Acre
Prefeito Jerry Correia e lideranças indígenas do rio Acre e Iaco definem ações prioritárias que serão executadas nas comunidades

Em reunião realizada nesta terça-feira, 23, no auditório da Prefeitura de Assis Brasil, o prefeito Jerry Correia, acompanhado dos coordenadores indígenas Leandro Jaminawa e Edpaulo Machineri, debateram e definiram ações prioritárias que serão executadas nas comunidades em 2024 e vão beneficiar os moradores.
Estiveram presentes mais de 30 lideranças indígenas e representantes da etnia Jaminawa do Rio Acre e do Rio Iaco.
O Cacique da Aldeia Liberdade, localizada na cabeceira do Rio Acre, Irá Jaminawa, destacou o diálogo e o esforço da gestão de Jerry Correia em buscar atender demandas das comunidades indígenas.
“É muito importante o prefeito Jerry Correia chamar nosso povo para ouvir as demandas das nossas aldeias, que precisam de investimentos em diversas áreas, desde que assumiu a prefeitura, o prefeito Jerry tem nos ajudado, sabemos que a Prefeitura faz o que pode, porque precisamos do apoio do Governo do Estado e do Governo Federal para que possamos melhorar a realidade do nosso povo”, enfatizou.
Desde que o prefeito Jerry Correia assumiu vem apoiando as comunidades indígenas tanto do Rio Acre quanto do Rio Iaco com a realização de atividades culturais e esportivas, levando internet para as aldeias com equipamentos adquiridos com recursos destinados pelo ex-deputado federal Leo de Brito, assim também como a destinação de equipamentos para ajudar na produção dos indígenas.
Durante o encontro, o prefeito Jerry Correia agradeceu a participação dos Caciques que vieram de longe para debater e planejar as ações prioritárias que serão executadas em 2024 nas comunidades.
“Nossa gestão tem ótima relação com os nossos povos indígenas Jaminawa e Manchineri, temos lutado para que nossas aldeias recebam mais estrutura, e a Prefeitura vai fazer a sua parte, sabemos que é pouco, mas temos levado atendimentos sociais, atividades esportivas e apoiado na realização de atividades culturais, que tem como finalidade preservar a cultura dos povos originários e a história de Assis Brasil. Tenho pedido para toda a equipe que fiquem ainda mais próximos e prestem todo apoio aos nossos irmãos indígenas”, destacou.
Estiveram presente os Caciques das Aldeias Liberdade, Morada Nova, Nova União, Boa Floresta, Vida Nova, Três Cachoeira, Anania, Apuí, Maria Montesa, São Lourenço, Boca do Mamoadate, Cujubim, Salão, Betel, Cafarnaum, Boca do Riozinho e Aldeia Guajará.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.