Conecte-se conosco

Acre

Prefeito Everaldo Gomes se reúne com autoridades para definir estratégia de segurança no Brasiléia Folia

Publicado

em

DSC_5243

Ações na área da segurança são definidas com Policia Militar, Policia Civil, Bombeiros, MPE, Judiciário, secretários municipais e parceiros

WILIANDRO DERZE, assessoria da PMB

As autoridades que estão responsáveis pela organização e coordenação da segurança do Brasiléia Folia “O Nosso Fora de Época” estiveram reunidos nesta sexta-feira, 21, no gabinete do prefeito Everaldo Gomes. O objetivo é criar estratégias para garantir uma festa de qualidade com muita segurança e organização dos locais de estacionamento, saídas para carros oficiais, ambulâncias, viaturas de policia e do Corpo de Bombeiros.

Durante a reunião ficou definido as ruas que serão interditadas durante as três noites do Brasiléia Folia. Aonde se definiu também a sinalização com placas nas áreas de estacionamento, circulação somente de pedestres e vias para somente carros autorizados.

Estiveram reunidos representantes do Ministério Público do Estado do Acre – MPE, da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Judiciário, Exército Brasileiro, além dos secretários municipais envolvidos na organização do evento.

Os responsáveis pela segurança também criaram regras e colocaram uma fiscalização para verificar os objetos, portado pelos foliões durante as três noites. Todo um aparato de segurança particular também será disponibilizado para garantir a integridade das pessoas no apoio a Policia Militar. Os seguranças contratados serão comandados pela organização do evento e estará a disposição no apoio as ações da Policia Militar e Civil caso seja necessário.

A Portaria que irá divulgar as regras para a permanência de crianças e adolescentes menores de 16 anos está sendo providenciado pelo Ministério Público E órgãos da justiça competentes. O conselho Tutelar junto com as demais instituições também estará realizando o trabalho de acolhimento e fiscalização.

DSC_5249

A finalidade é fortalecer e coibir qualquer tipo de violência no local, assim como garantir os direitos das crianças e adolescentes que acabam se deixando levar por influências de uso de bebida alcoólica e outras drogas.

O prefeito Everaldo Gomes disse que a reunião para tratar da segurança do Brasiléia Folia, mostra a responsabilidade da gestão e das demais instituições em garantir um ambiente atrativo e sem riscos de violência e práticas ilícitas. “Contamos com a Policia Militar, com o Corpo de Bombeiros, com o Ministério Público, a Justiça e os demais parceiros para garantir que nossa festa seja um atrativo a mais a população para desfrutar de uma festa que tenha total segurança. Não fazemos uma festa dessa, sozinho, temos que contar com essas instituições de grande importância para garantir a segurança dos foliões”, destacou o prefeito.

O comandante do 10º Batalhão da PM, Capitão Estene Barbosa Texeira explicou que foi pedido este ano 60 homens da Policia Militar vindos de Rio Branco para apoiar as ações na área do trânsito e trabalhos no decorrer das três noites do Brasiléia Folia. “Vamos atuar na fiscalização do transito, na fiscalização de excessos que por ventura ocorrer e vamos junto com a prefeitura de Brasiléia garantir uma festa organizada e com muita segurança”, disse.

A presidente da Comissão do Brasiléia Folia, Aldenice Ferreira aproveitou para dizer que todos os preparativos da festa estão sendo finalizado e que espera um comparecimento de pessoas tranqüilas e com o sentimento de somente diversão. “Estamos preparando uma festa para alegrar nossos munícipes e os turistas, precisamos garantir um segurança e estamos trabalhando nessa finalidade”, destacou.

O Brasiléia Folia será realizado nos dias 5, 6 e 7 de julho finalizando as comemorações de aniversário do município. As comemorações na semana de aniversário de Brasiléia começarão no dia 1º de julho com solenidades e eventos cívicos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria

O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.

Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.

Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.

Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.

Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.

O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.

A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.

Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Publicado

em

Foto: David Medeiros

As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.

Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.

Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.

Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.

Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.

A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo