fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Prefeito Bocalom acompanha andamento do projeto 1.001 moradias populares em um único dia

Publicado

em

Após apresentar o projeto 1.001 Dignidades aos prefeitos de São Paulo e Campinas e, também, em Portugal, na Universidade de Coimbra, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, se reuniu na manhã desta terça-feira (22), na madeireira Canaã, com técnicos e engenheiros para acompanhar o andamento do projeto que irá mudar a história da capital acreana: a construção de 1.001 moradias populares em um único dia.

Segundo o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o projeto é um trabalho revolucionário e vai mostrar para todos que precisamos aproveitar o máximo das madeiras que existem nas serrarias, pois elas seriam descartadas e queimadas. Além das madeiras que foram refugadas de importação, que a Agrocortex está colocando à disposição.
“São quase 10 mil metros cúbicos transformadas em aproximadamente 3 mil metros de madeiras beneficiadas, para construir as casas e tirarmos, pelo menos, 1001 famílias de áreas de esgotos, onde o rio alaga todos os anos e mesmo aqueles que são de aluguel social.”

A engenheira florestal, Mayara Bruna, frisou ser muito gratificante ver um prefeito falar de uma economia de carbono e também praticar. Ela elogiou o prefeito por ter esse olhar.

“Nós tínhamos a madeira, mas não tínhamos um uso sustentável para ela e o prefeito com esse olhar disse que tem uma causa que abraça que é da população carente e que precisa atendê-las. Para nós é um motivo de muita gratidão o nosso problema virar solução.”

O prefeito disse ainda que recentemente esteve em alguns lugares e falou sobre o projeto e todos ficaram encantados.

“Fiquei muito feliz de ver o prefeito de São Paulo empolgado com o projeto, do mesmo jeito foi em Campinas, e também em Portugal, o prefeito e na Universidade de Coimbra, enfim, onde apresentamos o projeto foi muito bem recebido.”

O prefeito acrescentou que mesmo o projeto estar iniciando, está sendo muito cauteloso. “Iremos começar por esses dias na prática, Hoje fizemos reunião com os técnicos que vão começar a fazer a seleção da madeira pra depois fazermos os recortes. Tudo está andando bem dentro do cronograma”, concluiu

Comentários

Continue lendo

Geral

Menor é apreendido com motocicleta roubada no bairro Canaã, em Rio Branco

Publicado

em

Um adolescente foi apreendido pela Polícia Militar na noite deste sábado (12), após ser flagrado conduzindo uma motocicleta com restrição de roubo/furto na Avenida Durval Camilo, no bairro Canaã, em Rio Branco.

A ação teve início após uma denúncia anônima feita via número 190, informando que um indivíduo estaria circulando pela região com uma motocicleta roubada. Com base nas informações, uma equipe de rádio patrulhamento do 2º Batalhão da PM foi deslocada para averiguar a situação.

Durante o patrulhamento, os policiais localizaram um adolescente conduzindo uma motocicleta modelo Honda CG 150 Fan, de cor cinza. Ao ser abordado, nada de ilícito foi encontrado com o menor, mas ao consultar os dados do veículo, foi constatada a restrição de roubo.

Diante dos fatos, os militares deram voz de apreensão ao menor, que foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (DEFLA)para os procedimentos legais. A motocicleta também foi apreendida e será devolvida ao legítimo proprietário.

O caso será investigado pela Polícia Civil, que buscará identificar a origem do veículo e as circunstâncias que levaram o adolescente a estar em sua posse.

Comentários

Continue lendo

Geral

Caso Yara Paulino: bebê desaparecida pode ter sido entregue a terceiros com consentimento da mãe, revela delegado

Publicado

em

Quase quatro meses após o assassinato de Yara, a filha Cristina Maria ainda não foi localizada; Polícia Civil trabalha com hipótese de entrega informal da criança e pede ajuda da população

Ela foi encontrada morta após ser linchada em via pública na Cidade do Povo./ Foto: Reprodução

Quase quatro meses após o brutal assassinato de Yara Paulino, de 25 anos, linchada em via pública no dia 24 de fevereiro na Cidade do Povo, em Rio Branco (AC), o mistério sobre o paradeiro da filha da vítima, a bebê Cristina Maria, ainda persiste. As investigações continuam sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que revelou uma nova linha de apuração: a possibilidade de que a criança tenha sido entregue a terceiros com o consentimento da própria mãe.

Em entrevista, o delegado Alcino Júnior, responsável pelo caso, afirmou que há indícios de que Yara, que vivia em situação de vulnerabilidade social e era usuária de drogas, teria participado de um possível acordo informal para entregar a filha. “Existe uma prática que descobrimos depois e que não é tão incomum. Muitas vezes, quando nasce uma criança de pais nessa condição, já existe algum tipo de acerto para entregar a criança a terceiros, seja por doação informal ou até por interesses financeiros”, afirmou.

O delegado responsável pelas investigações deu detalhes sobre o andamento das buscas pela bebê/ Foto: ContilNet

Ainda segundo o delegado, uma das hipóteses é que Yara tenha desistido do acordo, o que poderia ter motivado sua morte. “Parece ser uma mistura entre subtração de incapaz com um consentimento inicial. A mãe pode ter desistido da entrega, o que teria gerado um conflito e, possivelmente, resultado no crime contra ela”, explicou.

Buscas e dificuldades

Desde o início do caso, a Polícia Civil tem realizado diligências em diferentes municípios do Acre. Recentemente, buscas foram feitas em Xapuri e Porto Acre, após denúncias sobre crianças com características semelhantes à bebê desaparecida. No entanto, após verificação, ambas as suspeitas foram descartadas.

“Era tudo muito semelhante, até a data de nascimento coincidia, mas após checagens, constatamos que não se tratava da Cristina”, disse o delegado.

A principal dificuldade da investigação, segundo Alcino, é a escassez de informações sobre a criança. “Só temos uma foto da bebê. Não sabemos como ela estaria hoje, o que dificulta ainda mais as buscas”, lamentou.

Apesar dos avanços, a polícia ainda não conseguiu reunir provas concretas nem identificar quem estaria com Cristina Maria. O caso segue em aberto, e qualquer informação que possa ajudar nas investigações pode ser repassada à Delegacia de Homicídios ou pelo Disque Denúncia 181.

Com Informações de Contilnet

Comentários

Continue lendo

Geral

Entregador fica em estado gravíssimo após ser arremessado contra parede em acidente no Distrito Industrial de Rio Branco

Publicado

em

Um grave acidente de trânsito registrado na noite deste sábado (12), na Alameda Sabiá, no Distrito Industrial, em Rio Branco, deixou um entregador de lanches em estado gravíssimo. A vítima, que ainda não foi identificada oficialmente, teve a motocicleta atingida na traseira por um carro em alta velocidade.

De acordo com testemunhas, o entregador trafegava no sentido bairro–centro, quando foi violentamente atingido por um Jeep cinza, conduzido por Amarílio dos Santos Campos Neto, de 33 anos. Com o impacto, a motocicleta e o motociclista foram arremessados por um barranco, colidindo contra a estrutura de uma olaria localizada à margem da via.

A motocicleta bateu na lateral do prédio, enquanto o corpo do entregador foi lançado com tanta força que chegou a perfurar a parede com a cabeça e o tórax, ficando inconsciente no local.

Após a colisão, o Jeep capotou várias vezes. Populares que presenciaram o acidente acionaram imediatamente a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe de suporte básico foi a primeira a chegar, seguida por uma ambulância de suporte avançado, que realizou os primeiros atendimentos no local. O entregador precisou ser entubado e foi encaminhado em estado crítico ao Pronto-Socorro de Rio Branco.

Amarílio, o condutor do Jeep, apresentava sinais visíveis de embriaguez, segundo relatos. Ele recusou-se a realizar o teste do bafômetro e sofreu apenas escoriações. Após ser atendido no pronto-socorro, ele deixou a unidade por conta própria, alegando que procuraria atendimento na Unimed.

A área foi isolada por agentes do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) para o trabalho da perícia. Após os procedimentos, os veículos envolvidos foram removidos por um guincho.

O caso será investigado pela Polícia Civil, que deverá apurar as circunstâncias do acidente, incluindo a possível condução sob efeito de álcool por parte do motorista do Jeep.

Tocador de vídeo

Comentários

Continue lendo