Acre
Policial penal morre com Covid após mais de 15 dias na UTI no AC: ‘perdi o amor da minha vida’, diz esposa grávida de 9 meses
Eden da Cruz estava internado no Into-AC desde o início do mês de março e morreu na quarta-feira (17). Mulher do servidor, Jaqueline Alves, espera a segunda filha do casal e também pegou Covid-19.
Por Aline Nascimento
Um pai amoroso, cuidadoso, marido apaixonado, atencioso e um homem voltado para família. É assim que o policial penal Eden Carlos de Souza da Cruz, de 38 anos, é descrito pela mulher, Jaqueline Alves, de 33 anos, grávida de 9 meses da segunda filha do casal. Na quarta-feira (17), a Covid-19 interrompeu os planos de Eden de terminar de montar o quarto da filha.
Após mais de 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), em Rio Branco, o policial penal morreu vítima da doença. Ele era servidor público desde 2008 e descrito pelos colegas de trabalho como um homem muito alegre, companheiro e que lutava pela categoria.
O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) divulgou uma nota lamentando a morte do servidor. (Veja nota na íntegra mais abaixo).
Além do servidor, a mulher Jaqueline e a segunda filha do casal, uma adolescente de 13 anos, também foram infectados pelo novo coronavírus. Jaqueline e a adolescente são do grupo de risco, a menina tem asma e a mãe usa um dreno no pulmão, mas as duas já estão curadas e não precisaram ser internadas por causa da doença.
“Nunca passou pela minha cabeça perder meu marido. Ele era um paizão, daqueles de acordar de manhã e pular na cama e chamar para tomar café, dizer que ama. Era um esposo de excelência, cuidadoso, zeloso, sempre se preocupou com nossa casa. Era o homem da casa, eu não tinha preocupação com nada. Coloquei meu marido no hospital, uma pessoa sadia, e não voltou para casa. Estava ansioso para conhecer a filha”, relembrou Jaqueline entre lágrimas.
Primeiros sintomas
Eden Cruz começou a sentir os primeiros sintomas da doença após um plantão no Complexo Penitenciário de Rio Branco no dia 21 de fevereiro. Ele chegou em casa com uma tosse, falou para a esposa que podia ser Covid porque alguns colegas estavam afastados com a doença.
Preocupado com a saúde da mulher, que tem uma gravidez de risco, o policial penal foi fazer um exame para saber se estava com coronavírus quando a tosse não passou. O teste rápido deu negativo, mas o médico receitou os remédios para o tratamento e mandou ele se isolar em casa.
A partir de então, o policial passou a ficar trancado dentro do quarto sem contato com a família. Porém, alguns dias depois, a filha adolescente disse que não sentia mais gosto e nem cheiro da comida. Jaqueline percebeu que a filha estava infectada e foi fazer um exame para saber se também estava com a doença.
“Levantei cedo e fui fazer o exame para tirar ele de dentro do quarto. Na hora que estava recebendo o resultado do exame, que deu positivo, ele ligou dizendo que não estava legal e que estava indo para o Into. Quando foi por volta das 14 horas me ligou para eu ir para lá que não estava legal. Passei oito dias sem ver ele, só falando por telefone quando estava no quarto em casa, e não sabia como estava. Quando cheguei no Into vi que estava muito cansado e não conseguia falar direito”, relembrou a mulher.
No mesmo dia, o policial já ficou internado na observação unidade. Já no período da noite, o servidor ligou novamente para a mulher dizendo que iria para o leito e que ela fosse assinar a documentação. No hospital, Jaqueline ainda chegou a conversar com o marido. Esse foi o último contato dos dois.
“No leito não pode entrar com celular. Meu os pertences dele, levei roupa e cobertor para ficar lá. No dia 4 [de março] o médico me ligou dizendo que ele tinha sido intubado, que a situação era grave e ele não estava respondendo. Falaram tão rápido que só entendi intubado. Os telefones do Into falham, a gente não entende o que os médicos dizem. Falei com a assistente social, fiz uma reclamação porque usam muito termo técnico e podiam simplificar”, disse Jaqueline.
Angústia e espera
Os dias seguintes foram de angustia e sofrimento para Jaqueline. Ela esperava ansiosamente o boletim médico com o estado de saúde do marido. Na terça (16), porém, o boletim não chegou como todo os dias e ela se desesperou. Até que o irmão do policial mandou alguns áudios falando sobre o estado de saúde dele.
“Ninguém conseguiu entender nada. Na lista que consta para os médicos só tem dois números, o meu e a segunda opção que é o meu irmão. O médico ligou para o irmão dele e passou o relatório. Fui dormir chorando querendo saber o estado de saúde do meu marido e quando foi na manhã do outro dia fui bater no Into desesperada querendo saber o estado de saúde dele. No relatório médico tinha que ligaram para mim e não colocou o horário. Falei que não tinham ligado, mas na lista constava que ligaram”, criticou.
Jaqueline passou mal com a confusão e, enquanto tentava entender a situação, o quadro do marido piorou e ele morreu na UTI. Ela tentava falar com os médicos quando foi avisada do óbito. “Não sabia que naquele exato momento meu marido estava morrendo. Ele era a pessoa mais saudável aqui de casa. Até brincava com ele diversas vezes que se o vírus chegasse na nossa casa as pessoas de risco eram eu e minha filha. Nunca me passou pela cabeça que quem iria dar uma entrada no hospital era ele”, contou.
Ainda segundo a mulher, Eden Cruz teve um machucado em um dos joelhos jogando bola ano passado. Daí surgiu uma trombose, que ele já iria tratar. Após ser infectado pelo novo coronavírus, o policial passou a ter alteração na pressão e na glicose.
“O quadro só se agravou. Trataram a trombose com anticoagulante. Estava tudo certo sobre isso. Minha filha quase não teve sintomas, eu peguei como se fosse uma gripe muito forte. Estamos com mais de 15 dias. Nunca passou isso pela minha cabeça, está doído. Estávamos junto há 18 anos, construímos tudo juntos”, acrescentou.
Irmão também morreu com Covid
Dias após ser internado no Into-AC, o irmão mais velho do policial também deu entrada na unidade e morreu logo depois também com Covid-19. Eden Cruz não sabia que o irmão estava internado doente e morreu sem saber que o irmão também perdeu a luta para a doença
“O irmão dele faleceu no dia 10 de março. Infelizmente, perdi duas pessoas importantes. Ele tinha o coração crescido, foi logo intubado, o vírus foi em cima disso. Ele [Eden] estava sedado e não sabia o que estava acontecendo aqui fora”, lamentou.
Filha planejada
Ainda segundo Jaqueline, o casal conseguiu comprar a casa própria recentemente e estava reformando a residência. Com a casa própria, Eden propões à mulher ter um segundo filho. Estela, como vai ser chamada a bebê, era muito esperada pelo pai.
“Foi uma criança planejada, sonhou muito dela, estava arrumando o quarto para ela, comprou todo o enxoval. Queria terminar a reforma antes dela nascer, mas, infelizmente, não deu tempo. Ele acordava, beijava minha barriga e dizia assim: ‘bom dia, Estela, papai ama você’. Todos os dias era assim, pedia para ela crescer logo que ele estava louco para conhecê-la”, contou entre lágrimas.
Mesmo com o apoio da família, principalmente dos pais que estão com ela em casa, Jaqueline se diz sem chão com a morte do marido. “Estou sem chão, perdi o homem da minha vida, meu amor, companheiro, a gente tem uma história juntos. Temos uma história juntos, os últimos anos da vida viveu intensamente, apresentou TCC, fez a planta da casa, construiu, decidiu ser pai novamente, escolhemos o nome do bebê. Quando eu estava doente era ele que cuidava de mim”, finalizou.
Comentários
Acre
Prefeito Jerry Correia se reúne com Deputado Federal Coronel Ulysses para tratar de melhorias para Assis Brasil
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, foi recebido pelo deputado federal Coronel Ulysses para discutir investimentos e melhorias para o município, que faz parte da tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia. Entre os temas abordados, esteve a potencialidade turística da cidade e a possibilidade de uma agenda com o Ministro do Turismo para buscar mais recursos para o setor.
Além disso, o prefeito apresentou os resultados das emendas destinadas para Assis Brasil pelo deputado. Desde segunda-feira, equipes da Prefeitura estão trabalhando na recuperação de ruas do bairro Plácido de Castro, graças aos recursos viabilizados pelo parlamentar. Parte dos investimentos também veio de uma emenda especial, que contemplará melhorias no bairro Bela Vista.
O prefeito Jerry Correia aproveitou a ocasião para convidar o deputado Coronel Ulysses a visitar Assis Brasil e conferir de perto as obras realizadas. “Queremos mostrar o impacto positivo que esses recursos estão trazendo para a cidade e expressar a gratidão da nossa população”, destacou Jerry
A Prefeitura segue empenhada em firmar parcerias para garantir mais investimentos e desenvolvimento para Assis Brasil, fortalecendo a infraestrutura urbana e explorando o potencial turístico do município.
Comentários
Acre
Deputados e senadores elegem presidentes da Câmara e Senado neste sábado
A um dia da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, três candidatos já haviam oficializado sua intenção de ocupar a presidência da Casa: Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS)
Câmara dos Deputados e Senado Federal vivem momentos decisivos para a grande disputa que ocorrerá neste sábado (1º), data em que os parlamentares escolherão aqueles que comandarão cada uma das duas casas legislativas pelos próximos dois anos.
Serão também escolhidos os ocupantes dos demais cargos das mesas diretoras. A previsão é de que, no Senado, a eleição inicie às 10h. Já a da Câmara está prevista para o período da tarde, às 16h.
Senado
Além de seu presidente, os senadores escolherão dois vice-presidentes e oito secretários – quatro titulares e quatro suplentes. O primeiro passo a ser dado para a escolha do presidente será dado na primeira reunião preparatória. Nela, os pretendentes ao cargo formalizam, por escrito, a candidatura na Secretaria-Geral da Mesa.
Na sequência, o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comunica as candidaturas formalizadas ao Plenário. Os candidatos, então, discursarão em defesa de suas candidaturas, seguindo ordem alfabética.
De acordo com as regras da Casa, renúncias de candidaturas podem ocorrer durante o período estipulado para os discursos. Apenas os candidatos à presidência do Senado poderão discursar.
Terminados os discursos, inicia-se a votação, que será secreta, em cabines e em cédulas contendo os nomes dos candidatos, além de rubricas dos atuais presidente e vice-presidente do Senado. O voto, então, será depositado em uma urna instalada na Mesa e, por fim, o parlamentar assina a lista de votação.
Caberá ao atual presidente e auxiliares fazerem a apuração, iniciada com a confirmação do número de cédulas, para, então, fazer a contagem de votos para cada candidato. Terminada a contagem, os votos serão triturados. Vence o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos.
Candidatos
Até o fechamento desta matéria, quatro senadores estão na corrida para ocupar a presidência do Senado para o biênio 2025-2026: Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE).
A posse do novo presidente será feita logo após o anúncio do eleito, finalizando a primeira reunião preparatória, dando início à convocação da segunda reunião, prevista para as 11h. Nela, serão formalizados, apresentados e escolhidos, também em votação secreta, os demais integrantes da mesa (dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro secretários suplentes).
No caso dos cargos em que haja apenas um candidato inscrito, a votação será por meio eletrônico.
Para a eleição dos integrantes da Mesa, é exigida maioria de votos e presença da maioria dos senadores. “Deve ser assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação na Casa”, informa o Senado.
Câmara
A um dia da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, três candidatos já haviam oficializado sua intenção de ocupar a presidência da Casa: Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).
O prazo para formalização das candidaturas termina às 13h30 do sábado. Já o prazo para a formalização dos blocos parlamentares terminará às 9h do mesmo dia. Duas horas depois, às 11h, está prevista uma reunião de líderes, para a escolha dos cargos da Mesa Diretora.
A inauguração da nova sessão legislativa será em sessão conjunta do Congresso Nacional, prevista para as 15h. Já a primeira sessão preparatória, em que se elegerá o novo presidente, será no Plenário, e tem previsão de iniciar às 16h.
A exemplo do Senado, o vencedor precisará obter maioria absoluta dos votos (257), para ser eleito em primeiro turno. Caso haja necessidade de um segundo turno, bastará ser o mais votado para, enfim, definir quem ocupará a cadeira da presidência pelos próximos dois anos.
Os partidos poderão formar blocos, caso pretendam aumentar sua representatividade e participação na distribuição das presidências de comissões e da Mesa Diretora. O mandato terá duração de quatro anos para as comissões; e de dois anos para a Mesa Diretora.
Comentários
Acre
Secretária de Educação de Xapuri participa do 1º Encontro da Undime/AC
A secretária municipal de Educação de Xapuri, Aucelina Oliveira, participou, nesta quinta-feira, 30, do 1º Encontro de Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela Undime/AC – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
O evento reuniu gestores educacionais de diversos municípios para debater políticas públicas, compartilhar experiências e buscar soluções para os desafios da educação básica.
Antes do encontro da Undime/AC, Aucelina cumpriu, acompanhada gestora DGP/Núcleo de Lotação da Semed, Gilcinara Gondim Batista, algumas agendas em Rio Branco, nas secretarias municipal e estadual de Educação, todas elas com pautas importantes relacionadas à melhoria do ensino em Xapuri.
“ (…) Participei de reunião com o secretário municipal [adjunto] de Educação de Rio Branco, Paulo Machado, para fazermos parcerias na área de ações pedagógicas, permutas de servidores e outros”, relatou Aucelina.
Nas redes sociais, o secretário Paulo Machado mencionou o encontro com a secretária e enfatizou a importância da parceria entre os municípios na área da Educação. Ele teceu elogios ao empenho da gestora educacional xapuriense na melhoria da qualidade do ensino no município.
“Recebemos com grande satisfação a visita da secretária de educação de Xapuri, Aucelina da Silva. Sua presença fortalece a parceria para a melhoria da
Educação no município. Aucelina se destaca pelo trabalho dedicado e busca por soluções inovadoras para garantir um ensino de qualidade aos estudantes de Xapuri”, registrou.
Aucelina também destacou a visita que fez à Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEE), onde se reuniu com o professor José Rego, do Departamento de Gestão da pasta. Na pauta, eles discutiram sobre parcerias que já existem entre as esferas estadual e municipal na área educacional.
“Também estivemos na Secretaria Estadual de Educação, com o professor Rego, para uma visita de apresentação e fundamentar as parcerias já em andamento com o coordenador do Núcleo de Educação de Xapuri, Wágner Menezes”, acrescentou.
A participação da secretária xapuriense no encontro da Undime/AC reforça o compromisso do município com a melhoria da qualidade do ensino e a implementação de estratégias inovadoras para o desenvolvimento educacional.
Você precisa fazer login para comentar.