Conecte-se conosco

Cotidiano

Prefeitos do Alto Acre e Marechal Thaumaturgo aderem a pacto pela boa governança durante encontro promovido pelo TCE/AC

Publicado

em

A segunda etapa do Encontro com Prefeitos reuniu nesta terça-feira, 24, na sede da presidência do Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC), os gestores dos municípios da regional do Alto Acre, além do prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdélio Furtado.

Segurança alimentar, gestão ambiental, prevenção a queimadas, igualdade de gênero e políticas para a primeira infância estiveram entre os temas discutidos.

A iniciativa tem como objetivo orientar tecnicamente as administrações municipais.

Além das discussões, também foi assinado entre os representantes dos órgãos e cidades presentes, o Pacto pela Boa Governança Pública.

Os encontros começaram no dia 18 de junho, com os prefeitos do Baixo Acre, que também assinaram o Pacto, e seguem até 8 de julho. A ação faz parte do Programa Aprimora Gestão, voltado ao papel pedagógico do TCE junto aos municípios.

Estiveram presentes os prefeitos Jerry Correia (Assis Brasil), Sérgio Lopes (Epitaciolândia), Carlinhos do Pelado (Brasileia) e o secretário de Administração de Xapuri, Jardesson Maciel.

O evento também contou com a presença de representantes do Ministério Público de Contas (MPC), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), fortalecendo o diálogo institucional e a cooperação entre os órgãos de controle e os gestores municipais.

A presidente do TCE-AC, conselheira Dulce Benício, agradeceu a presença dos prefeitos e destacou a importância do encontro como espaço de construção conjunta. Ela reforçou o papel orientador da Corte de Contas.

“Tratamos muitos temas hoje, com várias áreas de atuação do Tribunal. Mas queremos também ouvir os prefeitos sobre as demandas que vocês entendem necessárias que o tribunal traga em outro momento”, pontuou a presidente.

Além disso, ela reforçou que a intenção é aproximar cada vez mais o TCE do gestor.

“Queremos ser parceiros dos municípios, contribuindo para que encontrem caminhos mais eficientes e sustentáveis. Sabemos do esforço que cada um faz para estar aqui, e reconhecemos a importância desse diálogo aberto e construtivo.”

Escuta ativa e cooperação

O prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdélio Furtado, que faz parte da Regional do Juruá, antecipou sua participação e elogiou a iniciativa.

“Parabenizo o Tribunal por nos chamar para esse debate. É uma aproximação que tem funcionado bem e nos ajuda a atuar com mais eficiência”, pontuou.

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, ressaltou o valor da escuta ativa promovida pelo TCE.

“Estamos felizes por sermos ouvidos. Essa postura do Tribunal quebra aquela imagem apenas punitiva e mostra uma preocupação legítima com as condições de trabalho dos prefeitos e suas equipes. Saímos daqui com informações importantes e também com espaço para expressar os nossos desafios”, destacou.

Para ele, a iniciativa também convida à reflexão sobre a legislação vigente e sua aderência à realidade dos municípios.

Desafios locais em destaque

O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, destacou as particularidades dos municípios da fronteira, principalmente no que diz respeito à saúde.

“Atendemos não só a população brasileira, mas também bolivianos e, em alguns casos, peruanos. Isso gera uma demanda muito maior nos nossos postos de saúde e hospitais. Também sentimos a ausência de políticas públicas mais integradas com o hospital regional”, contou.

Outros temas trazidos pelos gestores foram a manutenção de ramais e o fortalecimento de serviços públicos essenciais como educação, saúde e segurança alimentar.

“Unir forças entre as instituições é o caminho para melhorar o atendimento à população. Quem ganha com isso é a sociedade”, concluiu.

Pacto pela Boa Governança Pública

Selando o encontro, os prefeitos e representantes dos municípios assinaram o Pacto pela Boa Governança Pública, documento que formaliza compromissos com a ética, a transparência, a responsabilidade fiscal e a melhoria contínua na gestão dos recursos públicos.

Veja as diretrizes

Controle das emendas parlamentares de transferência especial (emendas PIX);
Fortalecimento do controle interno;
Segurança alimentar e nutricional com adesão ao SISAN;
Políticas públicas integradas voltadas à primeira infância;
Igualdade de gênero e redução de desigualdades;
Estratégias de enfrentamento às queimadas;
Adesão ao Movimento Nacional ODS e à Agenda 2030 da ONU.

Os próximos encontros devem reunir os gestores das regionais do Juruá, Tarauacá/Envira e Purus.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Publicado

em

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico

O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.

“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.

Trabalho físico

Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.

“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.

Matheus Nego

O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Publicado

em

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.

“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.

Rio Branco e Independência

O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.

Agradeceu o apoio

O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.

“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fluminense da Bahia apresenta recurso e pede a exclusão do Brasileia do Estadual

Publicado

em

Foto João Valente: Diretoria do Flu da Bahia quer a vaga na final do Estadual

O jogo terminou, mas a disputa por uma vaga na final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A ainda não. A diretoria do Fluminense da Bahia entrou com um recurso na Federação Acreana de Futsal nessa terça, 16, pedindo a exclusão do Brasileia do Campeonato Estadual.

O pedido tem como base o comportamento dos torcedores da equipe da Fronteira na partida da última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, quando ocorreu invasão e objetos arremessados dentro de quadra.

“Em um primeiro momento, a nossa intenção era apenas uma punição para Brasileia. A defesa do Brasileia para não perder o mando de quadra abriu a possibilidade do recurso e, agora, queremos o cumprimento do artigo 25 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e por isso estamos solicitando a exclusão do Brasileia”, explicou o presidente do Fluminense da Bahia, José Luzenildo Alves (Pirlo).

Recurso encaminhado

O presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale, encaminhou o recurso do Fluminense da Bahia para o departamento jurídico da entidade e a doutora Madalena Ribeiro vai avaliar.

“Temos dois recursos para serem julgados, o do Brasileia e o do Fluminense da Bahia. O ideal era termos uma definição até sexta(19), mas existem os prazos e quem vai definir e o nosso departamento jurídico”, explicou Rafael do Vale.

Comentários

Continue lendo