Conecte-se conosco

Acre

Prefeito acompanha atendimento a famílias atingidas pelas chuvas em Rio Branco

Publicado

em

Gestão municipal mobiliza secretarias, monta abrigos e mantém cidade em estado de alerta

Desde as primeiras horas da manhã deste sábado (27), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanha de perto as ações de atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingem a capital. Ao lado dos secretários municipais de Saúde, Rennan Biths; de Comunicação, Ailton Oliveira; de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz; de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira; além do coordenador municipal da Defesa Civil, coronel Cláudio Falcão, o gestor visitou o abrigo montado pela Prefeitura na Escola Álvaro Rocha, no bairro Conquista.

No local, o prefeito conversou com as famílias acolhidas, acompanhou o trabalho das equipes municipais e verificou as condições de atendimento às dez famílias — um total de 36 pessoas — que precisaram deixar suas casas em razão do transbordamento de igarapés.

O prefeito Tião Bocalom destacou que a Prefeitura colocou toda a sua estrutura à disposição da população desde as primeiras horas da intensificação das chuvas. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Tião Bocalom destacou que a Prefeitura colocou toda a sua estrutura à disposição da população desde o início da intensificação das chuvas, adotando medidas preventivas e emergenciais para reduzir os impactos.

Segundo o prefeito, em apenas 17 horas choveu o equivalente a cerca de 15 dias na capital, o que provocou o transbordamento de igarapés e sobrecarregou o sistema de drenagem urbana.

Como medida emergencial, a Prefeitura mobilizou todas as secretarias para atuar de forma integrada, garantindo acolhimento humanizado, assistência social, atendimento em saúde, segurança e apoio logístico às famílias atingidas.

A Prefeitura de Rio Branco segue em estado de alerta, com monitoramento permanente das áreas de risco, e mantém todas as equipes de prontidão para dar resposta rápida e eficiente à população. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, afirmou que o volume de chuvas foi atípico e exigiu a mobilização imediata da rede municipal de saúde, com foco na prevenção de doenças e no atendimento às famílias acolhidas. Segundo ele, equipes da Vigilância estão acompanhando os abrigos e as áreas atingidas, levando orientação e garantindo a estrutura necessária para evitar surtos.

Já o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, reforçou que o acolhimento está sendo feito de forma integral, com atenção especial às pessoas em situação de maior vulnerabilidade, incluindo crianças e idosos.

O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, reforçou que o acolhimento às famílias está sendo feito de forma integral, com atenção especial às pessoas em situação de maior vulnerabilidade. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Após a visita ao abrigo, o prefeito e sua equipe seguiram para o Parque de Exposições Wildy Viana, onde acompanharam os trabalhos iniciais de preparação do espaço, que está sendo estruturado de forma preventiva para servir como abrigo, caso seja necessário ampliar o atendimento diante da elevação do nível do Rio Acre.

A Prefeitura de Rio Branco segue em estado de alerta, com monitoramento permanente das áreas de risco, e mantém todas as equipes de prontidão para responder rapidamente às demandas da população.

O Parque de Rxposições está sendo sendo estruturado de forma preventiva para servir como abrigo, caso seja necessário transferir as famílias diante da elevação do nível do Rio Acre. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

O renascimento cultural do Povo Shawãdawa pelo olhar fotográfico

Publicado

em

O 6º Festival Kãda Shawã Kaya, na Aldeia Foz do Nilo, município acreano de Porto Walter, marcou um momento importante para o Povo Shawãdawa. Durante quatro dias, entre 8 e 11 de janeiro, os indígenas celebraram sua cultura ancestral por meio de pinturas corporais, vestimentas originais, arcos e flechas, cantos e danças inspiradas na rica natureza da floresta.

6º Festival Kãda Shawã Kaya. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Toda essa profusão de cores e formas foi captada pelas lentes do fotógrafo Cleiton Lopes, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Mesmo imerso na floresta, em condições adversas, o profissional montou um verdadeiro estúdio fotográfico para registrar os melhores momentos do Festival Kãda Shawã Kaya, com foco, sobretudo, nos personagens que participaram das festividades.

Os aspectos humanos e criativos do povo Shawãdawa foram registrados com sensibilidade. O resultado é um arquivo fotográfico que servirá de referência para quem quiser estudar a cultura dos povos originários do Acre.

Cultura do povo Shawãdawa no 6º Festival Kãda Shawã Kaya. Foto: Cleiton Lopes/Secom

A beleza indígena e o vigor desse povo, que sofreu no passado um massacre cultural, não podendo praticar os seus costumes, espiritualidade e idioma, passaram por uma regeneração profunda nos mais recentes anos.  E o olhar do fotógrafo Cleiton capturou esse renascimento com detalhes, numa sinfonia de imagens que revelam para o mundo a alma da cultura Shawãdawa.

O concurso de beleza nas vestimentas originais, a disputa de arco e flecha, as brincadeiras, as danças e cantorias, as pinturas corporais, as cerâmicas e artesanatos estão detalhados nas fotos do profissional da Secom, constituindo um registro antropológico que servirá de espelho para as futuras gerações da Nação Shawãdawa, conhecidos como “Arara”.

Povo Shawãdawa no 6º Festival Kãda Shawã Kaya. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Um dito popular afirma que uma imagem vale mais do que mil palavras. Nas fotos produzidas por Cleiton Lopes, está impressa uma história de lutas para a afirmação cultural de um povo que transcende o tempo cronológico.

6º Festival Kãda Shawã Kaya, realizado entre 8 e 11 de janeiro de 2026. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Na verdade, nesse simples registro fotográfico, estão as almas de homens, mulheres e crianças que fizeram da conexão com a natureza um suspiro de amor e alegria para seguir a jornada da construção dos valores do Povo Shawãdawa.











The post O renascimento cultural do Povo Shawãdawa pelo olhar fotográfico appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Bocalom avisa Gladson Cameli sobre anúncio de candidatura ao governo do Acre

Publicado

em

Em visita a Gladson Cameli, Tião Bocalom anuncia que fará anúncio oficial na segunda-feira, apesar de resistências internas na legenda

Prefeito Bocalom confirma pré-candidatura ao governo do Acre e diz que partido será o PL. Foto: captada 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), confirmou neste sábado que esteve no gabinete do governador Gladson Cameli (PP) para tratar do anúncio oficial de sua pré-candidatura ao governo do Acre. O lançamento ocorrerá na segunda-feira, dia 19, em coletiva no auditório da Federação da Indústria.

“Fui mesmo”, afirmou Bocalom, depois de rumores sobre o encontro circularem no estado.

Questionado sobre a legenda, o prefeito reafirmou que disputará pelo PL, mesmo diante de especulações de que o partido priorizaria a reeleição do senador Márcio Bittar.

“Sim, eu sou do PL”, declarou, reforçando sua disposição de manter a candidatura mesmo com resistências internas.

Prefeito confirma que foi ao gabinete do governador comunicar oficialmente lançamento de pré-candidatura, marcado para segunda-feira. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

MDB realiza “agenda de escuta” em Brasiléia para fortalecer base eleitoral no Alto Acre

Publicado

em

MDB percorre municípios do Acre em “agenda de escuta” neste sábado (17) o encontro foi em Brasiléia para fortalecer base antes da campanha de 2026

Presidente estadual Vagner Sales confirma escolha em entrevista; partido também discute nomes para deputado estadual, a ser divulgado em breve. Foto: captada 

Lideranças, correligionários e presidentes municipais do MDB de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil reuniram-se neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia para discutir a estratégia do partido nas eleições de 2026. O encontro contou com a presença do presidente estadual, Vagner Sales, da deputada Antonia Sales (MDB) e de nomes históricos da legenda no estado.

Vagner Sales afirmou que o MDB vive uma fase de “reorganização política” e busca “ouvir cada membro do partido” antes de definir alianças. “Só entramos em aliança se tiver espaço de peso na disputa em outubro”, declarou. Ele confirmou conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP), destacando que o interesse do partido é contribuir com um “projeto de governo voltado à população que mais precisa”.

A reunião faz parte de uma agenda de escuta ativa que o MDB está realizando nos municípios acreanos, com o objetivo de fortalecer a base partidária e definir posicionamentos antes do início oficial da campanha, e em abril consolidar as tratativas do partido, quando os nomes ao governo do estado devem estar consolidados.

MDB define Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre em 2026. Foto: captada 

O presidente estadual do MDB, Vagner Sales, confirmou em entrevista exclusiva ao portal oaltoacre.com que o partido já definiu a ex-prefeita e deputada estadual Leila Galvão como pré-candidata a deputada federal pela regional do Alto Acre nas eleições de 2026. A decisão foi tomada em comum acordo entre as lideranças municipais da legenda.

Vagner Sales também adiantou que o MDB já tem nomes em discussão interna para a disputa a deputado estadual, e que a escolha será divulgada em breve pelo diretório municipal de Brasiléia. O anúncio ocorre após reunião estratégica realizada neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia, que reuniu presidentes e lideranças do MDB na região.

A definição reforça o movimento de reorganização do partido no estado, que tem realizado uma agenda de escuta ativa nos municípios e mantém conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP) sobre possíveis alianças para as eleições.

A estratégia do MDB acreano é consolidar suas bases municipais antes das definições estaduais de aliança, que devem ocorrer a partir de abril.

Encontros visam definir posicionamentos e alinhar estratégias; partido já definiu Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre. Foto: captada 

Veja vídeos entrevista:

Comentários

Continue lendo