Acre
Prefeitura apresenta o Plano Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), apresentou na manhã desta terça-feira (30), no Horto Florestal, o Plano Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas.
O plano está de acordo com a Lei Federal 9.605, que diz que queimar é crime. A solenidade de lançamento do plano reuniu autoridades municipais, estaduais e instituições relacionadas à questão ambiental, com o objetivo de conscientizar toda a população de Rio Branco pra evitar as queimadas.

De acordo com o secretário da Semeia Carlos Nasserala os funcionários da secretaria estão nas ruas conscientizando à população sobre a importância de se preservar o meio ambiente.
“Esta nos quatro cantos da cidade com a educação ambiental ministrando palestras em escolas, com os professores, com os alunos, nos bairros, igrejas, associações, fazendo blitzes e mostrando que tem uma equipe. Só para você ter uma ideia, no ano passado nós atingimos quase 35 mil pessoas com a educação ambiental, conscientizando sobre não queimar.”
O prefeito lembrou que no ano passado houve 35% de redução das queimadas urbanas. Isso fez com que a qualidade do ar melhorasse significativamente. Já no ano de 2022, os números chegaram a 317 microgramas por metro cúbico. O ano passado não ultrapassou de 100. Isso mostra um trabalho que a prefeitura está fazendo de prevenção e combate.

Segundo o prefeito, a conscientização é mais importante que a punição.
“Foi a própria Secretaria de Meio Ambiente que acabou com aquela história do fiscal andar com a polícia do lado. Ele anda na casa das pessoas quando tem uma queima, no público, vai lá orientar, dizer que não pode fazer e dizer pra ele que tem um cronograma da Secretaria de Cuidados com a Cidade que recolhe o lixo. Então não precisa queimar. A Secretaria de Cuidados com a Cidade que não deixou o velho lixão queimar todos os anos como queimava e recolhe o material que tem de fundo de quintal. Portanto, não precisa queimar. Quando você faz todas essas ações, acontece o que aconteceu ano passado”, explicou o prefeito.
Para denunciar os casos de queimadas na capital existem alguns números de contato como informa Carlos Nasserala.
“Tem o 190 que você pode ligar para poder fazer uma denúncia, como também o telefone 3212 -7466. O telefone inclusive é o WhatsApp também.”
Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC
Comentários
Acre
Assis Brasil decreta situação de emergência devido às chuvas

Foto: Cedida
A Prefeitura de Assis Brasil decretou nesta sexta-feira, 28, situação de emergência no município em razão dos danos causados por chuvas intensas que afetaram a cidade desde fevereiro de 2025. A medida tem como objetivo garantir a mobilização de recursos e a coordenação de ações emergenciais para atender à população afetada.
A decisão foi tomada devido à gravidade da situação, com destaque para as fortes enxurradas e o transbordamento de igarapés, que causaram alagamentos, destruição de estradas e pontes, e danos significativos às lavouras. Aproximadamente 2.515 moradores foram impactados diretamente pelas condições climáticas adversas.
Além disso, a administração municipal poderá realizar contratações diretas e até iniciar processos de desapropriação, quando necessário, para garantir a recuperação das áreas mais afetadas. A validade do decreto é de 180 dias, com a Prefeitura comprometida em dar continuidade aos trabalhos de reabilitação e assistência à população.
Comentários
Acre
Funcionários de cozinha presidencial flagrados tentando entrar com drogas e celulares em presídio
Operação da Polícia Penal intercepta tentativa de introdução de ilícitos em complexo prisional; itens estavam escondidos em calçados
Uma ação da inteligência da Polícia Penal resultou na apreensão de drogas e aparelhos eletrônicos que seriam introduzidos no complexo prisional de Rio Branco na manhã desta quinta-feira (27). Cinco funcionários terceirizados da empresa Gran Nutriz, responsável pelos serviços de cozinha na unidade, foram flagrados com os ilícitos escondidos em seus calçados durante revista na entrada do presídio.
A operação foi deflagrada após apreensão anterior de:
– 65 celulares
– 39 pacotes de tabaco
– 1,13 kg de maconha
– 163 g de cocaína
Com apoio de cão farejador, os agentes encontraram nova remessa de entorpecentes e um celular com carregador nas revistas de rotina.
Marcos Frank, diretor do IAPEN, afirmou que a ação comprova a eficácia dos mecanismos de controle: “Nossa investigação minuciosa identificou esta rota de entrada de ilícitos. Reforça que nossa equipe está comprometida com a ordem”.
Os detidos foram levados à Delegacia Central de Flagrantes e responderão por tráfico de drogas e violação de estabelecimento prisional.
– Empresa terceirizada atua na alimentação de presos
– Operação ocorreu durante entrada de turno matinal
– Itens apreendidos seriam destinados a facções
Comentários
Acre
Rio Acre registra 10,80 metros e mantém sinal de vazante na capital

Foto: Whidy Melo/ac24horas
O Rio Acre segue em processo de vazante em Rio Branco, marcando 10,80 metros às 5h33 desta sexta-feira, 28, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. O nível representa uma queda de 37 centímetros em relação à medição das 21h de quinta-feira, 27, quando o rio estava em 11,17 metros.
Nas últimas 24 horas, a capital acreana registrou um acumulado de 3,40 milímetros de chuva. A cota de alerta permanece em 13,50 metros, enquanto o nível de transbordamento é de 14,00 metros.
Você precisa fazer login para comentar.