Conecte-se conosco

Acre

Política, economia e atualidade – Por Dimas Gurgel

Publicado

em

DIMAS-COLUNARecado de Jorge Viana!

O Rio Grande do Sul é um rico estado da federação e está passando por dificuldades sérias, inclusive com parcelamentos de salários, não se admire se isso acontecer em outros estados da federação, inclusive no Acre, exclamou da tribuna.

Deixou claro

Essa coluna por diversas vezes alertou do perigo que os servidores acrianos estão passando, em meio a crise tudo pode acontecer, parece que Jorge ouviu minhas palavras, Jorge vem a cada dia dando sinais que isso tem grande chance de ocorrer no estado em que seu irmão governa

Palavras do cacique

“É melhor perder ministérios do que a Presidência”, disse Lula, segundo relato de ministros do PT que participaram da conversa, no Palácio da Alvorada.

A preço de banana

Aconteceu o que grande parte da sociedade esperava… Briga de lá, beijinhos de cá, caras e bocas e adivinhe o final? Pena que é um capitulo repetido várias vezes, bastaram alguns ministérios pelo silêncio. Parabéns ao grande partido PMDB, com o maior número de filiados em nosso País.

Reforma ministerial!

Após se reunir com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), afirmou que a presidente anuncia a reforma ministerial antes de viajar para Nova York.

Osso duro de roer!

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, disse há pouco que a decisão da presidente Dilma Rousseff de oferecer novos ministérios ao PMDB, como parte de uma reforma administrativa, não muda a sua opinião de que o partido deve deixar logo a base aliada ao Executivo.

Tá ficando dificil Cunha

Mais um réu da Operação Lava Jato fechou delação premiada com o (MPF): Eduardo Vaz da Costa , ex-gerente da Área Internacional da Petrobras. Ele afirmou aos procuradores que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem ligação com o esquema de corrupção na estatal e que era dele a “palavra final” nas indicações políticas para cargos na Área Internacional da empresa.

Movimentação política

É grande a movimentação politica buscando filiações, é cobra ingolindo cobra, as visitas se multiplicaram nos últimos dias, é o pula-pula da alegria .

Nomes novos

Sabemos que a política a cada dia que passa precisa de novos rumos. Em Brasileia, dois nomes cotados e que estão muito cotado nos bastidores, é o da primeira dama Marisanta e do sub-tenente do 10º Batalhão de Fronteira, Edmilson S. Santos.

Em cima do muro

Já diz a Biblia… Ninguém pode servir a dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro ou Deus ou o diabo, no caso de Joelso Pontes ou serve ao PP ou PMDB? Sem mais…

Xapuri

Sabemos que é grande a dificuldade de captar recursos diante da atual crise, as obras estão escassas, sobretudo nos municipios, em Xapuri Marcinho Miranda tenta reagir apresentando obras que vinham sendo reinvindicadas há anos pela população.

É mais ou menos

Com a alta do dólar a fronteira enfrenta sérias dificuldades, sobretudo a cidade de Cobija que ver suas vendas cairem em até 60%, por outro lado bolivianos passam a comprar mais no lado brasileiro, o que é ótimo para o comércio local, alguns seguimentos estão aumentando suas receitas.

De frente com Dimas – Vereador Carlinho do Pelado (PSB)

Vereador Carlos Armando (PSB)

Vereador Carlos Armando (PSB)

O Povo quer saber… Por que ‘Carlinhos do Pelado’?

Tradição familiar, o papai que é muito conhecido como Antonio Pelado, muitos votos veio por conta do nome, é um marketing.

Vereador Carlinhos, sabemos que a nossa cidade precisa ser reconstruída, na sua concepção apenas a enchente é responsável pela atual situação ou existem outros fatores?

Não é apenas a enchente, existe alguns fatores administrativos também que vem ocorrendo desde outro momento, nós politicos acrianos e brasileenses, temos que parar de pensar pequeno, temos que parar de fazer obras imediatistas, fazer obras grandes e futuras.

Carlinhos… Tivemos uma enchente em 2012 e outra em 2015. Porém, em 2012 o País passava por um momento diferente, você acha que faltou empenho do poder público em 2012 e 2015?

Sim, tanto do governo federal como do estadual, sabemos das dificuldades mas, seria possível fazer melhor, até hoje não foram concluídas as casas dos atingidos em 2012, por conta de convênios federais que não foram celebrados, porém em 2015 temos maior esperança dessas familias serem atendidas.

Como você analisa a gestão municipal?

Na minha avaliação está ruim. Poderia está melhor se o atual prefeito tivesse um pouco mais de compromisso com o povo brasileense. Nem o básico a prefeitura de Brasileia está fazendo, que é a limpeza, iluminação e pagamento de funcionários.

O poder Legislativo Municipal atual tem cumprido o seu papel de fiscalizar?

Sim, nós vereadores estamos fazendo a nossa parte sendo que algumas funções legislativas são impedidas de serem exercidas pelo poder mirim, sendo que temos várias denúncias contudentes no Ministério Público. Como exemplo, o desvio de R$ 400 mil da saúde e falta de medicamentos nas unidades de saúde e empresas que atuam com licitações suspeitas .

Vereador sabemos que várias obras importantes vem sendo postergada pelo governo do PT. Temos entre elas, o hospital e a ponte metállica. O vereador acha que em 20 anos não foi possivel entregar essas obras a população… Por que?

Na realidade sabemos que o Acre nesses 20 anos avançou muito, mas sabemos também que muitas coisas ficaram por fazer. Acreditamos que em um projeto duradouro como esse, poderiamos ter feito mais.

Vereador, na sua avaliação qual conceito podemos classificar a atuação da deputada Ana Leila Galvão, RUIM, BOM, IRREGULAR, REGULAR OU ÓTIMO ?

Regular. Pois, a nobre deputada vem dando o melhor para atender a nossa regional infelizmente, com limitações.

Vereador o senhor é apontado como um possivel nome de pré-candidato a vice na chapa de composição da Frente Popular. Quero saber do vereador de forma clara, existe esse desejo por parte do vereador?

Sim, existe um desejo de minha parte. A dois mandatos venho contribuindo com a Frente Popular em Brasileia e no Estado. Porém, cabe a definição maior do grupo e da Frente Popular.

Carlinhos você é um parlamentar de vários mandatos, sempre foi fiel ao grupo, isso te diferencia de alguns concorrentes para indicação de pré-candidato a vice?

Acredito que sim, pois com todas as dificuldades enfrentadas pela Frente Popular eu sempre estive ao lado e isso é fato. Vale lembrar que isso em política é raro. Alguns parlamentares costumam permanecer em época de abundância, como foi visto ao longo dos tempos.

Considerações finais…

Gostaria de agradecer em primeira mão, a Deus. Em seguida, ao meu amigo Alexandre Lima e a você Dimas Gurgel. Dizer que eu, Carlinhos do Pelado, continuarei sempre fazendo a política da forma em que acredito que seja correto, com honestidade, compromisso, dedicação e sempre pensando no povo, principalmente nos mais necessitados. Um abraço a todos e que Deus abençoe.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Epitaciolândia lança videoclipe “Feliz Ano Novo 2026” com participação de 22 cantores locais

Publicado

em

Projeto cultural teve gravações em estúdio, filmagens na cidade e lançamento oficial no Centro do Idoso

O município de Epitaciolândia realizou o lançamento oficial do videoclipe “Feliz Ano Novo 2026”, um projeto cultural que reuniu 22 cantores locais — entre crianças, jovens, adolescentes e adultos — com o objetivo de celebrar a chegada do novo ano e valorizar os talentos da cidade. A iniciativa foi desenvolvida em etapas distintas, envolvendo gravação musical em estúdio, produção de imagens em diferentes pontos do município e um evento oficial de apresentação ao público.

O lançamento oficial do segundo videoclipe Feliz Ano Novo Epitaciolândia aconteceu na última quinta-feira (18), no Centro do Idoso do município. O evento reuniu cantores participantes, familiares e moradores da cidade, entre eles crianças, jovens, adultos e a representante do Centro do Idoso, Maria Alcântara.

Durante a cerimônia, o professor Jessé de Oliveira, da Escola de Música Dó Ré Mi, agradeceu a Deus pela oportunidade de coordenar mais um projeto cultural, destacando o sucesso alcançado pelo videoclipe produzido no ano anterior. Ele também ressaltou o apoio do prefeito Sérgio Lopes, considerado fundamental para a viabilização do trabalho em todas as etapas.

O vereador Cleomar Portela também participou do evento e destacou a satisfação em ver o resultado do projeto, no qual seu filho, o cantor mirim Arthur Portela, participa pela segunda vez. Representantes dos cantores e familiares enfatizaram a importância da iniciativa para a valorização cultural e artística do município.

A etapa de gravação das imagens foi realizada em diversos pontos de Epitaciolândia, reforçando a identidade local e a mensagem de fé, união, esperança e alegria que marca o projeto. As cenas mostram interpretações carregadas de emoção, refletindo as experiências vividas em 2025 e os desejos para o ano de 2026.

Participaram do videoclipe os cantores: Yohana Johann, Amanda de Freitas, Maysa Sodré, Eloáh Rebouças, Geovani Otávio, Ana Sara, Isabele Viana, Samuel Dávila, Alice Borges, Maria Alcântara, Isaías Gonzaga, Ana Paula Johann, Jessé de Oliveira, Maria Vitória, Ana Dhulia, Arthur Portela, Leiliane Araújo, Zé Nobre, Alcy Pontes, Dayana Ribeiro, Melissa Reis e Jéssica de Oliveira.

A captação das imagens ficou sob responsabilidade de Alex Morais, com finalização da Menorá Praise Film.

A primeira etapa do projeto ocorreu no Estúdio Menorá, em Rio Branco, onde foi gravada a música que dá nome ao videoclipe. A produção musical foi assinada por David Santos, da Gravadora Menorá, em parceria com o compositor e cantor Zé Nobre, de Senador Guiomard.

Segundo o produtor, a gravação foi concluída com agilidade graças ao preparo e à dedicação dos artistas. Ele também destacou o empenho do professor Jessé de Oliveira, cuja organização e profissionalismo foram considerados decisivos para o bom andamento do projeto, além de reforçar a expectativa de novas produções futuras.

O videoclipe “Feliz Ano Novo 2026 – Epitaciolândia” já está disponível no canal Menorá Praise e nas plataformas digitais, levando uma mensagem de fé, amor e esperança à população e fortalecendo a identidade cultural do município.

Imagens do evento de lançamento do videoclipe Feliz Ano Novo 2026, realizado no Centro do Idoso de Epitaciolândia, com a presença de cantores, familiares, autoridades e convidados.

Registros das filmagens realizadas em diferentes pontos da cidade, destacando os artistas participantes, os cenários urbanos e a identidade cultural de Epitaciolândia.
Momentos da gravação da música em estúdio, com os cantores reunidos no Estúdio Menorá, evidenciando o trabalho técnico, a produção musical e a dedicação dos artistas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretaria de Administração do Acre encerra 2025 com tecnologia e valorização dos servidores

Publicado

em

Em colaboração com Ludymila Maia

A Secretaria de Estado de Administração do Acre (Sead) encerra 2025 com um conjunto expressivo de entregas que reafirmam o compromisso do governo com a inovação, a modernização dos serviços públicos e a valorização dos servidores. Ao longo do ano, a pasta avançou em áreas como transformação digital, gestão patrimonial, atendimento ao cidadão e políticas de recursos humanos, consolidando o Acre como referência nacional em eficiência administrativa.

Em parceria com o Banco Mundial, no âmbito do Progestão, o Estado estruturou, ainda, um plano robusto de investimentos estratégicos para 2026, voltado ao aprimoramento dos processos de gestão e ao fortalecimento dos serviços oferecidos à população.

Entre os principais marcos do ano está a expansão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para as 22 prefeituras acreanas, tornando o Acre o primeiro Estado do país a alcançar cobertura total. Além de garantir suporte técnico, infraestrutura e capacitação às equipes municipais, a Sead promoveu ganhos de celeridade, integração administrativa e redução do uso de papel.

O governo também avançou em iniciativas de governo digital, como o lançamento do aplicativo MeuAc, que reúne centenas de serviços públicos, a implantação do novo Sistema de Compras e Contratos, a criação do Hemocentro Digital e a ampliação do acesso digital a medicamentos de alto custo. O conjunto dessas ações garantiu ao Acre três premiações no Secop [Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública] 2025.

Premiação reconheceu avanços promovidos pelo Estado na oferta de serviços digitais. Foto: Andressa Larissa

Na área de compras públicas, a Sead concluiu mais de 700 análises de processos ao longo do ano, fortalecendo o monitoramento das contratações e avaliando projetos estratégicos, como obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos essenciais.

Para 2026, estão previstos cerca de R$ 8 milhões em investimentos destinados à modernização dos processos de compras, assegurando contratações mais ágeis, transparentes e alinhadas às melhores práticas nacionais. Foto: Paulo Henrique/Sead

A gestão patrimonial também registrou avanços na modernização dos processos internos, reorganização dos acervos e ampliação do controle sobre os bens públicos. Em 2025, foram instruídos 50 leilões de bens móveis, volume que superou amplamente a meta inicial e refletiu melhorias no saneamento de cadastros, reorganização de lotes e aplicação rigorosa das normas. A atualização da política de imóveis trouxe maior eficiência ao identificar espaços ociosos e iniciar procedimentos para leilões urbanos, contribuindo para a redução de custos. O programa Reuse Acre, que redistribui bens entre órgãos estaduais, foi ampliado com auditorias, treinamentos e novas funcionalidades, consolidando reconhecimento nacional. Para o próximo ano, o Progestão prevê investimento de quase R$ 600 mil para modernizar ainda mais a gestão de ativos, com consultorias especializadas, novas tecnologias de monitoramento e práticas aprimoradas de auditoria.

O Arquivo Público do Estado também avançou, com a obra da nova sede em estágio acelerado, implantação de laboratório de higienização e digitalização, capacitação de mais de 300 servidores e ampliação de parcerias institucionais para preservação documental.

Na gestão de pessoas, os destaques incluem a ampliação dos programas de cuidado com a saúde do servidor, capacitação e desenvolvimento profissional. Em 2025, foram ofertados atendimentos psiquiátricos e psicossociais, práticas integrativas, salas de bem-estar, eventos esportivos e ações temáticas voltadas à saúde mental e prevenção à violência. O RH Itinerante alcançou diversas regionais com formações presenciais, enquanto o novo Sistema de Gestão de Pessoas garantiu digitalização de prontuários, melhoria no saneamento cadastral e maior conformidade com os órgãos de controle.

RH Itinerante de Gestão de Pessoas percorreu as cinco regionais do Acre, levando conhecimento e atualização: Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Juruá e Tarauacá-Envira. Foto: Ingrid Andrade/Sead

A Sead também concluiu mais de 4,6 mil processos jurídicos e realizou centenas de convocações e nomeações. Para 2026, estão previstos R$ 15 milhões em investimentos voltados à modernização da gestão de recursos humanos, com foco no dimensionamento da força de trabalho e no aprimoramento das práticas de gestão de pessoal em todo o Estado.

Para o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia, os resultados alcançados consolidam um novo modelo de gestão pública. “Nosso foco é ampliar a modernização, valorizar servidores e garantir serviços mais acessíveis à população. Encerramos 2025 com avanços importantes e seguimos trabalhando para entregar ainda mais em 2026”, afirmou. Foto: Ingrid Andrade/Sead

OCA aproximando ainda mais o Estado do cidadão

O ano de 2025 consolidou a OCA como referência nacional em inovação, humanização e eficiência no atendimento ao cidadão. Por meio de ações estruturantes, projetos pioneiros e parcerias estratégicas, a instituição reforçou sua atuação como articuladora da Política de Atendimento ao Cidadão, promovendo avanços concretos em linguagem, mobilidade, reconhecimento e padronização dos serviços públicos.

O primeiro grande marco do ano foi o lançamento do Guia de Linguagem Simples do Governo do Estado, em 9 de julho, no Museu dos Povos Acreanos. Coordenado pela Sead e pela OCA, com parceria técnica da Agência Clara e Simples, o documento se tornou o primeiro guia oficial voltado à simplificação da comunicação pública no Acre. Integrado à Política de Atendimento ao Cidadão, o guia estabelece a linguagem simples como prática obrigatória nos órgãos estaduais, garantindo maior transparência, acessibilidade e eficiência.

Outro avanço estruturante foi a entrega do ônibus da OCA Móvel, inaugurado em 10 de julho no município de Porto Acre. A unidade itinerante marca uma nova etapa na descentralização dos serviços públicos, levando cidadania a regiões de difícil acesso e permitindo que populações rurais e ribeirinhas resolvam demandas essenciais sem deslocamentos longos. A iniciativa reforça a presença do Estado nas comunidades e amplia a inclusão social.

Em outubro, a OCA promoveu o 1º Fórum da Política de Atendimento do Estado, reunindo cerca de 120 servidores de diferentes instituições para discutir boas práticas, inclusão, acessibilidade, acolhimento e inovação digital. O encontro marcou os 17 anos da política estadual e consolidou a Rede de Representantes Institucionais, que atuará na difusão e no fortalecimento das diretrizes de atendimento em todo o governo, além de estabelecer um calendário permanente de formação e debate.

Em celebração aos 15 anos das unidades OCA Xapuri e Rio Branco, foi instituído o Prêmio OCA de Reconhecimento Público, destinado a valorizar servidores, instituições parceiras e atores públicos que se destacaram na promoção da excelência no atendimento. A iniciativa reforça a cultura de valorização e mérito dentro do serviço público.

Servidores, autoridades e parceiros durante a cerimônia dos 15 anos da OCA e entrega do Prêmio de Reconhecimento Público. Foto: Samuel Moura/Secom

Encerrando o ano, a OCA avançou na implantação do projeto “Padrão OCA de Atendimento”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde e em implementação no Pronto-Socorro de Rio Branco. O projeto revisa fluxos de acolhimento, capacita equipes e reorganiza a comunicação visual, levando o modelo de excelência da OCA para áreas sensíveis, como a saúde. A iniciativa prevê acompanhamento contínuo e monitoração de indicadores, fortalecendo a qualidade do atendimento em serviços essenciais.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ex-empresário procurado pela Interpol é preso no Acre e aguarda transferência para Roraima

Publicado

em

Gessé Diomar Mendes Barros, ex-empresário de 67 anos e considerado um dos homens mais procurados do país, foi preso neste sábado (20) no estado do Acre. Ele deverá ser transferido para Roraima, onde cumpre condenação judicial.

Mendes Barros foi condenado como mandante do assassinato do empresário Rogério de Oliveira Rosa, conhecido como “Rogério BC”, executado em agosto de 2007, em Boa Vista. O crime teve grande repercussão à época e, após anos de investigações e trâmites judiciais, resultou na condenação do ex-empresário.

Além desse caso, o Ministério Público aponta que Gessé Diomar responde ou já respondeu a outros processos criminais, incluindo porte ilegal de arma de fogo, embriaguez ao volante, direção perigosa e tentativa de homicídio contra um sobrinho. O histórico criminal contribuiu para que ele fosse incluído entre os alvos prioritários das forças de segurança.

O ex-empresário também integra a lista de procurados da Interpol, o que ampliou o alcance das investigações e demandou cooperação entre órgãos de segurança em âmbito estadual, interestadual e internacional.

Após a prisão no Acre, Gessé Diomar permanece sob custódia, aguardando os procedimentos legais para a transferência ao estado de Roraima, onde deverá cumprir a pena determinada pela Justiça.

Comentários

Continue lendo