Acre
Prefeito de Assis Brasil, Humberto Filho luta por recursos para municípios do interior do Acre
Humberto busca os recursos disponíveis da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Da Redação da Agência ContilNet
Na busca incansável por recursos financeiros que possam ajudar a Prefeitura de Assis Brasil, o prefeito Humberto Filho (PSDB) participou nesta quinta-feira (14) de uma reunião em Manaus que poderá trazer resultados benéficos não apenas para a cidade dele, mas também para outros municípios acreanos.
Humberto busca os recursos disponíveis da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que poderão ajudar os municípios acreanos.
O prefeito de Assis Brasil, que responde como presidente em exercício da Associação dos Municípios do Acre (Amac), solicitou via ofício a liberação de um montante de R$ 400 milhões, a fim de serem acessados pelas prefeituras que estejam adimplentes.
Humberto Filho esteve na quinta-feira em reunião com o presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AMM), Raimundo Wanderlan Sampaio, para falar a respeito da possibilidade do ‘descontingenciamento’ de recursos da Suframa. O termo se refere a um fundo de reservas emergenciais destinadas para os municípios de alguns estados da Amazônia, entre os quais o Acre está incluído.
“Falamos para eles da real situação dos municípios do Acre, mostramos nossos estudos e eles ficaram sensibilizados”, diz.
O esforço de Humberto se estendeu também a buscar ajuda entre as bancadas do Amazonas e Acre para somar forças para conseguir a liberação dos recursos contingenciados da Suframa, que podem chegar à ordem de R$ 4 bilhões.
“A crise financeira e os constantes cortes nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos faz buscar alternativas, e os recursos da Suframa é algo que queremos lutar e sabemos que vários outros municípios do Acre também poderão ser beneficiados”, diz.
As bancadas do Acre e Amazonas já foram oficializadas para ajudar as prefeituras a conseguir a liberação dos referidos recursos, assim também como o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.
Comentários
Acre
Mais de mil bolsas integrais e parciais do Prouni estão disponíveis no Acre

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre neste primeiro semestre de 2026 a oferta de 1.684 bolsas de estudo no estado do Acre. Dessas, 1.026 são integrais, garantindo educação gratuita, e 658 são parciais, com desconto de 50% na mensalidade.
A capital, Rio Branco, concentra a maior parte das oportunidades, com 1.323 bolsas, sendo 754 integrais e 569 parciais. A lista completa de bolsas por município está disponível no site do Prouni, na seção “Consulta de bolsas”.
Entre os cursos com mais vagas no estado, Administração lidera com 146 bolsas (85 integrais e 61 parciais), seguido por Direito, com 139 oportunidades (53 integrais e 86 parciais), e Gestão Pública, com 120 bolsas (62 integrais e 58 parciais). Outros cursos com destaque são Gestão de Recursos Humanos (99 bolsas), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (85 bolsas) e Gestão Comercial (64 bolsas).
As inscrições serão gratuitas e realizadas entre os dias 26 e 29 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da seleção ocorrerá em duas chamadas, nos dias 3 de fevereiro e 2 de março.
O Prouni, criado pela Lei nº 11.096/2005, é voltado a estudantes sem diploma de nível superior e oferece oportunidades em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior.
Comentários
Acre
Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões
Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.
O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.


Você precisa fazer login para comentar.