 ponte de principal acesso, caída, parcialmente isolada.

Ramal do Picadão, Km 69, média de 30 famílias atingidas, 01 ponte caída e 05 linhas de bueiros danificadas, parcialmente isolada.

Comentários

Continue lendo

Acre

PREVISÃO DO TEMPO: sábado (24) chuvoso no Norte

Publicado

em

A temperatura pode variar entre 15ºC e 41ºC

O sábado (24) começa com muitas nuvens em todo Norte. Pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas são esperadas no Pará, Amapá, Rondônia, Acre, Tocantins, sul e sudeste amazonense, atingindo cidades como Bragança (PA), Tartarugalzinho (AP), Cerejeiras (RO), Epitaciolândia (AC), Gurupi (TO) e Humaitá (AM). Possibilidade de chuva no sul de Roraima e demais regiões do Amazonas.

Durante a tarde e à noite, a previsão continua a mesma em todo o Norte.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas fortes e ventos intensos em toda Rondônia, Acre, Tocantins, Nordeste, sudeste e sudoeste paraense, Marajó, Baixo Amazonas, metropolitana de Belém, norte e sul do Amapá, sul, centro e sudoeste amazonense, atingindo cidades como Vilhena (RO), Tarauacá (AC), Dianópolis (TO), Marabá (PA), Macapá (AP) e Boca do Acre (AM).

A temperatura mínima fica em torno de 15°C, no município de Uiramutã, em Roraima, e a máxima prevista é de 41ºC, na cidade de Barcelos, no Amazonas. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Fonte: Brasil 61

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia recebe nova Pá Carregadeira que irá beneficiar infraestrutura do município

Publicado

em

O Prefeito Sérgio Lopes recebeu nesta sexta-feira, 23, a Deputada Federal Antônia Lúcia na sede da Secretaria de Obras para a entrega de uma Pá Carregadeira.

A máquina no valor de R$ 576 mil é fruto de emenda da parlamentar que é uma grande parceira da gestão. E na ocasião garantiu mais emendas para o município como, a emenda especial para aquisição de um caminhão coletor, motocicletas para associações rurais e um ônibus para a assistência social.

Participaram da solenidade a Secretária de Obras Hiamar Pinheiro, o vereador Nego, secretários municipais e equipe da obras e autoridades eclesiásticas representadas pelo Pastor Lázaro Humberto Lemes.

Para o prefeito Sérgio Lopes, a pá carregadeira vai ajudar não somente na renovação da frota de máquinas pesadas, mas também irá auxiliar na manutenção e reparo de ramais do município.

“Com essa nova aquisição, a gestão municipal pretende reforçar as manutenções periódicas de ramais dentre outros serviços na zona urbana, favorecendo ainda mais o deslocamento da população, e em contrapartida atender as demandas de escoamento da produção dos produtores rurais do município, em nome da população quero agradecer a Deputada Federal Antônia Lúcia que é uma grande parceira de Epitaciolândia e tem nos ajudado muito com destinação de emendas. ”

Em sua fala a Deputada Federal Antônia Lúcia parabenizou o prefeito pelo serviço que vem prestando para toda população, e, reafirmou o seu compromisso de continuar destinando emendas para melhorar a infraestrutura do município.

“Estou muito feliz em poder estar aqui hoje entregando essa máquina, é sempre bom ver os frutos do nosso trabalho, essa máquina sem dúvida vai ajudar muito a toda a população, quero reafirmar o meu compromisso de continuar usando o mandado a que me foi dado pelo povo para trazer benfeitorias como essa para Epitaciolândia. ” Disse a Deputada.

A Secretária Municipal de Obras e Serviços Urbanos Hiamar de Paiva Pinheiro agradeceu a todos em especial ao prefeito Sérgio Lopes por buscar recursos junto as bancadas federais para a compra dessa máquina.

“É motivo de gratidão, nosso município tem muito trabalho a ser feito e novos equipamentos como esse vai no ajudar a melhorar a infraestrutura tanto na zona urbana quanto na zona rural. ” Destacou

Já o vereador Nego aproveito para agradecer a Deputada e pedir que a parlamentar destine mais emendas para a compra de caçambas e um caminhão coletor de lixo para resolver de vez a questão da limpeza das ruas.

 

 

 

Comentários

Continue lendo






Em alta