Conecte-se conosco

Acre

Por falta de gás e gasolina, bolivianos fecham pontes, aeroporto e militar tenta prender equipamento de jornalista

Publicado

em

Falta de gás de cozinha e gasolina leva a mais um protesto onde fecharam as pontes na fronteira com o Acre - Foto: Alexandre Lima

Falta de gás de cozinha e gasolina leva a mais um protesto onde fecharam as pontes na fronteira com o Acre – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Mais uma vez, os bolivianos da cidade de Cobija (capital de pando/Bolívia), realizam outro protesto por falta de gás de cozinha e combustível no lado boliviano. Outra vez, resolveram que deveriam fechar as duas pontes que ligam ao Brasil através do Acre.

Nem carros e motos puderam atravessar pela cidade de Brasiléia, somente a pé. Já pelo da Epitaciolândia, nem andado. Segundo foi passado por um dos líderes do movimento, Juan Carlos Aguilar, até mesmo o aeroporto estaria fechado para pouso e decolagens.

Reclamam que estão a cerca de uma semana sem o gás e combustível, fato esse que vem afetando a todos do Departamento (Estado) de Pando. Esta seria a sétima vez que o governo deixa faltar e vem irritando a população. O controle da venda e distribuição, vem sendo feita pelas forças armadas no País desde a tomada da Petrobrás em 2007, e vem acontecendo um racionamento.

Militar tenta tomar equipamento

Militar abordou e tentou levar o equipamento para o Quartel Naval no lado boliviano - Foto: Alexandre Lima

Militar abordou e tentou levar o equipamento para o Quartel Naval no lado boliviano – Foto: Alexandre Lima

O cinegrafista profissional Josenir Melo, que trabalha para a Tv Gazeta, filiada da Rede Record em Rio Branco, que se encontra na cidade de Brasiléia para fazer outros trabalhos, utilizou do seu Quadricóptero/Drone, que possui uma câmera filmadora para fazer uma cobertura do protesto.

Josenir utilizou a Ponte Wilson Pinheiro que liga Brasiléia à Cobija, para fazer uma tomadas aéreas e passou próximo ao Quartel da Marinha Boliviana. Foi quando um oficial foi até a ponte e achou que deveria impedir o trabalho e levar o equipamento para o Comando Naval.

Mesmo explicando o trabalho que a imprensa brasileira estava fazendo sobre o protesto, foram longos minutos de tensão. O oficial que estava no meio da ponte sozinho, tentava a todo custo levar o equipamento para o lado boliviano com a intensão de ver a imagens e dizendo poderia ter filmado o quartel militar.

Após mostrar as imagens que quase nada mostrava e passar momentos de tensão vendo que o equipamento poderia ser tomado caso chegasse no outro lado, a imprensa foi liberada.

Veja vídeo-reportagem dentro de instantes.

A todo momento Josenir e seu Drone era fotografado por militares na ponte e as imagens foram vistas para poder se liberado - Foto: Alexandre Lima

Momento de tensão: A todo momento Josenir e seu Drone eram fotografados por militares na ponte e as imagens foram vistas para poder ser liberado – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Eduardo Costa é atração principal do show da virada em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Réveillon no Estádio Arena do Juruá terá artistas locais, queima de fogos sem estampido e público estimado em 40 mil pessoas.

O show da virada em Cruzeiro do Sul, marcado para a próxima quarta-feira, 31, terá como atração principal o cantor Eduardo Costa. A programação será realizada no Estádio Arena do Juruá e contará também com apresentações de artistas locais antes e depois do show nacional.

Sobem ao palco os músicos Theo Lins e William Freitas, além do DJ Cleudo, que comandam a festa ao longo da noite. A programação tem início às 21h com os artistas locais. À meia-noite acontece a tradicional queima de fogos, que será realizada sem estampido, e, às 00h30, Eduardo Costa inicia a apresentação principal. A festa segue até as 4h da manhã.

A expectativa da organização é de que cerca de 40 mil pessoas participem do réveillon no Arena do Juruá, consolidando o evento como um dos maiores da região no encerramento do ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre atinge cota de transbordamento e mantém Rio Branco em alerta

Publicado

em

Nível do rio chegou a 14 metros na manhã deste sábado (27), causando alagamentos e atingindo áreas vulneráveis da capital acreana.

O Rio Acre atingiu a cota de transbordamento na manhã deste sábado, 27, em Rio Branco. De acordo com boletim da Defesa Civil Municipal, o nível do manancial chegou a 14 metros às 9h, marca considerada crítica e que representa risco de alagamentos em diversas regiões da capital. A informação foi divulgada pelo portal ac24horas Play.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, ficando a apenas 27 centímetros do limite de transbordo. A elevação rápida do nível manteve os órgãos de monitoramento em estado de atenção ao longo de toda a manhã.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, o volume elevado do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nos dias anteriores, principalmente nas cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, ultrapassada desde a madrugada. O boletim é assinado pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal da Defesa Civil.

Durante a apuração da reportagem, a equipe esteve na Rua Barbosa Lima, no bairro da Base, onde uma residência ocupada por indígenas da etnia Kaxinawá já foi parcialmente invadida pela água, evidenciando a situação de vulnerabilidade enfrentada pelos moradores da região.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria

O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.

Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.

Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.

Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo