Conecte-se conosco

Acre

Prefeito Bocalom visita obras dos ramais Moreno Maia e Barro Alto

Publicado

em

Até o momento foram recuperados 118 quilômetros de ramais, de um total de 1500, dentro do Cinturão Verde (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco tem se empenhado na recuperação dos ramais, buscando melhorar a acessibilidade e a infraestrutura das comunidades rurais. Até o momento, foram recuperados 118 quilômetros de ramais, de um total de 1500 dentro do Cinturão Verde da cidade. Os demais trechos são de responsabilidade do governo do Estado.

Em toda malha viária que compete a prefeitura, já foram realizados 364 quilômetros de piçarramento, instalados 234 bueiros e construídas 346 pontes, sendo 8 delas em concreto. Outro avanço importante é a pavimentação de mais de dez quilômetros de asfalto, proporcionando mais conforto e segurança aos moradores dessas regiões.

Nesta quarta-feira (15), o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom e o secretário de Agropecuária, Eracides Caetano, fizeram uma visita técnica na região do Barro Alto e no Projeto de Assentamento Moreno Maia. A equipe técnica percorreu os principais trechos em obras e os pontos já concluídos. Logo no quilômetro 2 do Barro Alto, a prefeitura recuperou um dos trechos de maior gargalo. Essa imensa ladeira, nunca nenhuma gestão teve coragem de arrumar. Agora, com o material frezado e o reaproveitamento de asfalto, o seu Raimundo, não precisa mais forçar o carro.

“Agora ficou ótimo, Deus me livre. A vista do que estava, agora está uma bênção. Agora está beleza. nota 10.”

Foi feita a correção nos pontos que acumulavam água (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Com a correção nos pontos que acumulavam água, agora, o acesso será de inverno a verão. Todos os transtornos ficaram para trás. Hoje a realidade no ramal União é outra. Serviços de recuperação já foram feitos e agora o ramal já está prontinho para receber o piçarramento.

“Dá gosto de ver o trabalho que a gente está fazendo. Ali no ramal União é um ramal que atolava trator, caminhão e o outro ponto era um trecho do Moreno Maia que quando vinha o inverno a água descia e arrebentava tudo. Graças a Deus que a nossa equipe esteve aqui, trabalhou mais de uma semana só nessa região e está aí o trabalho, para todo mundo ver, um trabalho lindo. É uma equipe comprometida em fazer o trabalho bem feito”, destacou o prefeito.

As pontes de madeira que há anos não recebiam manutenção, a prefeitura está construindo novas, reforçadas com mais resistência e qualidade. De acordo com o secretário da Seagro, Eracides Caetano, já foram construídas cerca de 46 pontes e agora tem ainda mais 8 de concreto.

Novas pontes estão sendo construídas (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“Tem 8 de concreto e tem 9 de madeira ainda para serem concluídas. Assim, temos umas que já estão fazendo, mas temos 9 que ainda não mexemos. Vamos começar agora, depois que concluir essas aqui do Barro Alto, a gente vai começar a construção das outras, que é em vários lugares no município”, informou.

Só quem utiliza o ramal com frequência, como é o caso do funcionário púbico Elias Dias, sabe da importância dos serviços.

“A placa por si só já diz, Ramais da Dignidade. Eu conheço o Barro Alto, acho que tem mais de 25 anos, que eu ando aqui. Acredito que de todas as gestões, é a primeira vez que a gente está vendo alguma coisinha fluindo. As pontes a gente está vendo que já está saindo. Agora a gente está conseguindo rodar mais um pouquinho no inverno.”

Segundo o diretor de ramais da prefeitura, até o final do ano todo o Cinturão Verde da cidade estará concluído.

“Foi uma determinação do nosso prefeito Tião Bocalom que a gente desse a trafegabilidade para toda a comunidade em torno do Cinturão Verde de inverno a verão. Sabemos que o período chuvoso já se encontra, mas estamos concluindo. Eu acredito que até mais ou menos meados do dia 20 de dezembro todo o Cinturão Verde estará pronto”, explicou.

Ao final da visita técnica o prefeito ficou satisfeito com a qualidade e o ritmo das obras.

“Parabéns a nossa equipe da Seagro que está trabalhando de segunda a domingo, não tem dia santo, não tem feriado e todo mundo é imbuído da mesma vontade de fazer esse ramal rodar de inverno a verão porque nós queremos comer o arroz de Rio Branco, feijão de Rio Branco, tomar o leite de Rio Branco, e pra isso, precisa de estrada”, concluiu o prefeito.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo