Conecte-se conosco

Acre

Prefeito Everaldo Gomes se reúne com autoridades para definir estratégia de segurança no Brasiléia Folia

Publicado

em

DSC_5243

Ações na área da segurança são definidas com Policia Militar, Policia Civil, Bombeiros, MPE, Judiciário, secretários municipais e parceiros

WILIANDRO DERZE, assessoria da PMB

As autoridades que estão responsáveis pela organização e coordenação da segurança do Brasiléia Folia “O Nosso Fora de Época” estiveram reunidos nesta sexta-feira, 21, no gabinete do prefeito Everaldo Gomes. O objetivo é criar estratégias para garantir uma festa de qualidade com muita segurança e organização dos locais de estacionamento, saídas para carros oficiais, ambulâncias, viaturas de policia e do Corpo de Bombeiros.

Durante a reunião ficou definido as ruas que serão interditadas durante as três noites do Brasiléia Folia. Aonde se definiu também a sinalização com placas nas áreas de estacionamento, circulação somente de pedestres e vias para somente carros autorizados.

Estiveram reunidos representantes do Ministério Público do Estado do Acre – MPE, da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Judiciário, Exército Brasileiro, além dos secretários municipais envolvidos na organização do evento.

Os responsáveis pela segurança também criaram regras e colocaram uma fiscalização para verificar os objetos, portado pelos foliões durante as três noites. Todo um aparato de segurança particular também será disponibilizado para garantir a integridade das pessoas no apoio a Policia Militar. Os seguranças contratados serão comandados pela organização do evento e estará a disposição no apoio as ações da Policia Militar e Civil caso seja necessário.

A Portaria que irá divulgar as regras para a permanência de crianças e adolescentes menores de 16 anos está sendo providenciado pelo Ministério Público E órgãos da justiça competentes. O conselho Tutelar junto com as demais instituições também estará realizando o trabalho de acolhimento e fiscalização.

DSC_5249

A finalidade é fortalecer e coibir qualquer tipo de violência no local, assim como garantir os direitos das crianças e adolescentes que acabam se deixando levar por influências de uso de bebida alcoólica e outras drogas.

O prefeito Everaldo Gomes disse que a reunião para tratar da segurança do Brasiléia Folia, mostra a responsabilidade da gestão e das demais instituições em garantir um ambiente atrativo e sem riscos de violência e práticas ilícitas. “Contamos com a Policia Militar, com o Corpo de Bombeiros, com o Ministério Público, a Justiça e os demais parceiros para garantir que nossa festa seja um atrativo a mais a população para desfrutar de uma festa que tenha total segurança. Não fazemos uma festa dessa, sozinho, temos que contar com essas instituições de grande importância para garantir a segurança dos foliões”, destacou o prefeito.

O comandante do 10º Batalhão da PM, Capitão Estene Barbosa Texeira explicou que foi pedido este ano 60 homens da Policia Militar vindos de Rio Branco para apoiar as ações na área do trânsito e trabalhos no decorrer das três noites do Brasiléia Folia. “Vamos atuar na fiscalização do transito, na fiscalização de excessos que por ventura ocorrer e vamos junto com a prefeitura de Brasiléia garantir uma festa organizada e com muita segurança”, disse.

A presidente da Comissão do Brasiléia Folia, Aldenice Ferreira aproveitou para dizer que todos os preparativos da festa estão sendo finalizado e que espera um comparecimento de pessoas tranqüilas e com o sentimento de somente diversão. “Estamos preparando uma festa para alegrar nossos munícipes e os turistas, precisamos garantir um segurança e estamos trabalhando nessa finalidade”, destacou.

O Brasiléia Folia será realizado nos dias 5, 6 e 7 de julho finalizando as comemorações de aniversário do município. As comemorações na semana de aniversário de Brasiléia começarão no dia 1º de julho com solenidades e eventos cívicos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo