Conecte-se conosco

Cotidiano

Polícia ouviu oito pessoas em investigação sobre assassinato de ex-prefeito de cidade do AC

Delegado diz que investigações seguem em sigilo. Amigos e familiares prestaram homenagem a Gedeon Barros nesse domingo (30) em Plácido de Castro. Viúva fez postagem pedindo por Justiça.

Publicado

em

Gedeon Barros foi morto dentro do carro em Rio Branco no último dia 20 — Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre

Por Iryá Rodrigues

A Polícia Civil ouviu ao menos oito pessoas até esta segunda-feira (31) na investigação sobre o assassinato do ex-prefeito Gedeon Sousa Barros, de 52 anos, morto com tiros na cabeça no último dia 20, em Rio Branco.

A informação foi confirmada pelo delegado responsável pelo caso, Marcus Cabral, da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo ele, as investigações estão em andamento e seguem em sigilo.

“O que a Polícia Civil pode afirmar é que as investigações estão em andamento, dia e noite tem investigadores trabalhando, não só nesse caso, mas como nos demais. Já foram várias pessoas ouvidas, tanto na capital quanto também no interior, na cidade de Plácido de Castro. Na verdade, para não atrapalhar as investigações, a gente mantém o sigilo, e o que podemos afirmar é que as investigações continuam e em breve estaremos com esse inquérito devidamente elucidado”, disse Cabral.

O ex-prefeito foi assassinado na manhã do dia 20 de maio no bairro Santa Inês, no Segundo Distrito de Rio Branco. Dois homens chegaram em uma moto e executaram o ex-gestor, fugindo em seguida para o bairro Belo Jardim, onde se concentraram as buscas da polícia. Barros estava dentro do carro e foi atingido com disparos de arma de fogo na cabeça.

A esposa do ex-prefeito prestou depoimento na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) ainda na quinta (20), horas após o ex-gestor ser morto.

Amigos e familiares fizeram uma homenagem ao ex-prefeito nesse domingo (30) em Plácido de Castro — Foto: Reprodução

Homenagem

Um grupo de amigos e familiares fez uma homenagem ao ex-prefeito nesse domingo (30) na cidade de Plácido de Castro. Vestidos de branco, eles percorreram pelas principais ruas do município e relembraram da trajetória do gestor.

A viúva de Gedeon, Lúcia Barros, usou as redes sociais nesse domingo para agradecer as homenagens e também para pedir Justiça pela morte do marido. O G1 tentou contato com ela nesta segunda-feira (31), mas até última atualização desta reportagem não obteve sucesso.

“Obrigada a todos os amigos por esse lindo gesto de carinho realizado no dia de hoje, quero que saibam que meu coração estava presente em cada passo dado nessa caminhada. É muito reconfortante ouvir cada palavra e ler cada mensagem de apoio. Irei estar de luto eternamente, mas irá doer menos sempre que me recordar das palavras de carinho direcionadas a mim e a toda a minha família. Gedeon sempre estará vivo em nossas memórias, e eternas serão as lembranças que guardarei do meu esposo. Que cada semente do bem plantada por ele possa dar frutos de generosidade, bondade, lealdade, fé e esperança em uma sociedade mais justa, livre de perseguições, onde possamos viver em paz e cuidarmos de quem amamos. Seguimos com a esperança de que a #JustiçaporGedeon seja feita.”

Gedeon foi prefeito de Plácido de Castro entre 2017 e 2020 — Foto: Arquivo pessoal

Ameaças

A polícia informou que o ex-prefeito estaria sofrendo ameaças. No entanto, segundo o delegado, ainda não tinha sido confirmado nenhum registro de boletim de ocorrência relatando as supostas ameaças.

“As guarnições que chegaram no local, colheram informações de que dois indivíduos em uma motocicleta vermelha se aproximaram do veículo onde a vítima estava e sem anunciar assalto, esses indivíduos efetuaram por volta de dois disparos”, informou o tenente da Polícia Militar Karllos Antoniete.

O corpo de Barros foi transladado para a cidade da Palmas (TO) na tarde de sexta-feira (21). No sábado (22), foi levado para a cidade Fátima, onde foi sepultado no mesmo local onde o pai dele está enterrado.

Ex-gestor era investigado pela PF

Barros foi prefeito da cidade de Plácido de Castro entre os anos de 2017 a 2020, quando ele concorreu à reeleição, mas foi derrotado nas urnas no ano passado. O ex-prefeito era empresário e foi gestor da cidade apenas por um mandato.

Durante a gestão, Barros teve o nome divulgado em uma lista de nove prefeitos de nove cidades do Acre, como ficha suja do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), de agosto do ano passado. Os gestores têm condenações transitado em julgado nos últimos oito anos. As condenações incluem diversos processos, entre os quais desvios ou problemas na administração do dinheiro público.

Investigações da Polícia Federal na Operação Contágio, também apurou supostas irregularidades em licitações que teriam ocorrido no primeiro semestre do ano de 2020 no município. Conforme a PF, um dos contratos investigados envolvia mais de R$ 500 mil para a compra de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para profissionais da saúde que atuavam no combate à pandemia causada pela Covid-19, na mandato dele.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo