Conecte-se conosco

Acre

Política, economia e atualidade – Por Dimas Gurgel

Publicado

em

DIMAS-COLUNARecado de Jorge Viana!

O Rio Grande do Sul é um rico estado da federação e está passando por dificuldades sérias, inclusive com parcelamentos de salários, não se admire se isso acontecer em outros estados da federação, inclusive no Acre, exclamou da tribuna.

Deixou claro

Essa coluna por diversas vezes alertou do perigo que os servidores acrianos estão passando, em meio a crise tudo pode acontecer, parece que Jorge ouviu minhas palavras, Jorge vem a cada dia dando sinais que isso tem grande chance de ocorrer no estado em que seu irmão governa

Palavras do cacique

“É melhor perder ministérios do que a Presidência”, disse Lula, segundo relato de ministros do PT que participaram da conversa, no Palácio da Alvorada.

A preço de banana

Aconteceu o que grande parte da sociedade esperava… Briga de lá, beijinhos de cá, caras e bocas e adivinhe o final? Pena que é um capitulo repetido várias vezes, bastaram alguns ministérios pelo silêncio. Parabéns ao grande partido PMDB, com o maior número de filiados em nosso País.

Reforma ministerial!

Após se reunir com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), afirmou que a presidente anuncia a reforma ministerial antes de viajar para Nova York.

Osso duro de roer!

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, disse há pouco que a decisão da presidente Dilma Rousseff de oferecer novos ministérios ao PMDB, como parte de uma reforma administrativa, não muda a sua opinião de que o partido deve deixar logo a base aliada ao Executivo.

Tá ficando dificil Cunha

Mais um réu da Operação Lava Jato fechou delação premiada com o (MPF): Eduardo Vaz da Costa , ex-gerente da Área Internacional da Petrobras. Ele afirmou aos procuradores que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem ligação com o esquema de corrupção na estatal e que era dele a “palavra final” nas indicações políticas para cargos na Área Internacional da empresa.

Movimentação política

É grande a movimentação politica buscando filiações, é cobra ingolindo cobra, as visitas se multiplicaram nos últimos dias, é o pula-pula da alegria .

Nomes novos

Sabemos que a política a cada dia que passa precisa de novos rumos. Em Brasileia, dois nomes cotados e que estão muito cotado nos bastidores, é o da primeira dama Marisanta e do sub-tenente do 10º Batalhão de Fronteira, Edmilson S. Santos.

Em cima do muro

Já diz a Biblia… Ninguém pode servir a dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro ou Deus ou o diabo, no caso de Joelso Pontes ou serve ao PP ou PMDB? Sem mais…

Xapuri

Sabemos que é grande a dificuldade de captar recursos diante da atual crise, as obras estão escassas, sobretudo nos municipios, em Xapuri Marcinho Miranda tenta reagir apresentando obras que vinham sendo reinvindicadas há anos pela população.

É mais ou menos

Com a alta do dólar a fronteira enfrenta sérias dificuldades, sobretudo a cidade de Cobija que ver suas vendas cairem em até 60%, por outro lado bolivianos passam a comprar mais no lado brasileiro, o que é ótimo para o comércio local, alguns seguimentos estão aumentando suas receitas.

De frente com Dimas – Vereador Carlinho do Pelado (PSB)

Vereador Carlos Armando (PSB)

Vereador Carlos Armando (PSB)

O Povo quer saber… Por que ‘Carlinhos do Pelado’?

Tradição familiar, o papai que é muito conhecido como Antonio Pelado, muitos votos veio por conta do nome, é um marketing.

Vereador Carlinhos, sabemos que a nossa cidade precisa ser reconstruída, na sua concepção apenas a enchente é responsável pela atual situação ou existem outros fatores?

Não é apenas a enchente, existe alguns fatores administrativos também que vem ocorrendo desde outro momento, nós politicos acrianos e brasileenses, temos que parar de pensar pequeno, temos que parar de fazer obras imediatistas, fazer obras grandes e futuras.

Carlinhos… Tivemos uma enchente em 2012 e outra em 2015. Porém, em 2012 o País passava por um momento diferente, você acha que faltou empenho do poder público em 2012 e 2015?

Sim, tanto do governo federal como do estadual, sabemos das dificuldades mas, seria possível fazer melhor, até hoje não foram concluídas as casas dos atingidos em 2012, por conta de convênios federais que não foram celebrados, porém em 2015 temos maior esperança dessas familias serem atendidas.

Como você analisa a gestão municipal?

Na minha avaliação está ruim. Poderia está melhor se o atual prefeito tivesse um pouco mais de compromisso com o povo brasileense. Nem o básico a prefeitura de Brasileia está fazendo, que é a limpeza, iluminação e pagamento de funcionários.

O poder Legislativo Municipal atual tem cumprido o seu papel de fiscalizar?

Sim, nós vereadores estamos fazendo a nossa parte sendo que algumas funções legislativas são impedidas de serem exercidas pelo poder mirim, sendo que temos várias denúncias contudentes no Ministério Público. Como exemplo, o desvio de R$ 400 mil da saúde e falta de medicamentos nas unidades de saúde e empresas que atuam com licitações suspeitas .

Vereador sabemos que várias obras importantes vem sendo postergada pelo governo do PT. Temos entre elas, o hospital e a ponte metállica. O vereador acha que em 20 anos não foi possivel entregar essas obras a população… Por que?

Na realidade sabemos que o Acre nesses 20 anos avançou muito, mas sabemos também que muitas coisas ficaram por fazer. Acreditamos que em um projeto duradouro como esse, poderiamos ter feito mais.

Vereador, na sua avaliação qual conceito podemos classificar a atuação da deputada Ana Leila Galvão, RUIM, BOM, IRREGULAR, REGULAR OU ÓTIMO ?

Regular. Pois, a nobre deputada vem dando o melhor para atender a nossa regional infelizmente, com limitações.

Vereador o senhor é apontado como um possivel nome de pré-candidato a vice na chapa de composição da Frente Popular. Quero saber do vereador de forma clara, existe esse desejo por parte do vereador?

Sim, existe um desejo de minha parte. A dois mandatos venho contribuindo com a Frente Popular em Brasileia e no Estado. Porém, cabe a definição maior do grupo e da Frente Popular.

Carlinhos você é um parlamentar de vários mandatos, sempre foi fiel ao grupo, isso te diferencia de alguns concorrentes para indicação de pré-candidato a vice?

Acredito que sim, pois com todas as dificuldades enfrentadas pela Frente Popular eu sempre estive ao lado e isso é fato. Vale lembrar que isso em política é raro. Alguns parlamentares costumam permanecer em época de abundância, como foi visto ao longo dos tempos.

Considerações finais…

Gostaria de agradecer em primeira mão, a Deus. Em seguida, ao meu amigo Alexandre Lima e a você Dimas Gurgel. Dizer que eu, Carlinhos do Pelado, continuarei sempre fazendo a política da forma em que acredito que seja correto, com honestidade, compromisso, dedicação e sempre pensando no povo, principalmente nos mais necessitados. Um abraço a todos e que Deus abençoe.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais

Derivan Vitor da Silva, de 30 anos, é acusado de estuprar a própria prima, uma adolescente de 14 anos, na quinta-feira (25), no Ramal 07, às margens da BR-364, em Cruzeiro do Sul, no Acre. Segundo a Polícia Militar, não foi possível realizar buscas imediatas pelo suspeito devido às más condições da via vicinal e à disponibilidade de apenas um quadriciclo no atendimento da ocorrência.

A equipe da PM foi acionada, mas as fortes chuvas tornaram o ramal intransitável para a viatura. Diante da situação, os policiais retornaram à Base Ambiental e seguiram até o local utilizando um quadriciclo.

De acordo com o relato da vítima, ela havia ido de motocicleta com o primo até a Vila Santa Luzia para fazer compras. No retorno pelo Ramal 07, Derivan teria parado o veículo em uma área isolada e a conduzido até uma região de mata. A adolescente contou que tentou fugir, mas foi agarrada pelo pescoço pelo agressor, que sacou uma faca da cintura.

Ainda segundo a vítima, ela tentou tomar a arma branca, sofrendo um corte no braço. O suspeito apresentava sinais de embriaguez e, sob ameaça e uso de força física, teria consumado o estupro, colocando a faca em seu pescoço e ameaçando cortar sua garganta caso o crime fosse revelado.

A irmã da adolescente relatou à PM que, pouco antes de a vítima chegar em casa, Derivan apareceu na residência extremamente nervoso e sem camisa, pegou uma mochila e fugiu rapidamente do local. Logo depois, a adolescente chegou chorando, com as roupas sujas de lama e sangue, afirmando ter sido estuprada pelo primo.

Como a guarnição era composta por apenas dois policiais e o quadriciclo já estava com a capacidade ocupada pela vítima e sua responsável, não foi possível iniciar buscas pelo suspeito naquele momento. Na Delegacia Geral de Polícia Civil, a adolescente não foi ouvida no mesmo dia por se tratar do feriado de Natal e pela ausência de profissional disponível.

“Por conta da demora do deslocamento, por conta de difícil acesso, ao chegar lá não conseguiram mais localizar o autor. Foram feitos os registros na delegacia e a partir daí vai ter uma apuração dos fatos e com certeza vai ser feita uma tentativa de buscar esse autor”, citou o subtenente Janderson, da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul.

Comentários

Continue lendo

Acre

Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Publicado

em

Foto: David Medeiros

A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.

De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros

Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.

Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros

Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.

Comentários

Continue lendo

Acre

Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros

Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.

Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.

O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

 

 

 

Comentários

Continue lendo