Conecte-se conosco

Geral

Prefeito Tião Bocalom sanciona lei de monitoramento por câmeras em loteamento de Rio Branco

Publicado

em

Iniciativa visa modernizar os espaços urbanos da cidade (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sancionou na tarde dessa terça-feira (22), o projeto de lei que estabelece regras para a implantação de serviços públicos de urbanismo e monitoramento por câmeras em áreas de domínio público, localizadas em loteamentos regularmente aprovados pelo município e registrados em cartórios. Essa iniciativa visa modernizar os espaços urbanos da cidade por meio da vigilância por câmeras de segurança.

O projeto foi concebido pelo empresário José Eduardo, proprietário da empresa Ipê, que se inspirou em inovações bem-sucedidas em outros estados do Brasil. José Eduardo destaca que essa medida permitirá que as pessoas acessem seus bairros sem a necessidade de passar por guaritas, graças ao monitoramento por câmeras.

“O cidadão vai ter a oportunidade de entrar no seu bairro, sem ter que passar por uma guarita. Ele terá um monitoramento de câmeras, isso é uma inovação. Vimos essas inovações em outros lugares do Brasil e fora do Brasil também”, explica o empresário José Eduardo.

O secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira, ressalta os benefícios desse sistema, que incluem melhorias na segurança do bairro e economia para a prefeitura, especialmente na coleta de lixo. Além disso, ele enfatiza que a população também estará envolvida na vigilância, contribuindo para a segurança pública.

“A segurança que traz para o bairro, a economia que traz para a prefeitura, que se refere à coleta de lixo. O local é excelente porque é monitorado pela própria população, que fica em contato com a segurança pública”, diz o secretário Cid Ferreira.

Essa modernização visa elevar a qualidade do ambiente urbano, protegendo recursos naturais e preservando o patrimônio histórico, cultural e paisagístico da cidade. O prefeito Tião Bocalom enfatiza que esse novo modelo descentralizado de gestão reduzirá a carga de responsabilidade da prefeitura, permitindo que os cidadãos contribuam para a limpeza de suas calçadas e garantam a segurança por meio do monitoramento.

“Esse modelo veio para mudar esse comportamento, então eu tenho certeza que isso descarrega um pouco também da responsabilidade da prefeitura. A prefeitura fica para poder limpar o eixo da rua e a calçada cada cidadão vai fazer a limpeza de sua calçada além da segurança do monitoramento da segurança que ajuda demais”, avalia o prefeito.

Após a assinatura da lei, o prefeito foi convidado pela empresa Ipê a visitar o bairro Reserva Amazônia, onde foi lançado o programa de bairro monitorado. O local está equipado com câmeras de vigilância monitoradas por uma central de segurança. Esse novo modelo habitacional em Rio Branco destaca a modernidade da cidade inteligente.

Além do prefeito, vereadores, secretário e empresários participaram do evento. Na oportunidade foi assinado um acordo entre a empresa e a prefeitura, que concede as imagens geradas dentro do bairro para serem acessadas pelo poder público municipal. O chefe do Gabinete Militar da Prefeitura de Rio Branco, coronel Ezequiel Bino, disse que esse sistema vem para somar com o Programa Rio Branco Mais Segura.

“Isso aqui é o que tem de mais novo, mais atual na governança de uma cidade, de um bairro e da segurança pública. As imagens que são geradas pelo sistema da imobiliária vão integrar com o sistema Rio Branco Mais Segura”, ressalta o coronel Bino, chefe do Gabinete Militar.

O prefeito destacou a chegada da modernidade à capital, atribuindo esse progresso aos investimentos da iniciativa privada. Ele ressaltou que esses investimentos são cruciais para o sucesso do programa cidades inteligentes em que a prefeitura está envolvida.

“Nós estamos colocando nosso município de Rio Branco na modernidade. E nós fazemos parte do programa cidades inteligentes do mundo. Então eu estou muito Feliz. Isso daqui é mais um exemplo de quem nós estamos modernizando a nossa cidade”, finaliza o prefeito.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo