fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeito Jerry Correia recebeu equipe do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre para discutir a destinação do lixo

Publicado

em

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia e o secretário de Meio Ambiente, Clécio Cardoso, receberam nesta quinta-feira, 15, o secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre, Emerson Leão e equipe técnica da Associação dos Municípios do Acre (Amac), para debaterem estratégias de implantação de um aterro sanitário que atenda o município e também para vistoria no atual lixão da cidade.

O Consórcio foi instituído em 2023 com o objetivo de facilitar a atuação dos municípios que devem atender a política sanitária e de meio ambiente. A Legislação Brasileira impõe aos prefeitos a resolução do problema da coleta e destinação de resíduos sólidos (lixo) até 2024. No Acre, com exceção de Rio Branco que possui aterro sanitário conforme orienta a lei, todos os demais municípios do estado têm problemas com a destinação de seus resíduos sólidos.

Ao receber a equipe, o prefeito Jerry Correia agradeceu pelo trabalho nos municípios ter começado por Assis Brasil e enfatizou o empenho de sua gestão para melhorar as condições do atual lixão desde que assumiu.

“Essa é uma grande preocupação da nossa gestão e uma das prioridades, quando assumimos a Prefeitura, o lixão do município não tinha o menor cuidado, hoje nossa equipe cuida semanalmente, com certeza o nosso sonho é ter um aterro sanitário que atenda a região do Alto Acre e nosso lixo tenha a destinação correta, separando o que pode se reciclável, e para isso é importante uma cooperativa de catadores em nosso município para que também possam trabalhar a parte reciclável”, pontuou o prefeito.

De seu lado, o secretário Executivo do Consórcio, Emerson Leão, destacou a importância do trabalho do Consórcio e a busca para resolver esse problema complexo que é a destinação correta do lixo nos municípios. “Agradecemos a recepção do prefeito Jerry e de sua equipe, aos vereadores, estamos iniciando o trabalho do Consórcio pelo município de Assis Brasil, visitamos o lixão e o objetivo é desativar os lixões, em breve vamos ter um aterro para a Regional do Alto Acre, o que vai ajudar os municípios, estamos estudando a melhor forma de fazer toda a coleta e que também possa gerar emprego e renda no município de forma sustentável”, destacou o secretário Executivo do Consórcio.

Os vereadores Wendell Marques, Jura Pacheco, Wermyson Martins e Francisco Moura, estiveram presentes na reunião e puderam conhecer mais sobre o Consórcio de Resíduos Sólidos do Acre.

Visita ao lixão

Após a reunião, a equipe técnica do Consórcio acompanhada por membros da Prefeitura, realizou visita ao lixão do município para conferir as atuais condições do equipamento público.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Brasiléia lamenta morte do professor de dança Reginaldo Silva Corrêa

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia divulgou, nesta quarta-feira, 1º de outubro, uma nota de pesar lamentando o falecimento do professor de dança Reginaldo Silva Corrêa, conhecido carinhosamente como “Regis”. A mensagem é assinada pelo prefeito Carlinhos do Pelado e pelo vice-prefeito Amaral do Gelo.

Nota de Pesar

É com profundo pesar que a Prefeitura de Brasiléia, em nome do Prefeito Carlinhos do Pelado e do Vice-Prefeito Amaral do Gelo, expressa suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos pelo falecimento de Reginaldo Silva Corrêa.

Aos 38 anos, Regis era formado em Educação Física e atuava como professor de Zumba, atividade que desempenhava com dedicação e paixão. Solteiro, deixa uma filha.

Sua memória permanecerá viva entre seus entes queridos, amigos e alunos, que sempre o recordarão com carinho, gratidão e saudade.

Que Deus, em sua infinita bondade, conforte o coração da família, dos amigos e colegas neste momento de dor, e que as boas lembranças sigam iluminando nossos pensamentos.

Descanse em paz.

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem agride mãe e padrasto e termina preso em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Foto: PCAC

Depois de agredir a mãe e o padrasto na noite desta terça-feira, 30, Francisco Júlio Tavares, 34 anos,foi preso em flagrante pela Polícia Militar, na Vila Santa Luzia,na BR-364, em Cruzeiro do Sul. Os idosos precisaram de atendimento médico.
A equipe policial agiu após ser acionada por funcionários da Unidade de Saúde da Vila Santa Luzia, onde o casal foi atendido.

Ao chegar ao local, a guarnição encontrou o autor contido por um vizinho em uma parada de ônibus próxima à Unidade de Saúde onde os idosos estavam. O homem afirmou que mora perto da casa da família e que socorreu as vítimas no momento da agressão.

Na Unidade de Saúde, a mãe de Júlio relatou que,no início da noite, ao varrer sua residência, uma chave pertencente ao filho caiu ao chão. Ao recolhê-la e colocá-la de volta em seu lugar, foi questionada pelo filho a respeito da chave, ocasião em que, irritado, passou a chamá-la de “sem vergonha”. Ao exigir respeito, a vítima foi agredida fisicamente pelo autor, sofrendo lesões na região da mandíbula e do braço. A mesma relatou não recordar se o agressor utilizou algum objeto, pois ficou desorientada no momento da agressão. O padrasto do autor, tentou intervir em defesa da vítima, sendo também agredido, vindo a apresentar lesões na região da cabeça e do braço.

A PM encaminhou o agressor à Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul. As vítimas permaneceram na Unidade de Saúde em atendimento médico e informaram que não desejam que Júlio retorne à residência.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil do Acre participa da Operação Virtude 2025 com reforço em delegacias do estado

Publicado

em

“O idoso merece respeito, cuidado e dignidade. Nosso compromisso é intensificar as ações educativas e agir com rigor na responsabilização de quem pratica abusos”, afirma a Delegada Juliana De Angelis Drachenberg, coordenadora da Operação Virtude 2025 no Acre. Foto: Emerson Lima/ PCAC

A partir desta quarta-feira, 1º, a Polícia Civil do Acre (PCAC) passa a integrar a Operação Virtude 2025, uma iniciativa nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Durante todo o mês, as ações estarão voltadas para a prevenção, combate e responsabilização dos autores de crimes praticados contra pessoas idosas.

No Acre, a Polícia Civil direcionará reforços para a Delegacia de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Deadi), em Rio Branco, além das delegacias de Acrelândia e Cruzeiro do Sul. O objetivo é ampliar as frentes de atuação, tanto educativas quanto repressivas, visando fortalecer a rede de proteção e oferecer respostas mais rápidas às denúncias.

De acordo com levantamentos da instituição, os crimes mais comuns praticados contra pessoas com mais de 60 anos no estado envolvem violência patrimonial, como apropriação indébita de aposentadorias, pensões ou bens, violência psicológica, abandono material e físico, além de casos de maus-tratos.

Durante o mês de outubro, a Polícia Civil estará nas ruas, nas delegacias e nas comunidades para prevenir e reprimir crimes contra pessoas idosas. Arquivo/ PCAC

A delegada Juliana De Angelis Drachenberg, responsável pela coordenação da Operação Virtude no Acre, destacou a importância da mobilização conjunta das forças de segurança.

“A Operação Virtude representa um esforço nacional em defesa da população idosa, que muitas vezes sofre em silêncio. Nosso compromisso é intensificar as ações educativas e de conscientização, mas também agir com rigor na responsabilização daqueles que praticam abusos, sejam eles de natureza física, psicológica ou patrimonial. O idoso merece respeito, cuidado e dignidade, e a Polícia Civil do Acre estará presente para garantir esses direitos”, afirmou.

A operação segue até o fim de outubro e contará com palestras, orientações à comunidade, divulgação de canais de denúncia e intensificação das investigações já em andamento, dentre outras ações de prevenção e repressão.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo