fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Cai em 25% número de fumantes no AC

Publicado

em

A parcela da população acreana acima de 18 anos que fuma caiu 25% nos últimos seis anos, de acordo com dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde. A pes­quisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doen­ças Crônicas por Inquérito Te­lefônico (Vigitel 2012), diz que 12% da população brasileira fuma, enquanto que em 2006 o índice era de 15%. Apesar da queda, a frequência maior permanece entre os homens: o número passou de 19% (2006) para 15% (2012). Entre as mu­lheres o índice caiu de 12% (2006) para 9% (2012).

Hoje, em todo o País, é comemorado no país o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em viagem rumo ao Vale do Juruá onde participa de reunião da Associação dos Municípios do Acre (Amac), a secretária de Saúde do Acre, Suely Melo, não pôde comen­tar a pesquisa Vigitel.

Em relação ao número de adultos fumantes por cida­de, o levantamento mostra que a capital com a maior concentração é Porto Alegre (RS) com 18%, que também detém a maior proporção de pessoas que fumam 20 cigar­ros ou mais por dia (7%). Já a capital com o menor índice é Salvador (BA), onde 6% da população adulta diz ser fumante.

Comentários

Acre

Abrigos estão lotados de imigrantes venezuelanos e preocupa autoridades em Assis Brasil

Publicado

em

Na cidade de Assis Brasil, interior do Acre, todos os abrigos montados para acomodar imigrantes dos países vizinhos, como Peru e Venezuela, estão com 100% da capacidade ocupada. A informação foi confirmada pelo prefeito Jerry Correia nesta sexta-feira, 9.

Segundo o gestor da cidade, a grande maioria dos refugiados são venezuelanos e, a grande maioria estão sendo expulsos do Peru e do Chile – ambos países sul-americanos. “Não posso confirmar os números, mas há meses estamos com nosso abrigo sempre lotado. A maioria dos venezuelanos, ocorre que o Chile expulsou milhares que foram para o Peru”, declarou.

Correia alertou que o governo peruano estabeleceu prazos para que os refugiados se regularizem e após isso, serão expulsos. O prefeito teme que os imigrantes possam invadir o Acre pela fronteira. “As agências de inteligência dizem que cerca de 400 mil podem ser expulsos do Peru. A rota seria o Acre, a partir de Assis Brasil”, comentou.

Além disso, os imigrantes também devem lotar a capital Rio Branco e o município de Brasiléia, por essa razão, pede providências do governo federal. “Mas o fluxo de saída daqui para Brasiléia e Rio Branco é diário. Essa é uma política nacional que envolve controle de fronteira”, explicou.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente da Aleac visita presídio no Juruá e defende trabalho de ressocialização dos detentos

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), visitou nesta sexta-feira (9) o presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul. Na ocasião, o parlamentar reforçou a parceria entre o poder Legislativo e a Segurança Pública do Estado, através do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Luiz Gonzaga afirmou que a visita faz parte do plano de ação da Aleac de estar presente em todas as cidades acreanas e conferir de perto as necessidades e trabalhos realizados nas áreas da segurança, saúde, educação, produção agrícola e demais setores.

Durante a visita, Gonzaga conheceu o trabalho de confecção de uniformes escolares realizado pelas detentas e experimentou da farinha que é produzida pelos dententos dentro do próprio presídio.

“Fico feliz em saber que o presídio de Cruzeiro do Sul está trabalhando pela ressocialização. Esses trabalhos de corte e costura e produção de farinha são importantes, pois essas detentas e detentos quando saírem daqui terão profissão e onde trabalhar. Falta mão de obra no mercado e esses reeducandos podem sair daqui e trabalhar. É importante que os detentos tenham uma profissao. A direção do presídio pode contar com nosso apoio”, disse.

O diretor do presídio de Cruzeiro do Sul, Elves Barros, afirmou que a visita do presidente da Aleac é importante para motivar e auxiliar na execução de projetos de melhorias na estrutura, valorização dos servidores e na ressocialização dos presos.

“A visita do presidente Luiz Gonzaga é importante, pois nos motiva a trabalhar ainda mais pela ressocialização dos nossos detentos e melhorias no presídio. Essas visitas nos dão um norte, nos orienta até mesmo na execução de projetos para dar oportunidade para que esses reeducandos tenham a remissão de pena e uma qualificação de trabalho e que possam ser reinseridos novamente na sociedade”, disse.

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem é preso com motosserra roubada em Rio Branco

Publicado

em

Na tarde de desta quinta-feira, a equipe de investigadores da Delegacia do Tucumã prendeu em flagrante JOSÉ WILLIAN DA SILVA MARTINS pelo crime de receptação previsto no art. 180 do Código Penal e pelo crime de comercialização de motosserra previsto no art.51 da Lei n. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

A prisão ocorreu na Vila Jorge Kalume, na Rua E, em frente a residência do infrator. José William estava na posse de uma motosserra avaliada em mais de cinco mil reais,
proveniente de crime de furto. Após a captura o indivíduo foi levado para a Central de Flagrantes DEFLA para lavratura do respectivo Auto de Prisão em Flagrante.

Comentários

Continue lendo

Em alta