Geral
Polícia retira mais de 400 corpos de casas e ruas na Bolívia; maioria é de vítimas da Covid-19, estimam autoridades
Somente em Cochabamba, 191 corpos foram retirados das casas ou das ruas. País sul-americano vê escalada dos casos do novo coronavírus.

Trabalhadores levam caixão de vítima da Covid-19 em asilo em Cochabamba, na Bolívia, nesta quinta-feira (21) — Foto: STR/AFP
Por France Presse
Policiais retiraram mais de 400 cadáveres de ruas e casas na Bolívia em apenas cinco dias, relatou nesta terça-feira (21) a Força Especial de Luta Contra o Crime (FELCC). Desse total, estima-se que a maioria morreu por Covid-19.
Somente na cidade de Cochabamba, 191 cadáveres foram retirados. Em La Paz, sede do poder boliviano, houve 141 resgate de corpos, informou o diretor nacional da FELCC, coronel Iván Rojas, a jornalistas.
A operação ocorreu entre 15 e 20 de julho.
De acordo com Rojas, 85% dos cadáveres são de mortos confirmados pelo novo coronavírus ou que apresentaram sintomas da Covid-19. As autoridades bolivianas vão catalogar esses casos como “suspeitos” — não está claro se todos poderão ser testados.
___________________
Os 15% restantes, explicam as autoridades bolivianas, são de mortos por outras doenças ou mesmo de violência, acrescentou.
___________________
A situação lembra a vivida pelo Equador em abril, quando os casos de novo coronavírus em Guayaquil causaram um colapso nos sistemas de saúde e funerário. Corpos eram vistos jogados pelas ruas, e urubus voavam sobre a cidade
Segundo o departamento epidemiológico nacional, o coronavírus está em “uma escalada muito rápida” nas regiões de La Paz e Cochabamba, ambas no oeste da Bolívia.
O diretor do Instituto de Investigações Forenses, Andrés Flores, informou que entre 1º de abril e 19 de julho a entidade pública “concluiu o reconhecimento médico legal extra-hospitalar de 3.016 cadáveres suspeitos e confirmados de ser portadores de Covid-19”. A maioria desses reconhecimentos ocorreu em Santa Cruz, primeiro epicentro da doença no país.
A Bolívia, que tem 11 milhões de habitantes, registra mais de 62 mil infectados com Covid-19 no acumulado desde o início da pandemia. No país, o novo coronavírus deixou mais de 2,2 mil mortos.
Entre os infectados, está a presidente interina do país, Jeanine Áñez. Ela teve um quadro assintomático da doença e passa bem.
O departamento de Santa Cruz adicionou 578 casos na terça-feira, enquanto La Paz registrou 431 novas infecções. São como nos últimos dias as duas regiões do país com o maior número de pessoas infectadas.
Também na soma total dos dois departamentos mais atingidos, Santa Cruz atingiu 30.887, enquanto La Paz 10.621, elevando o total para 41.508, que representa 66,56% do número total de casos desde o início da pandemia em Bolívia.
Seis dos outros sete departamentos apresentaram casos hoje: Cochabamba adicionou 168, Oruro 102, Beni 39, Chuquisaca 25, Tarija 22 e Pando apenas um. Enquanto Potosí não relatou novas infecções.
No total, esses departamentos somam Cochabamba 6.694, Beni 5.163, Tarija 2.583, Oruro 2.346, Chuquisaca 1.662, Pando 1.213 e Potosí 1.188.
O Ministério da Saúde também registrou 55 mortes, das quais 21 em Santa Cruz, 14 em Cochabamba, sete em Oruro, cinco em Pando, quatro em Tarija, duas em Tarija, duas em Beni, uma em La Paz e a mesma quantidade em Chuquisaca. Potosí não relatou mortes.
Além disso, foi relatado que, de 62.357 casos, 40.794 permanecem ativos, enquanto 19.290 se recuperaram da doença e 2.273 pessoas perderam a vida devido ao vírus. Quanto aos casos suspeitos, ainda existem 11.425 e 61.978 foram descartados após o laboratório.
Comentários
Geral
Polícia Civil prende homem condenado a mais de 15 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
Acusado de abusar sexualmente da enteada, ele foi detido no bairro Remanso; mandado foi expedido pela Justiça de Rio Branco

Rápida atuação da equipe da DEMPCA reforça o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu, na manhã desta segunda-feira (28), um homem identificado pelas iniciais R.N.S.S., condenado a mais de 15 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (DEMPCA) no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul.
O mandado de prisão foi expedido pela 2ª Vara da Infância e da Juventude de Rio Branco. O condenado, natural de Massapê (CE), era acusado de abusar sexualmente de sua enteada, crime que resultou na condenação.
A DEMPCA reforçou o compromisso com a proteção de vítimas de violência sexual e destacou que continuará atuando para cumprir decisões judiciais e garantir a responsabilização dos agressores. O preso foi encaminhado ao sistema prisional para cumprimento da pena.
Comentários
Geral
Homem é encontrado morto dentro de canoa em zona rural de Mâncio Lima
Vítima, de 34 anos, estava com dois homens bebendo antes do ocorrido; polícia investiga circunstâncias da morte

Informações preliminares indicam que a vítima estava acompanhada de dois homens consumindo bebida alcoólica no local em que foi encontrado. Foto: cedida
Na tarde desta segunda-feira (28), o corpo de Erinaldo Silva de Almeida, conhecido como Tura, de 34 anos, foi encontrado sem vida dentro de uma canoa na zona rural de Mâncio Lima. A Polícia Militar foi acionada e fez os primeiros atendimentos no local.
De acordo com informações preliminares, Tura estava acompanhado de dois homens, consumindo bebidas alcoólicas, antes de ser encontrado morto. Testemunhas relataram que os dois indivíduos se afastaram do local e, ao retornarem, já encontraram a vítima sem vida. Até o momento, as causas da morte ainda não foram divulgadas.
O delegado José Obetânio confirmou que uma equipe da Polícia Civil foi deslocada para investigar o caso. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames que devem esclarecer a causa da morte.
As investigações continuam em andamento para determinar as circunstâncias exatas do ocorrido.
Comentários
Geral
Acusado de tentativa de feminicídio em Rondônia é capturado em Rio Branco
Foi preso no último final de semana durante uma ação de investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na Travessa São Jorge, no bairro Ayrton Senna, na Baixada da Sobral, José Mourão dos Santos, de 28 anos. O acusado tinha prisão preventiva decretada pelo Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Velho por tentativa de feminicídio. Ele já foi transferido para o Distrito de Extrema, em Rondônia (RO).
Mourão é acusado de, no mês de janeiro deste ano, durante uma bebedeira, ter se desentendido com sua companheira, Jaqueline de Araújo Guimarães, a quem atingiu com diversas facadas. O crime ocorreu na residência do casal, localizada no Distrito de Vista Alegre do Abunã. A vítima sofreu vários ferimentos, teve ruptura nos músculos do braço direito e perdeu o movimento da mão, sendo transferida para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), onde precisou ser submetida a cirurgias.
A delegada Daniele Medeiros, da Delegacia Regional de Polícia de Rondônia, representou pela prisão preventiva do acusado. Ao ser informada de que José Mourão teria fugido para Rio Branco e que a vítima corria riscos, solicitou apoio à Polícia Civil do Acre. Na manhã de sábado, 26, uma equipe da DHPP localizou e prendeu o acusado em uma área no bairro Ayrton Senna.
Você precisa fazer login para comentar.