fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Política, economia e atualidade, com Dimas Gurgel

Publicado

em

DIMAS COLUNA2“A força do direito deve superar o direito da força. “

Bomba.

Não existe mais recursos para novos contratos do fundo do financiamento estudantil (FIES). O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou na tarde desta segunda-feira (4). É lamentável …

Hum!

O ex-presidente Lula e o presidente da Bolívia, Evo Morales, cumprirão juntos, agenda em Rio Branco, no Acre, na próxima quarta-feira, 06.

Sem blá, blá, bla…

Assim é o prefeito da cidade de Capixaba Otávio Varêda (PCdoB), para alguns é considerado bruto, rústico e sistemático. Já para outros positivo. Mas, é importante frisar que Capixaba é uma das únicas prefeituras que mantém o caixa sempre positivo e mantém suas contas em dia.

Vem se destacando.

É notório pra quem acompanha o cenário politico no Estado, que um dos nomes nomes que vem tendo grande destaque é o da deputada Eliane Sinhasique.

Discurso fácil.

Um outro ponto que a deputada se destaca, é a linguagem que usa na tribuna. Linguagem fácil e que chega de forma clara ao povo, vale salientar que a mesma já foi jornalista, apresentadora, radialista, além de ser fomrada em publicidade e propaganda… Quer dizer, comunicação clara é com ela mesmo.

Pense antes.

Sabemos que alguns já se antecipam e disponibilizam o nome como pré-candidato a função pública de prefeito do Municipio, porém é preciso pensar com carinho e ter a consciência que não será nada fácil.

Não dar mais pra engolir.

Querer jogar a culpa toda no passado é a forma mais fácil de querer ocultar os problemas atuais. Só acho…

De saco cheio.

Assim o povo está com os discursos que não ilude mais ninguém, o povo ta cansado, sem esperança, pessoas pensando em abandonar o municipio de Brasileia. Tudo por conta de gestões catastróficas e sem responsabilidade alguma. JÁ BASTA.

Menino humilde.

Não é segredo pra ninguém que Everaldo Gomes é uma pessoa humilde, de fala mansa e que sorri atoa. Porém, o mesmo também é prefeito e como tal, as vezes é necessário falar em um tom mais alterado, bater na mesa mesmo e se necessário for, mostrar quem manda, SE NÃO VIRA A CASA DA MÃE JOANA, se é que já não virou.

Mais uma

Não culpo em momento nenhum a população pelas invasões que vem ocorrendo em nossos municipios da fronteira, o povo precisa de moradia. Porém, é preciso separar o joio do trigo. Infelizmente na maioria das invasões, alguns espertalhões costumam tirar proveito da situação.

Agora!

Precisamos entender ambas as partes, o direito de um inicia com o término do outro. É necessário uma ampla discussão para que ocorra um entendimento Justo.

Tá complicado.

O Brasil passa por uma situação dificil. Quanto a isso, existe uma unificação de opiniões grande em todos os seguimentos, imagina em uma cidade que foi coberta pelas aguas, o dinheiro não está girando e por parte do comércio ,existe muita reclamação.

Não dar pra esconder.

É grande a insatisfação da classe média brasileira. Os país de familia e as donas de casa, estão tendo que realizar mágicas e algumas vezes, diminuir a comida na mesa.

Incógnita.

Mais uma vez ele entra em ação, Jorge Viana concede uma entrevista polêmica no jornal Brasil Econômico, “PT tem que se cuidar pra não perder a vergonha”, será que já não perdeu?

Se a moda pega…

Pedaços de banana, maçã e uma garrafa de água foram lançados em direção ao prefeito Paulo Garcia (PT) por servidores municipais que acompanhavam da galeria da Câmara de Goiânia, quando fazia a prestação de contas do último quadrimestre de 2014.

Não podemos aceitar.

O Brasil inteiro acompanhou confronto ocorrido entre policiais militares e professores do Paraná no último dia 29 de abril. Tivemos cenas de guerras e despreziveis, só em pensar que várias crianças viram aquela cena, me doi.

O confronto.

Será tema de audiência pública interativa promovida pela Comissão de Direitos Humanos. O Ministério Público do Paraná vai investigar se houve excessos na repressão policial e abuso de autoridade.

Interessante.

O senador Reguffe (PDT-DF) anunciou a apresentação de projeto que proíbe o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de financiar projetos no exterior.

Não temos problemas.

o BNDES financiou projetos em Angola, Venezuela, Bolívia, Cuba, Benin e Gana. O senado criticou os valores elevados dos empréstimos a esses países e argumentou que há muitos problemas no Brasil que mereceriam mais atenção do governo.

Merece aplausos

Eu defendo que o dinheiro público neste país seja aplicado de forma precípua na educação, na saúde e na segurança pública. Agora, se for aplicar em outra área, que seja aplicado aqui e não lá fora – disse o senador.

Dedicada aos Vascaínos pelo titulo no último domingo e também para o proprietário do Mercantil Samuel meu amigo ‘Bakita’.


As opiniões expressadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores.

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito participa do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção, em Rio Branco

Publicado

em

Por

O prefeito de Rio Branco participou, nesta quinta-feira (25),do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção, que é realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac). O encontro reúne especialistas do setor, autoridades políticas e empresários, onde são discutidos propostas para o avanço da construção civil nessas regiões. O evento ocorrerá durante dois dias na capital acreana.

No primeiro dia foram abordados temas relacionados aos desafios enfrentados pelo setor, a importância da construção civil para a primeira infância, as articulações entre o governo federal e as secretarias de habitação dos estados, além de destacar o papel do Acre na integração regional com os países vizinhos e o apoio do Sebrae para aumentar a produtividade do setor.

“Estamos reunidos num grande debate sobre como desenvolver a região Norte-Nordeste. A engenharia está presente através dos presidentes dos CREAs, dos estados da região norte-nordeste, que juntamente com a Federação Nacional da Indústria da Construção estão aqui nesse debate de trazer a discussão, identificar os desafios e propor as melhores soluções para o desenvolvimento dessas duas regiões, com a participação da prefeitura, grandes obras que trazem melhorias para a nossa população, na infraestrutura, na mobilidade e na habitação também”, explicou a presidente do CREA/AC.

Bocalom: “A construção civil gera grande número de empregos” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito de Rio Branco falou sobre a importância do Fórum na capital e lembrou do avanço da construção civil nos últimos três anos.

“Aqui em Rio Branco, a construção civil, as empresas da construção civil, estão felicíssimas pelo trabalho que a prefeitura vem fazendo, pelas gerações de oportunidades que a Prefeitura de Rio Branco vem criando, com tantas obras que nós estamos lançando e continuamos lançando de construção civil aqui. Sabemos que a construção civil é onde gera o maior número de empregos e principalmente empregos onde as pessoas não têm muita qualificação técnica. Então, isso é muito importante, porque significa que as pessoas podem levar o dinheirinho para casa para comprar a sua comida e botar na mesa, com dignidade.”

O presidente do CREA da Paraíba Renan Guimarães, falou da importância da troca de experiência entre os participantes do evento.

“O Fórum Norte-Nordeste veio realmente para ficar. Acredito que ele vai elevar a construção civil em todos esses estados e aí consequentemente nós vamos ter frutos, no futuro, que vão alavancar a engenharia e toda essa construção a qual rege economicamente nosso setor. É uma troca de ideias, de experiência. É poder trazer a realidade de cada estado. Uma pauta única. Então é muito importante agregar esse valor e esse conhecimento.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura inicia distribuição gratuita do fardamento escolar aos alunos da rede municipal

Publicado

em

Por

São uniformes masculinos e femininos e o critério para recebimento do fardamento é apenas estar matriculado na rede municipal de ensino.

“Nós fizemos um levantamento nas nossas escolas e desde o início o prefeito Tião Bocalom determinou que essas crianças teriam que ter uniforme para que pudesse identificar que elas são da nossa rede municipal”, explicou a secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene.

