Acre
Prefeitura assina ordem de serviço para a construção de creche com berçário no bairro Defesa Civil
Com o compromisso de promover uma educação infantil de qualidade garantindo bem-estar e desenvolvimento pleno das crianças desde os primeiros meses de vida, a Prefeitura de Rio Branco tem dado a ordem de serviço para a construção de creches com berçários na capital acreana.
Nesta terça-feira (2), a gestão assinou a ordem para o início da obra de mais uma unidade em Rio Branco, no bairro Defesa Civil. O investimento de quase R$ 5 milhões, provenientes de recursos próprios do município, demonstra a preocupação da gestão com o cuidado já na primeira infância e a demanda por espaços apropriados para receber crianças tão pequenas.

Segundo o prefeito de Rio Branco, a previsão é que a empresa finalize o serviço em dezembro para que a municipalidade possa inaugurar ainda este ano e, finalmente, contemplar as crianças da regional.
“Vamos adequar as antigas e fazer acontecer o berçário. E nas novas vamos construir as creches já com os berçários. Essa creche aqui vai atender mais de 300 crianças e é fruto de recurso próprio, não tem dinheiro do governo federal. Nós queremos que as nossas creches atendam as mães desde quando ela deixa seus filhos aos seis meses de direito no trabalho para, a partir daí, ela possa ter o lugar onde deixar sua criança, porque hoje não tem, mas a Prefeitura de Rio Branco nunca fez isso e estou feliz por estarmos fazendo isso agora. São 30 anos depois do que fiz em Acrelândia, mas estamos fazendo”.

A secretária municipal de Educação (Seme), Nabiha Bestene, destacou a importância de assinar a ordem de serviço para a construção de mais uma creche com berçário em Rio Branco. Sendo a segunda ordem de serviço realizada pela gestão nessa área, a municipalidade chega a um investimento de mais de R$ 10 milhões em recurso próprio nessa área.
“Nós vamos ter aqui oito salas de aula de creches e quatro serão de berçários. Essa regional é muito carente de escolas. Nós temos a creche Jairo Júnior e a pré-escola Jessé Santiago. Então, com essa daqui, vamos absorver bastante crianças. É meta de nós fazermos as quatro. Tem uma que estava parada, que nós retomamos na Cidade do Povo, que lá será uma grande creche”.

A creche terá quatro berçários contendo áreas de descanso, solário, depósito e fraldário. Além disso, a construção também contará com salas de multiuso, alimentação e lactário. No total, haverá oito salas para crianças de zero a 2 anos.
Para Gleiciana Silva, mãe da Haylla Vitória de apenas um ano, a construção da creche significa para ela a oportunidade de voltar a sonhar com um empreendimento por saber que sua filha estará em um local seguro e cuidada por pessoas competentes.
“Para a gente vai ser uma oportunidade muito boa porque como vocês sabem, é muito difícil uma creche com berçário para crianças de um ano para frente, vai ser uma oportunidade maravilhosa para a gente que quer trabalhar ou até mesmo para abrir o próprio negócio e a creche vai ajudar muito a família da gente. Vai ser a oportunidade para muitas mães aqui no Defesa Civil, vai ser ótimo”.
Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC
Comentários
Acre
Sesacre aponta queda nos casos de Covid-19 em até 96% no Acre em 2026
O Acre registrou uma redução significativa nos casos de Covid-19 em 2026. Até fevereiro, foram contabilizadas 112 confirmações, número muito inferior ao de anos anteriores. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, houve uma queda de 96% em relação a 2025, quando a circulação do vírus era maior.
Essa tendência de diminuição de casos graves e internações também foi observada em outras regiões do Brasil. Especialistas atribuem esse cenário à vacinação em massa e à imunidade adquirida pela população nos últimos anos.
No entanto, as autoridades de saúde alertam para o aumento de outros vírus respiratórios, como os que causam síndromes gripais, o que requer atenção da população.
Apesar da melhora no quadro da Covid-19, o recomendável é manter os cuidados básicos, principalmente para grupos vulneráveis. O estado agora monitora a doença de forma mais controlada, sem picos elevados como antes.
Comentários
Acre
Ciclista morre atropelado no dia do aniversário na Baixada da Sobral, em Rio Branco
Vítima ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância
O ciclista Rizomar Nascimento de Almeida, de 44 anos, morreu na noite deste domingo (22) após ser atropelado no bairro Bahia Velha, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. A tragédia aconteceu no mesmo dia em que ele comemorava aniversário.
Segundo informações apuradas no local, a vítima trafegava de bicicleta pela Rua Mende Sá quando tentou atravessar a via e foi atingida por um caminhão vermelho que seguia no sentido centro-bairro.
Com o impacto, a bicicleta ficou presa debaixo do veículo e há suspeita de que as rodas do caminhão tenham passado sobre o abdômen do ciclista, provocando um grave trauma abdominal, além de possível fratura na região do quadril.
Populares prestaram os primeiros socorros e acionaram a Polícia Militar do Acre e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado, foram enviadas ao local. As equipes médicas realizaram manobras de reanimação, mas, apesar dos esforços, Rizomar não resistiu e morreu dentro da ambulância.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.
O Policiamento de Trânsito isolou a área para os trabalhos da perícia. Após os procedimentos, o motorista do caminhão foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde deverá prestar esclarecimentos.
A bicicleta da vítima foi entregue aos familiares.
Comentários
Acre
Rio Branco recebe mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza neste domingo, 22, um mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher. A ação integra o programa nacional Mais Especialistas, do Ministério da Saúde, e ocorre em alusão ao Mês da Mulher.
A iniciativa ocorre de forma simultânea em todo o país, envolvendo unidades hospitalares públicas, privadas e filantrópicas. O objetivo central é ampliar o acesso da população a procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na Fundhacre, os atendimentos foram concentrados no centro cirúrgico da unidade, beneficiando pacientes previamente reguladas. Ao todo, foram executados procedimentos de diversas especialidades, visando garantir agilidade e reduzir as filas de espera.
Durante a mobilização, estão sendo executados procedimentos de diversas especialidades, como tireoidectomia total, plástica mamária não estética, reparo de manguito rotador, ressecção de cisto sinovial e tratamento de varizes. A ação contempla também demandas ginecológicas, incluindo histerectomias e curetagens, garantindo agilidade no atendimento e redução das filas de espera.
Antonia Neide, paciente contemplada pela ação relata. “Eu sentia muita dor no ombro e, quando trouxe os meus exames, o médico recomendou a cirurgia imediatamente. Graças a Deus, esse procedimento será realizado hoje. Esses mutirões são muito importantes, porque ampliam o acesso aos atendimentos. No meu caso, como eu trabalhava fazendo movimentos repetitivos, acabei desenvolvendo alguns problemas no ombro”, afirmou.
A inclusão da Fundhacre na mobilização nacional foi viabilizada após agenda institucional junto ao Ministério da Saúde, no início de março. O alinhamento reforça o compromisso do Estado com estratégias nacionais de atenção especializada e atendimento humanizado.






















Você precisa fazer login para comentar.