Conecte-se conosco

Acre

Prefeito Bocalom visita obras dos ramais Moreno Maia e Barro Alto

Publicado

em

Até o momento foram recuperados 118 quilômetros de ramais, de um total de 1500, dentro do Cinturão Verde (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco tem se empenhado na recuperação dos ramais, buscando melhorar a acessibilidade e a infraestrutura das comunidades rurais. Até o momento, foram recuperados 118 quilômetros de ramais, de um total de 1500 dentro do Cinturão Verde da cidade. Os demais trechos são de responsabilidade do governo do Estado.

Em toda malha viária que compete a prefeitura, já foram realizados 364 quilômetros de piçarramento, instalados 234 bueiros e construídas 346 pontes, sendo 8 delas em concreto. Outro avanço importante é a pavimentação de mais de dez quilômetros de asfalto, proporcionando mais conforto e segurança aos moradores dessas regiões.

Nesta quarta-feira (15), o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom e o secretário de Agropecuária, Eracides Caetano, fizeram uma visita técnica na região do Barro Alto e no Projeto de Assentamento Moreno Maia. A equipe técnica percorreu os principais trechos em obras e os pontos já concluídos. Logo no quilômetro 2 do Barro Alto, a prefeitura recuperou um dos trechos de maior gargalo. Essa imensa ladeira, nunca nenhuma gestão teve coragem de arrumar. Agora, com o material frezado e o reaproveitamento de asfalto, o seu Raimundo, não precisa mais forçar o carro.

“Agora ficou ótimo, Deus me livre. A vista do que estava, agora está uma bênção. Agora está beleza. nota 10.”

Foi feita a correção nos pontos que acumulavam água (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Com a correção nos pontos que acumulavam água, agora, o acesso será de inverno a verão. Todos os transtornos ficaram para trás. Hoje a realidade no ramal União é outra. Serviços de recuperação já foram feitos e agora o ramal já está prontinho para receber o piçarramento.

“Dá gosto de ver o trabalho que a gente está fazendo. Ali no ramal União é um ramal que atolava trator, caminhão e o outro ponto era um trecho do Moreno Maia que quando vinha o inverno a água descia e arrebentava tudo. Graças a Deus que a nossa equipe esteve aqui, trabalhou mais de uma semana só nessa região e está aí o trabalho, para todo mundo ver, um trabalho lindo. É uma equipe comprometida em fazer o trabalho bem feito”, destacou o prefeito.

As pontes de madeira que há anos não recebiam manutenção, a prefeitura está construindo novas, reforçadas com mais resistência e qualidade. De acordo com o secretário da Seagro, Eracides Caetano, já foram construídas cerca de 46 pontes e agora tem ainda mais 8 de concreto.

Novas pontes estão sendo construídas (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“Tem 8 de concreto e tem 9 de madeira ainda para serem concluídas. Assim, temos umas que já estão fazendo, mas temos 9 que ainda não mexemos. Vamos começar agora, depois que concluir essas aqui do Barro Alto, a gente vai começar a construção das outras, que é em vários lugares no município”, informou.

Só quem utiliza o ramal com frequência, como é o caso do funcionário púbico Elias Dias, sabe da importância dos serviços.

“A placa por si só já diz, Ramais da Dignidade. Eu conheço o Barro Alto, acho que tem mais de 25 anos, que eu ando aqui. Acredito que de todas as gestões, é a primeira vez que a gente está vendo alguma coisinha fluindo. As pontes a gente está vendo que já está saindo. Agora a gente está conseguindo rodar mais um pouquinho no inverno.”

Segundo o diretor de ramais da prefeitura, até o final do ano todo o Cinturão Verde da cidade estará concluído.

“Foi uma determinação do nosso prefeito Tião Bocalom que a gente desse a trafegabilidade para toda a comunidade em torno do Cinturão Verde de inverno a verão. Sabemos que o período chuvoso já se encontra, mas estamos concluindo. Eu acredito que até mais ou menos meados do dia 20 de dezembro todo o Cinturão Verde estará pronto”, explicou.

Ao final da visita técnica o prefeito ficou satisfeito com a qualidade e o ritmo das obras.

“Parabéns a nossa equipe da Seagro que está trabalhando de segunda a domingo, não tem dia santo, não tem feriado e todo mundo é imbuído da mesma vontade de fazer esse ramal rodar de inverno a verão porque nós queremos comer o arroz de Rio Branco, feijão de Rio Branco, tomar o leite de Rio Branco, e pra isso, precisa de estrada”, concluiu o prefeito.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Selecionado de Brasiléia avança à final da Copa Intermunicipal de Futsal e busca novo título no próximo dia 9

Publicado

em

Após tetracampeonato estadual, time garante vaga na decisão contra Sena Madureira no dia 9 de janeiro. Dirigentes destacam identidade da equipe e foco no próximo título

Após título do Campeonato Acreano 2025, selecionado vence Tarauacá e garante vaga na decisão contra Sena Madureira no dia 9 de janeiro. Foto: Art

O selecionado de futsal de Brasiléia segue acumulando conquistas. Após sagrar-se tetracampeão acreano no último sábado (27), a equipe garantiu vaga na final da Copa Intermunicipal Gilberto Lira com uma vitória por 5 a 3 sobre Tarauacá, na noite de segunda-feira (29), em Senador Guiomard. Agora, o time disputará o título contra o selecionado de Sena Madureira no próximo dia 9 de janeiro, às margens do rio Iaco.

A comissão técnica do selecionado expressou confiança na disputa da final da Copa Intermunicipal Gilberto Lira, marcada para janeiro contra Sena Madureira. O gerente de esporte Cleberson Venâncio destacou a importância da identidade da equipe e afirmou que “o foco e o compromisso serão determinantes” para o resultado positivo na Regional do Purus, situa-se às margens do rio Iaco.

O gerente de esporte Cleberson Venâncio destacou ainda a versatilidade da equipe: “O Brasiléia Esporte Clube tem uma variabilidade de jogo muito interessante e jogadores muito intuitivos, que arranjam soluções de acordo com o que o jogo pede”, finalizando a reportagem.

Após tetracampeonato estadual 2025, elenco vence Tarauacá e garante vaga na decisão da Copa Intermunicipal de Futsal contra Sena Madureira no dia 9 de janeiro. Foto: cedida 

O técnico Anjilberto Gugel (Anjo), reforçou a consciência coletiva sobre a oportunidade histórica. “Todos estão muito conscientes da importância de ganhar mais este título para Brasiléia”, afirmou, ressaltando a identificação da nova geração com o projeto e a preparação como fatores decisivos. “Estou totalmente confiante em mais uma excelente resposta da equipa em Sena Madureira”, completou.

A equipe chega à decisão motivada pelo recente tetracampeonato estadual de futsal 2025 e pela vitória sobre Tarauacá na semifinal da Copa Intermunicipal. A sequência de jogos e conquistas reforça a força do município no cenário do futsal acreano, com a equipe mantendo o ritmo competitivo em busca de mais um troféu no início de 2026.

Selecionado de Brasiléia de futsal avança para mais uma final e mantém sequência de conquistas fora de casa. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo

Acre

Ação do GIRO do 8º BPM prende dois por tráfico de drogas em Sena Madureira

Publicado

em

Patrulhamento no bairro Cristo Libertador resultou na apreensão de mais de dois quilos de maconha e outras substâncias ilícitas

Uma ação do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO), do 8º Batalhão da Polícia Militar, resultou na prisão de dois suspeitos por tráfico de drogas no bairro Cristo Libertador, em Sena Madureira.

A ocorrência foi registrada durante patrulhamento ostensivo e preventivo, quando os policiais perceberam uma movimentação considerada suspeita em uma residência. Ao notarem a aproximação da viatura, dois indivíduos tentaram fugir, mas foram alcançados e abordados pela guarnição.

Durante a revista pessoal e as buscas no imóvel, os militares encontraram aproximadamente 2,1 quilos de maconha, cerca de 40 gramas de uma substância semelhante à pasta base de cocaína, além de uma balança de precisão, uma faca, dinheiro em espécie e aparelhos celulares.

Diante do flagrante, os dois receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com todo o material apreendido, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atuação da Secretaria de Habitação e Urbanismo fortalece políticas públicas e impulsiona o desenvolvimento dos municípios em 2025

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb) consolidou-se em 2025 como um dos pilares das políticas públicas voltadas à garantia do direito à moradia no Acre. Ao longo do ano, a pasta avançou na implementação de programas habitacionais e urbanísticos que beneficiaram diretamente famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo não apenas o acesso à casa própria, mas também mais dignidade, segurança e qualidade de vida para milhares de acreanos.

A atuação da pasta tem impacto direto na vida das pessoas, ao levar estabilidade a milhares de famílias. A política habitacional é fundamental para assegurar direitos básicos, organizar o crescimento das cidades e promover inclusão social, especialmente para comunidades que historicamente enfrentam dificuldades de acesso à moradia adequada.

Em 2025, a Sehurb consolidou-se como um dos pilares das políticas públicas voltadas à garantia do direito à moradia no Acre. Foto: Alefson Domingos/Secom

Os resultados de 2025 também são fruto da parceria entre os governos estadual e federal, que tem possibilitado a ampliação de investimentos e a execução de projetos em diferentes regiões do Acre. Essa cooperação tem fortalecido as ações da Sehurb e contribuído para diminuir as desigualdades sociais, promovendo desenvolvimento urbano e social de forma mais equilibrada em todo o estado.

Ao fazer um balanço das ações desenvolvidas ao longo desse ano, o titular da secretaria, Egleuson Santiago, destaca os principais avanços alcançados pela pasta e ressalta o fortalecimento das políticas públicas voltadas à moradia e ao ordenamento urbano no Acre.

“O ano foi marcado por avanços significativos na política habitacional do Acre. A Sehurb conseguiu ampliar ações, acelerar processos e levar moradia às famílias acreanas, graças ao apoio firme do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis, que têm sido parceiros fundamentais para que esse trabalho chegue a quem mais precisa”, afirma.

Egleuson Santigo é gestor da Sehurb e aponta avanços. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Sorteios de unidades habitacionais

Como parte das ações que marcaram o ano de 2025, a Sehurb promoveu uma série de sorteios de unidades habitacionais em diferentes regiões do estado, garantindo um processo transparente e justo para a seleção das famílias beneficiadas e fortalecendo a política pública de acesso à moradia no Acre.

Esses momentos foram acompanhados pelo governador Gladson Camelí e pela vice-governadora Mailza Assis, o que reforça o compromisso do governo do Estado em cuidar das pessoas e em garantir que o processo de seleção das famílias seja realizado de maneira responsável e participativa.

Governador Gladson Camelí e vice-governadora Mailza acompanharam sorteios de unidades habitacionais. Foto: José Caminha/Secom

Na capital, Rio Branco, os sorteios concentraram o maior volume de unidades habitacionais ao longo do ano. Foram selecionadas 500 famílias para novas residências, além do sorteio dos endereços de 383 unidades habitacionais na Cidade do Povo, consolidando avanços importantes na política estadual de moradia.

As ações da Sehurb também ultrapassaram o eixo da capital e chegaram a municípios do interior, ampliando o alcance das políticas habitacionais. Em Xapuri, o governo, com a presença da vice-governadora, realizou o sorteio de 100 unidades habitacionais, beneficiando famílias que aguardavam a oportunidade da casa própria.

Residências próprias representam uma mudança de vida. Foto: Pedro Devani/Secom

Em Assis Brasil, outras 11 unidades habitacionais foram sorteadas, sempre com transmissão ao vivo, para garantir transparência e participação social. Além da seleção, as iniciativas sinalizam a construção de novas moradias nessas cidades, reforçando o desenvolvimento regional em todas as regiões do Acre.

“As unidades habitacionais que já estão em construção representam muito mais do que obras, simbolizam segurança, dignidade e esperança para famílias em situação de vulnerabilidade social. Cada casa entregue é uma transformação real na vida das pessoas, garantindo um lar digno e melhores condições para o futuro”, pontua o secretário Egleuson.

Conferência Estadual das Cidades

Com foco nas realidades específicas de cada município acreano, a Sehurb concretizou, nos dias 20 e 21 de agosto, a 6ª Conferência Estadual das Cidades, consolidando o evento como um dos principais marcos da atuação da Secretaria ao longo do ano. Com apoio do Ministério das Cidades, o encontro reuniu representantes dos 22 municípios, autoridades estaduais e movimentos sociais, promovendo um amplo debate sobre os desafios e caminhos para o desenvolvimento urbano sustentável no Acre.

Orientada pelo tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência deu continuidade ao processo iniciado nas etapas municipais, consolidando propostas e resultando na escolha de 33 delegados para representar o Acre na Conferência Nacional das Cidades, realizada em outubro, em Brasília (DF).

Conferência Estadual das Cidades celebrou união de diversas esferas, promovendo políticas públicas para as cidades acreanas. Foto: Alice Leão/Secom

Por meio de palestras e plenárias temáticas, os participantes debateram pautas como moradia digna, cidadania, saneamento básico, mobilidade urbana e sustentabilidade. As propostas aprovadas passaram a integrar a etapa em Brasília, consolidando a contribuição do Acre para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

A vice-governadora Mailza Assis participou do encontro e destacou a conferência como um espaço democrático de escuta e construção coletiva. Na ocasião, a gestora ressaltou que as conferências transformam as demandas da população em ações concretas, reafirmando o empenho do Estado em colocar em prática as propostas apresentadas, com foco no crescimento sustentável e na valorização das pessoas, garantindo voz a ribeirinhos e povos da floresta.

“Este é um espaço de diálogo que visa a um futuro melhor. Cada voz levantada pode concretizar uma ação efetiva para cada município”, disse Mailza. Foto: Alice Leão/Secom

Assinaturas de ordem de serviço

Ao longo de 2025, a Sehurb também teve papel estratégico na liberação de obras e na assinatura de diversas ordens de serviço que marcaram o avanço da infraestrutura pública no Acre. As ações salientam o comprometimento do governo do Estado em investir não apenas em moradia, mas também na melhoria de prédios, espaços e equipamentos públicos essenciais ao funcionamento das políticas sociais.

Entre os destaques do ano, a vice-governadora Mailza Assis assinou a ordem de serviço para a revitalização da sede da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), obra que garantiu melhores condições de trabalho aos servidores e atendimento mais digno à população. A revitalização foi planejada pela Sehurb e contemplou uma área construída de 1.359,89 m², com investimento estimado em R$ 2,5 milhões, dos quais R$ 2,3 milhões foram viabilizados por meio de emenda parlamentar da vice-governadora, quando atuava como senadora.

Este ano, governador assinou contrato que vai garantir 50 casas em projeto de assentamento no Bujari. Foto: Diego Gurgel/Secom

Na  área habitacional, mas com foco também no desenvolvimento rural, o governo do Estado firmou contrato para a construção de 50 casas na zona rural do Bujari, com investimento de R$ 5,9 milhões. A iniciativa beneficiou famílias que vivem fora do perímetro urbano.

A moradora Maria do Socorro Maciel, de 64 anos, é uma das beneficiadas. Emocionada, ela destacou a importância do projeto para sua vida: “Aqui é meu refúgio, aqui sinto paz e tranquilidade. Fico muito feliz de estar construindo aqui nessa terra que tanto amo. Esse apoio do governo veio em boa hora para mim e para os vizinhos.”

Já Francisca Couto Araújo recebeu a equipe em seu terreno e agradeceu o empenho do governo: “Estamos todos bastante felizes de ter o nosso terreno e nossa casa sendo construída com esse apoio. Quero que o governador volte quando ela estiver pronta e veja o que conseguimos construir.”

Outro marco de 2025 foi a assinatura de novas ordens de serviço na Cidade do Povo, em Rio Branco, que garantiram investimentos considerados históricos nas áreas de habitação, segurança pública e educação. As obras autorizadas consolidaram a atuação da Sehurb como agente fundamental no planejamento e na execução de projetos estruturantes, contribuindo para a modernização dos espaços públicos e para a melhoria da qualidade de vida da população acreana.

Governador Gladson Camelí assinou ordens de serviço para a construção de mais unidades habitacionais, a implantação do Complexo da Polícia Civil e a reforma da Escola Técnica Campos Pereira. Foto: José Caminha/Secom

Leia também

Regularização fundiária

Como parte do fortalecimento das políticas de ordenamento territorial e garantia do direito à propriedade, a Sehurb ampliou, em 2025, as ações de regularização fundiária, em parceria com o Instituto de Terras do Acre (Iteracre), obtendo mais segurança jurídica e cidadania às famílias acreanas. Em Rio Branco, o governo avançou com o envio de processos aos cartórios para a titulação de imóveis em bairros como Santa Cruz, Anjico, Andiroba e Itatiaia, beneficiando centenas de moradores que aguardavam há anos pela regularização de suas áreas.

No interior do estado, o trabalho também mobilizou as comunidades. Em Cruzeiro do Sul, a Sehurb realizou uma ampla audiência pública sobre regularização fundiária urbana, reunindo moradores de bairros como Cohab, Saboeiro, Cruzeirinho e Nossa Senhora das Graças. O encontro detalhou o processo técnico e jurídico da regularização e marcou o início de um programa que deve beneficiar cerca de 3.500 famílias com títulos definitivos de propriedade, promovendo mais segurança e valorização das propriedades locais.

Moradias garantem dignidade a centanas de famílias acreanas. Foto: José Caminha/Secom

Em Sena Madureira, a regularização ganhou força com uma audiência pública voltada aos moradores do Polo Agroflorestal Elias Moreira, promovida em conjunto com a prefeitura e o cartório local. O diálogo com a comunidade visou ouvir suas demandas e construir soluções para a legalização de terras rurais da região, ressaltando a importância da participação popular no processo de regularização.

Para Egleuson Santiago, a Sehurb deixa um legado de compromisso, planejamento e trabalho contínuo. Segundo o gestor, as expectativas para 2026 são de avançar ainda mais, com a entrega de casas que já estão em execução, ampliando o acesso à moradia digna.

“Como secretário, sigo atuando para intensificar as ações, fortalecer parcerias e garantir que as políticas habitacionais cheguem a todas as regiões do estado”, diz.

The post Atuação da Secretaria de Habitação e Urbanismo fortalece políticas públicas e impulsiona o desenvolvimento dos municípios em 2025 appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo