Acre
Política, economia e atualidade, com Dimas Gurgel
“A força do direito deve superar o direito da força. “
Bomba.
Não existe mais recursos para novos contratos do fundo do financiamento estudantil (FIES). O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou na tarde desta segunda-feira (4). É lamentável …
Hum!
O ex-presidente Lula e o presidente da Bolívia, Evo Morales, cumprirão juntos, agenda em Rio Branco, no Acre, na próxima quarta-feira, 06.
Sem blá, blá, bla…
Assim é o prefeito da cidade de Capixaba Otávio Varêda (PCdoB), para alguns é considerado bruto, rústico e sistemático. Já para outros positivo. Mas, é importante frisar que Capixaba é uma das únicas prefeituras que mantém o caixa sempre positivo e mantém suas contas em dia.
Vem se destacando.
É notório pra quem acompanha o cenário politico no Estado, que um dos nomes nomes que vem tendo grande destaque é o da deputada Eliane Sinhasique.
Discurso fácil.
Um outro ponto que a deputada se destaca, é a linguagem que usa na tribuna. Linguagem fácil e que chega de forma clara ao povo, vale salientar que a mesma já foi jornalista, apresentadora, radialista, além de ser fomrada em publicidade e propaganda… Quer dizer, comunicação clara é com ela mesmo.
Pense antes.
Sabemos que alguns já se antecipam e disponibilizam o nome como pré-candidato a função pública de prefeito do Municipio, porém é preciso pensar com carinho e ter a consciência que não será nada fácil.
Não dar mais pra engolir.
Querer jogar a culpa toda no passado é a forma mais fácil de querer ocultar os problemas atuais. Só acho…
De saco cheio.
Assim o povo está com os discursos que não ilude mais ninguém, o povo ta cansado, sem esperança, pessoas pensando em abandonar o municipio de Brasileia. Tudo por conta de gestões catastróficas e sem responsabilidade alguma. JÁ BASTA.
Menino humilde.
Não é segredo pra ninguém que Everaldo Gomes é uma pessoa humilde, de fala mansa e que sorri atoa. Porém, o mesmo também é prefeito e como tal, as vezes é necessário falar em um tom mais alterado, bater na mesa mesmo e se necessário for, mostrar quem manda, SE NÃO VIRA A CASA DA MÃE JOANA, se é que já não virou.
Mais uma
Não culpo em momento nenhum a população pelas invasões que vem ocorrendo em nossos municipios da fronteira, o povo precisa de moradia. Porém, é preciso separar o joio do trigo. Infelizmente na maioria das invasões, alguns espertalhões costumam tirar proveito da situação.
Agora!
Precisamos entender ambas as partes, o direito de um inicia com o término do outro. É necessário uma ampla discussão para que ocorra um entendimento Justo.
Tá complicado.
O Brasil passa por uma situação dificil. Quanto a isso, existe uma unificação de opiniões grande em todos os seguimentos, imagina em uma cidade que foi coberta pelas aguas, o dinheiro não está girando e por parte do comércio ,existe muita reclamação.
Não dar pra esconder.
É grande a insatisfação da classe média brasileira. Os país de familia e as donas de casa, estão tendo que realizar mágicas e algumas vezes, diminuir a comida na mesa.
Incógnita.
Mais uma vez ele entra em ação, Jorge Viana concede uma entrevista polêmica no jornal Brasil Econômico, “PT tem que se cuidar pra não perder a vergonha”, será que já não perdeu?
Se a moda pega…
Pedaços de banana, maçã e uma garrafa de água foram lançados em direção ao prefeito Paulo Garcia (PT) por servidores municipais que acompanhavam da galeria da Câmara de Goiânia, quando fazia a prestação de contas do último quadrimestre de 2014.
Não podemos aceitar.
O Brasil inteiro acompanhou confronto ocorrido entre policiais militares e professores do Paraná no último dia 29 de abril. Tivemos cenas de guerras e despreziveis, só em pensar que várias crianças viram aquela cena, me doi.
O confronto.
Será tema de audiência pública interativa promovida pela Comissão de Direitos Humanos. O Ministério Público do Paraná vai investigar se houve excessos na repressão policial e abuso de autoridade.
Interessante.
O senador Reguffe (PDT-DF) anunciou a apresentação de projeto que proíbe o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de financiar projetos no exterior.
Não temos problemas.
o BNDES financiou projetos em Angola, Venezuela, Bolívia, Cuba, Benin e Gana. O senado criticou os valores elevados dos empréstimos a esses países e argumentou que há muitos problemas no Brasil que mereceriam mais atenção do governo.
Merece aplausos
Eu defendo que o dinheiro público neste país seja aplicado de forma precípua na educação, na saúde e na segurança pública. Agora, se for aplicar em outra área, que seja aplicado aqui e não lá fora – disse o senador.
Dedicada aos Vascaínos pelo titulo no último domingo e também para o proprietário do Mercantil Samuel meu amigo ‘Bakita’.
As opiniões expressadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores.
Comentários
Acre
Prefeitos de Assis Brasil e Jordão discutem soluções para destinação do lixo com Bocalom
Os gestores trataram sobre a criação do consórcio de prefeituras que se unem para dar a destinação correta aos resíduos sólidos de suas cidades
Com Ascom
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu, em seu gabinete, nesta quinta-feira (30), os prefeitos Jerry Coreia, de Assis Brasil e Naudo Ribeiro, do município de Jordão. Os gestores trataram sobre a criação do consórcio de prefeituras que se unem para dar a destinação correta aos resíduos sólidos de suas cidades. A iniciativa busca atender os municípios do Acre, especialmente os mais isolados, que enfrentam dificuldades na gestão de seus lixões a céu aberto.
Durante o encontro, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, destacou a urgência da solução, já que o município acumula mais de R$ 3 milhões em multas por conta de um lixão irregular. Assis Brasil produz cerca de 40 toneladas de resíduos sólidos por semana e pretende encaminhar parte desse volume para tratamento na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), em Rio Branco.
“A gente acredita que isso é uma solução não permanente, mas que tiraria os municípios que têm condições de chegar até a capital, neste momento da situação dramática que vive aí junto aos órgãos controladores. Aí vem a nossa gratidão ao prefeito Tião Bocalom pela forma que ele tem também priorizado olhando para os municípios do interior” , disse Jerry Correia.
Por outro lado, o município de Jordão, adotará um modelo diferente devido ao seu isolamento geográfico e às restrições ambientais. Como alternativa, Jordão pretende instalar uma Usina Termoplástica para reciclar até 80% de seus resíduos, transformando-os em materiais reutilizáveis, como meio-fio e tijolos.
“É uma solução mais rápida que a gente encontrou foi a termoplástico, uma usina que a gente está correndo atrás de instalar no município, para que a gente possa reciclar 80% do lixo do nosso município, podendo melhorar essa situação. Essa é a alternativa mais viável que tem para Jordão e a gente está buscando recurso para que a gente possa executar esse projeto e colocar em prática, mudando a realidade daquele município lá no meio da floresta amazônica, podendo ter aí o resíduo 80% reciclado”, explicou Naudo Ribeiro.
“Quando a gente criou o consórcio foi nesse sentido, no sentido de a gente facilitar as coisas, para poder resolver o problema dos 22 municípios, não apenas de Rio Branco como nós temos hoje e é claro, eu imediatamente me dispus. A Prefeitura de Rio Branco está pronta para ajudar os nossos municípios a buscar soluções. Aí criamos o consórcio, graças a Deus está andando muito bem”, enfatizou Bocalom.
Uma reunião com os 13 prefeitos que compõem o consórcio está marcada para o final de fevereiro, onde serão discutidas novas estratégias para o gerenciamento de resíduos sólidos. Além disso, Bocalom mencionou que Rio Branco está investindo em uma usina própria para processar materiais recicláveis e produzir produtos termoplásticos, seguindo o modelo que foi observado em uma visita técnica realizada em Santa Catarina.
Veja vídeo:
“Nós vimos lá a indústria funcionando, realmente é uma alternativa muito boa, e que o município de Jordão, por exemplo, já vai adotar esse projeto aqui e Rio Branco também está comprando, com recursos próprios, uma usina pequena, que vai beneficiar a princípio aí alguma coisa em torno de três toneladas e meio/dia, para transformar o lixo reciclado. A gente vai aqui em Rio Branco receber lixo reciclado, para transformar também em produto termoplástico: pode ser um meio fio, um tijolinho para botar no chão. Tem o que você quiser fazer, o que manda é a forma que você manda fazer, porque o restante é só prensar e você ter o produto que você quiser”, concluiu.
Comentários
Acre
Saúde alerta sobre a importância da vacinação contra a COVID-19 após mortes no Juruá
A Secretaria Estadual de Saúde reafirma o chamado para que a população busque a imunização e permaneça atenta aos sintomas respiratórios, contribuindo para a proteção coletiva contra a COVID-19
A Secretaria Estadual de Saúde reforçou a importância da vacinação contra a COVID-19 após a confirmação de pelo menos sete mortes causadas pela doença na região do Vale do Juruá. Segundo Diane Carvalho, coordenadora regional de saúde, a equipe segue monitorando atentamente a situação local e orientando a população sobre medidas preventivas necessárias.
A vacinação tem mostrado resultados positivos na redução da transmissão e da gravidade da COVID-19. Carvalho destaca que, apesar do aumento de casos nesta temporada, o número de internações e agravamentos tem sido baixo, refletindo a adesão da população às vacinas.
O estado também se preparou para a temporada sazonal de síndromes gripais, com um dia específico de vacinação em outubro do ano passado, o que ajudou a manter os números confortáveis em comparação ao ano anterior. “É importante que as pessoas com comorbidades, como problemas cardíacos e pulmonares, continuem se protegendo, pois ainda estão em risco”, explica Carvalho.
Além da vacinação, recomendações incluem o uso de máscaras em locais públicos e a higienização frequente das mãos. A Secretaria Estadual de Saúde reafirma o chamado para que a população busque a imunização e permaneça atenta aos sintomas respiratórios, contribuindo para a proteção coletiva contra a COVID-19.
Comentários
Acre
Polícia Civil do Acre participa de curso de capelania e celebra formação do primeiro capelão da instituição
A capelania é um serviço de apoio espiritual e emocional realizado por capelães treinados, que atuam em hospitais, forças de segurança, escolas, presídios e outras instituições, levando conforto e orientação às pessoas que enfrentam momentos difíceis
Nesta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) participou do curso de capelania promovido no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Rio Branco. Durante a solenidade, 39 formandos de diversas instituições receberam a certificação e a entrega das insígnias, que simbolizam o compromisso dos capelães em prestar assistência espiritual em diferentes contextos.
A capelania é um serviço de apoio espiritual e emocional realizado por capelães treinados, que atuam em hospitais, forças de segurança, escolas, presídios e outras instituições, levando conforto e orientação às pessoas que enfrentam momentos difíceis.
Entre os formandos estava o agente de polícia Gesly Alves da Rocha, que se tornou o primeiro capelão da PCAC. “Esse é um momento histórico na minha vida, pois vejo um mover de Deus em direção às pessoas por meio de um amor genuíno pelo próximo. Encaro esse desafio como ímpar, pois irei levar mensagens de amor aos que mais precisam. Toda a equipe da nossa instituição estará disponível para oferecer apoio espiritual e emocional”, destacou o capelão.
O delegado Adjunto, Cleylton Videira, presente na solenidade, ressaltou a importância desse marco para a Polícia Civil: “A capelania traz um suporte essencial para nossos policiais, que lidam diariamente com desafios intensos. A nomeação do primeiro capelão da PCAC representa um avanço no cuidado com o bem-estar emocional e espiritual de nossos servidores e da população atendida pela instituição.”
O coronel e diretor do Ministério Pão Diário, responsável pelo curso, Ailton Bastos também enfatizou a relevância do apoio às capelanias em todo o Brasil. “O trabalho dos capelães é fundamental para fortalecer aqueles que enfrentam desafios físicos e emocionais. Nosso compromisso é continuar apoiando e capacitando esses profissionais, garantindo que mais instituições possam contar com esse suporte essencial”, afirmou.
Você precisa fazer login para comentar.