Cotidiano
Prefeitura de Cruzeiro do Sul prepara 1º Conferência Municipal de Meio Ambiente com Oficina
O objetivo é cultivar uma cultura de cuidado com o meio ambiente desde a infância, garantindo um futuro mais sustentável e uma cidade mais limpa

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza nesta quarta-feira, 8, no auditório da Escola Craveiro Costa, uma oficina preparatória para a 1ª Conferência do Meio Ambiente. Foto: assessoria
Com assessoria
Nos dias 23 e 24 de janeiro, a Escola Craveiro Costa, em Cruzeiro do Sul, receberá a primeira Conferência Municipal do Meio Ambiente, dedicada a discutir as mudanças climáticas e suas consequências. O evento reunirá representantes de diversos setores para debater propostas e estratégias voltadas à preservação ambiental e à melhoria da qualidade de vida na região.
Na manhã desta quarta-feira (08), foram realizadas oficinas preparatórias que discutiram ideias que serão apresentadas durante a conferência. É na ocasião que os participantes terão a oportunidade de eleger delegados para a quinta Conferência Nacional do Meio Ambiente.

“Nosso objetivo é criar uma política que priorize a questão ambiental, pois sabemos que a qualidade do ambiente em que vivemos afeta diretamente nossa qualidade de vida e saúde”. frisou à secretária Édina
“Estamos diante da nossa primeira conferência municipal de meio ambiente, que se desdobrará em três etapas: municipal, estadual e a nacional. Os cinco eixos abordados incluem mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental”, explicou a secretária do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Cruzeiro do Sul,Edna Fonseca.
A secretária enfatizou também a importância de adequar as diretrizes nacionais às necessidades locais, citando que essa preparação possibilita uma conferência mais eficaz. “O ano passado trouxe desafios significativos em relação às secas, que impactaram áreas que nunca imaginaríamos. Questões como degradação ambiental, queimadas e desmatamento de nascentes são urgentes. Precisamos mudar nossa mentalidade, especialmente no que diz respeito à educação ambiental, inserindo este tema nas escolas para que as crianças aprendam desde cedo a cuidar do meio ambiente”, acrescentou.
O evento também reconhecerá a importância da Amazônia nas discussões climáticas. Os debates prometem trazer à tona questões cruciais que afetam diretamente a região e seu ecossistema. “Estamos aqui para envolver toda a população, especialmente aqueles que vivem nos ramais, e tentar criar uma cultura ambiental que irá valorizar a saúde pública e o bem-estar da nossa comunidade”, concluiu Édna Fonseca.
A conferência se destaca como um espaço essencial de diálogo e articulação para tornar Cruzeiro do Sul um exemplo de consciência ambiental e ação efetiva contra as mudanças climáticas.

O objetivo é cultivar uma cultura de cuidado com o meio ambiente desde a infância, garantindo um futuro mais sustentável e uma cidade mais limpa. Foto: assessoria
No encontro foram tratados os cinco eixos temáticos que nortearão o grande evento, além de elaborar pré-propostas.
•Mitigação /Redução da emissão de gases de efeito estufa.
•Adaptação e Preparação para Desastres /Prevenção de riscos e redução de perdas e danos.
•Justiça Climática /Superação das desigualdades relacionadas às mudanças climáticas.
•Transformação Ecológica /Descarbonização da economia com maior inclusão social
•Governança e Educação Ambiental /Participação e controle social.
Durante a oficina, houve o alinhamento dos temas relacionados a realidade do município, com a colaboração do CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente;Instituto de Meio Ambiente do Acre, Instituto Federal do Acre, além da Secretaria de Agricultura e sindicatos e também a presença de representantes de comunidades locais, como do Rio Crôa e dos Ramais.

Os debates prometem trazer à tona questões cruciais que afetam diretamente a região e seu ecossistema. Foto: assessoria
Além das propostas debatidas, Édna enfatizou a relevância da Educação Ambiental, que visa conscientizar a população sobre comportamentos simples que podem fazer a diferença, como evitar queimadas e promover o descarte correto do lixo. O objetivo é cultivar uma cultura de cuidado com o meio ambiente desde a infância, garantindo um futuro mais sustentável e uma cidade mais limpa.

A Conferência Municipal de Meio Ambiente será realizada em Cruzeiro do Sul nos dias 23 e 24 de janeiro. Foto: assessoria
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.