Acre
Prefeitura de Epitaciolândia realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2025/2028

A Prefeitura de Epitaciolândia realizou nesta quinta-feira, 04, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2025/2028, um encontro essencial para discutir políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O evento aconteceu no auditório do CRIE – Centro de Referência do Idoso, reunindo autoridades municipais, lideranças comunitárias, representantes de conselhos, equipes técnicas, sociedade civil e adolescentes do NUCA.
Abertura
A cerimônia iniciou com as boas-vindas do cerimonialista, ressaltando a importância do fórum como espaço de diálogo, participação popular e fortalecimento das ações que impactam diretamente a infância e adolescência no município.
Composição da Mesa
Compuseram a mesa de honra:
- Prefeito Sérgio Lopes de Souza
- Vice-prefeito Sérgio Mesquita
- Articulador estadual do Selo UNICEF, Thiago Silva
- Articuladora municipal do Selo UNICEF, Marinete Mesquita
- Mobilizador do Conselho Tutelar / NUCA, Jean Falsabre
- Mobilizadora do CMDCA, Paula Caroline Dantas
- Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Mesquita
- Mobilizadora do Resultado Sistêmico, Lindaci Ferreira Franco
- Secretária Municipal de Educação, Professora Eunice Maia Gondim
- Procuradora Jurídica do Município, Fernanda Carminha

Após a composição, o fórum seguiu com apresentações das equipes técnicas e diálogos sobre indicadores, metas e estratégias para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância.
Fala do Prefeito Sérgio Lopes
O prefeito destacou o empenho da equipe envolvida no processo do Selo UNICEF e reforçou a determinação da gestão para alcançar a certificação:
“O Selo UNICEF é uma meta que temos buscado com muito empenho. A Marinete, junto com nossa secretária de Educação, tem se dedicado intensamente para que tudo aconteça da melhor forma. Acredito que desta vez dará tudo certo. Desejo um bom dia a todos e que Deus continue abençoando cada um.”

Fala do Vice-Prefeito e Secretário de Saúde, Sérgio Mesquita
Com bom humor, Mesquita relatou os desafios da equipe no cumprimento das metas, mas ressaltou a relevância da certificação para crianças e adolescentes de regiões menos favorecidas:
“O Selo é complexo, ninguém consegue fugir das responsabilidades, mas todos estão comprometidos. Quando conseguirmos o selo, quero entregar um troféu para cada integrante da equipe.O Selo UNICEF existe para garantir que crianças e adolescentes de regiões menos privilegiadas, como em nossa região, tenham seus direitos assegurados. Ele nasceu de estudos que mostram as dificuldades enfrentadas pelos nossos jovens. As metas envolvem indicadores, legislação e ações nas áreas de assistência social, educação e saúde — pilares de uma sociedade mais justa. Que hoje seja um dia produtivo para que esse ‘ selo’ chegue até nós.”
Compromisso com a proteção às crianças
Durante o fórum, foi destacado que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem ampliado ações de atenção integral às crianças e adolescentes, incluindo o atendimento a famílias e crianças em situação vulnerável tanto na zona urbana quanto na zona rural.
A gestão reafirmou ainda o compromisso com políticas intersetoriais que garantam atendimento humanizado e proteção social a todos, incluindo crianças refugiadas e em situação de risco.
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

















Você precisa fazer login para comentar.