Cotidiano
Prefeito que teria feito ‘manobra’ consegue derrubar cassação e se manter no cargo em Capixaba
Vereador do PT vota a favor de “Bode” e ele vai seguir no cargo mesmo sob acusações de corrupção

TIÃO MAIA
O prefeito interino de Capixaba, município a 77 quilômetros de Rio Branco, Antônio Nogueira, conhecido por “Joãozinho” ou por “Bode” (MDB) vai continuar no cargo. Graças às manobras que ele, seu advogado e assessores executaram desde a última sexta-feira (28), na sessão na qual foi votado o relatório que pedia sua cassação, na sessão da noite do último sábado (29), dois votos a favor e duas abstenções, o que barrou a pretensão da oposição, que precisava de seis votos para cassar o mandato.
As manobras do prefeito quase lhe saíram pela culatra: antes da sessão, ele enviou mensagem à Câmara anunciando que ausentar-se-ia da cidade. Junto enviou inclusive comprovante de uma passagem de ônibus com destino a Porto Velho (RO) comprada em seu nome, mas não teria viajado de verdade. Isso fazia parte da manobra para que o presidente da Câmara, Richard Silva, assumisse o cargo de prefeito e deixasse de votar com a oposição, como ele parecia. Richard assumiu a prefeitura e em seu lugar foi convocado o suplente, Waldir, que acabou votando a favor da cassação do prefeito.
No entanto, com apenas cinco votos, a oposição foi derrotada por apenas um voto, já que a maioria absoluta do total da Câmara de vereadores seria 6 votos. “Bode” foi salvo pelos votos dos vereadores Marcondes (MDB) e Jorge Capoeirop (PT). Como os vereadores Kemy (PSD) e Giliard (MDB) se abstiveram, o prefeito saiu vitorioso e deve voltar a assumir a prefeitura nos próximos dias.
Vereadores como Jorge Capoeiro, Marcondes, Kemy e Giliard deixaram a sede da Câmara vaiados pela população. As vaias eram bem mais intensas em relação a Jorge Capoeiro, que é do PT e que se jacta no município das suas boas relações no município com os irmãos Vianas Jorge e Tião Viana, ex-senadores e ex-governadores do PT. Antes da sessão, Capoeiro esteve reunido com Jorge Viana em Rio Branco e na reunião teria sido orientado a votara favor do prefeito acusado de corrupção. “São uns vendidos”, diziam moradores de Capixaba em faixas e cartazes.
O prefeito esteve ameaçado de cassação acusado de ter cometido irregularidades maiores que o prefeito afastado, José Augusto, que está fora do mandato por ordem judicial faz mais de um ano. Entre as irregularidades estariam pagamentos irregulares para pessoas que, embora contratadas, não prestavam serviços à prefeitura e seus salários iriam parar nas contas de pessoas próximas ao prefeito, como as irmãs Sara e Ruth Frank, as quais chegaram a ser presas pela Polícia Federal em novembro do ano passado e foram soltas mediante pagamento de fiança.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.