A entrega ocorre desde 2022. São 23 mil uniformes que contemplam todos os alunos do município. O investimento é de um milhão e setecentos mil reais de recursos próprios.

“Eu não tenho dúvida nenhuma que oferecer o uniforme às famílias, às crianças que estão na nossa rede municipal de ensino é uma forma de ajudar as famílias. É claro que algumas delas nem precisariam, mas o uniforme é padronizado e a prefeitura não pode fazer distinção. Nós estamos entregando para todos os alunos. O ano passado foram entregues dois kits. Este ano está sendo entregue um que é reposição, na realidade. Então, isso que a gente está fazendo, eu não tenho dúvida nenhuma que é dignidade”, disse o prefeito de Rio Branco.

Para as mães dos estudantes, a gratuidade do fardamento escolar é uma economia na renda familiar. Um exemplo é a diarista Nayane Aguiar.

“É uma economia para gente. No meu caso, eu só tenho um filho, mas para quem tem mais de um filho eu acho que é uma economia porque 70 reais é o que a gente vai economizar.”

A dona de casa, Iara Rodrigues, fala que é uma boa economia para a família.

“Pela questão da renda da gente, é um dinheiro que a gente economiza. E a cada ano pode pegar outro uniforme. A economia é boa. É ótima.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito apresenta Programa Asfalta Rio Branco à Corte de Contas

Publicado

em

Por

Tido como o maior programa de infraestrutura viária da capital acreana, o programa Asfalta Rio Branco começa e ser implantado pela prefeitura de Rio Branco e, na manhã desta quarta-feira (24), foi apresentado ao Tribunal de Contas do Acre (TCE), pelo próprio prefeito.

O chefe do Executivo municipal, acompanhado da equipe técnica do programa esteve reunido com o presidente da Corte de Contas, Ribamar Trindade e sua equipe. Entre os pontos apresentados, o prefeito de Rio Branco destacou o cronograma das obras, que estão sendo realizadas nas dez regionais da cidade. Foi apresentado ainda um mapa detalhado, todas as ruas que serão pavimentadas, ações realizadas e prazos de execuções, além das empresas responsáveis pelas obras em cada regional.

Evandro: “Programa foi criado para atender as demandas da população” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Esse é um programa de grande envergadura, é muito grande, e por isso envolve um volume considerável de recursos. O Asfalta Rio Branco foi criado para atender as demandas da população e levar mais qualidade de vida e melhorias para a nossa população, portanto estamos aqui no TCE para apresenta-lo ao presidente e seus técnicos. Essa visita também é um convite para que o TCE, que é um órgão fiscalizador, acompanhe de perto todo o programa, tudo para dar mais transparência e legalidade a toda as ações e garantir que estamos aplicando os recursos de forma correta”, asseverou o prefeito.

Os serviços do Asfalta Rio Branco estão sendo executados nas dez regionais de Rio Branco, por dez empresas diferentes e contemplando os bairros apontados pelas próprias comunidades por meio de audiência pública. Ao todo 431 ruas irão receber os benefícios que são: remendo profundo, tapa-buracos, drenagem e recapeamento, além de construção de calçadas e melhora mento nas redes de esgoto e drenagem.

Ribamar: “A prefeitura está de parabéns pela iniciativa” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O presidente do TCE, Ribamar Trindade, elogiou a iniciativa do prefeito em apresentar o projeto ao Tribunal de Contas e convidar a Corte para acompanhar os serviços e a aplicação dos recursos.

“A Prefeitura nos solicitou, encaminhou ofício, desejando apresentar para o Tribunal e toda a sua equipe técnica o projeto do Asfalta Rio Branco, inclusive, foi solicitado pelo prefeito que fosse aberto processo de acompanhamento e de imediato nós já solicitamos para que a nossa equipe abra um processo para poder acompanhar por meio de inspeção a realização dessas obras.”, afirmou Trindade.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo