Conecte-se conosco

Cotidiano

Prefeito que teria feito ‘manobra’ consegue derrubar cassação e se manter no cargo em Capixaba

Publicado

em

Vereador do PT vota a favor de “Bode” e ele vai seguir no cargo mesmo sob acusações de corrupção

TIÃO MAIA

O prefeito interino de Capixaba, município a 77 quilômetros de Rio Branco, Antônio Nogueira, conhecido por “Joãozinho” ou por “Bode” (MDB) vai continuar no cargo. Graças às manobras que ele, seu advogado e assessores executaram desde a última sexta-feira (28), na sessão na qual foi votado o relatório que pedia sua cassação, na sessão da noite do último sábado (29), dois votos a favor e duas abstenções, o que barrou a pretensão da oposição, que precisava de seis votos para cassar o mandato.

As manobras do prefeito quase lhe saíram pela culatra: antes da sessão, ele enviou mensagem à Câmara anunciando que ausentar-se-ia da cidade. Junto enviou inclusive comprovante de uma passagem de ônibus com destino a Porto Velho (RO) comprada em seu nome, mas não teria viajado de verdade. Isso fazia parte da manobra para que o presidente da Câmara, Richard Silva, assumisse o cargo de prefeito e deixasse de votar com a oposição, como ele parecia. Richard assumiu a prefeitura e em seu lugar foi convocado o suplente, Waldir, que acabou votando a favor da cassação do prefeito.

No entanto, com apenas cinco votos, a oposição foi derrotada por apenas um voto, já que a maioria absoluta do total da Câmara de vereadores seria 6 votos. “Bode” foi salvo pelos votos dos vereadores Marcondes (MDB) e Jorge Capoeirop (PT). Como os vereadores Kemy (PSD) e Giliard (MDB) se abstiveram, o prefeito saiu vitorioso e deve voltar a assumir a prefeitura nos próximos dias.

Vereadores como Jorge Capoeiro, Marcondes, Kemy e Giliard deixaram a sede da Câmara vaiados pela população. As vaias eram bem mais intensas em relação a Jorge Capoeiro, que é do PT e que se jacta no município das suas boas relações no município com os irmãos Vianas Jorge e Tião Viana, ex-senadores e ex-governadores do PT. Antes da sessão, Capoeiro esteve reunido com Jorge Viana em Rio Branco e na reunião teria sido orientado a votara favor do prefeito acusado de corrupção. “São uns vendidos”, diziam moradores de Capixaba em faixas e cartazes.

O prefeito esteve ameaçado de cassação acusado de ter cometido irregularidades maiores que o prefeito afastado, José Augusto, que está fora do mandato por ordem judicial faz mais de um ano. Entre as irregularidades estariam pagamentos irregulares para pessoas que, embora contratadas, não prestavam serviços à prefeitura e seus salários iriam parar nas contas de pessoas próximas ao prefeito, como as irmãs Sara e Ruth Frank, as quais chegaram a ser presas pela Polícia Federal em novembro do ano passado e foram soltas mediante pagamento de fiança.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Deracre e Prefeitura definem ações para ramais, drenagem e Estrada Parque em Assis Brasil

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), alinhou ações para recuperação de ramais, intervenções em vias urbanas e pontes, canalização do Igarapé Cascata e a elaboração do projeto da Estrada Parque em Assis Brasil, que passam a integrar o planejamento operacional do Estado para o município.

Estado alinha encaminhamentos técnicos para ramais, drenagem e Estrada Parque em Assis Brasil. Foto: Gilvan Castro/Ascom Prefeitura de Assis Brasil

As demandas foram apresentadas pelo prefeito Jerry Correia e analisadas pelas equipes do Deracre, sob coordenação da presidente da autarquia, Sula Ximenes. Entre as definições estão a priorização dos ramais para o período pós-chuvas e o levantamento de trechos urbanos e estruturas de pontes que necessitam de intervenção. Segundo a presidente do Deracre, Sula Ximenes, o foco foi organizar a execução das ações com base em critérios técnicos.

“Fizemos a análise das demandas apresentadas para definir prioridades e estruturar a execução dos serviços dentro da capacidade operacional do Estado”, afirmou.

Ponte do Cascata garante mobilidade de famílias e estudantes. Foto: Ascom/Deracre

Em relação à canalização do Igarapé Cascata, o projeto técnico está concluído e apto para execução, aguardando a liberação de recursos. A obra tem como objetivo corrigir pontos recorrentes de alagamento e melhorar o ordenamento urbano em Assis Brasil.

Também avançou a elaboração do projeto da Estrada Parque, que deverá ser implantada ao longo de uma trilha ecológica até a cidade de Iñapari, com foco no turismo sustentável e na integração regional na faixa de fronteira. O prefeito Jerry Correia destacou que a definição das ações permite avançar no planejamento das obras no município.

“Com esse alinhamento, conseguimos organizar intervenções que impactam diretamente a mobilidade, a drenagem urbana e o turismo em Assis Brasil”, afirmou.

The post Deracre e Prefeitura definem ações para ramais, drenagem e Estrada Parque em Assis Brasil appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf retorna aos treinos e mira competições importantes

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin Assaf terá um 2026 com muitos desafios

Joaquin Assaf(Miragina) voltou aos treinamentos e começa a pensar nas competições da temporada de 2026. Recordista Estadual Absoluto nas provas 50 e 100 costas, 50 peito e 50 e 200 metros livres, o atleta da AABB vai trabalhar para quebrar as marcas e conquistar resultados mais expressivos.

“A última temporada do Joaquin foi excelente e hoje ele é um dos melhores nadadores do Norte. Isso significa muito para a natação acreana”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

Definir provas

Joaquin Assaf ainda vai definir quais serão as principais provas a partir do início das competições.

“Vamos realizar o trabalho e próximo dos eventos, definiremos as provas. O mais importante, agora, é trabalhar forte porque essa base é fundamental para toda a temporada”, afirmou Joaquin Assaf.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Detran notifica proprietários de 28 veículos removidos em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Prazo para regularização e retirada no pátio da WR Leilões é de 10 dias; veículos podem ir a leilão

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15) um edital de notificação direcionado aos proprietários de 28 veículos removidos pela autarquia no município de Cruzeiro do Sul.

A lista inclui automóveis, motocicletas e motonetas, de diferentes marcas, modelos e anos de fabricação, apreendidos por infrações previstas na legislação de trânsito. Conforme o Detran, os proprietários têm 10 dias, a contar da data de publicação do edital, para regularizar a situação e retirar os veículos. Caso contrário, os bens poderão ser encaminhados para leilão, conforme prevê a legislação vigente.

Para a liberação, é obrigatória a quitação de todos os débitos vinculados ao veículo, como IPVA, multas, taxas de licenciamento, seguro obrigatório e vistoria, além das despesas de remoção e estadia no pátio.

O depósito credenciado da WR Leilões, em Cruzeiro do Sul, está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 1.091, no Centro. O atendimento ocorre em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Comentários

Continue lendo