Acre
Policia Militar prende quarteto que praticava furtos na fronteira
Alexandre Lima
Se encontram detidos na delegacia de Brasiléia, três mulheres e um homem acusados de praticarem furtos em comércios das cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija, lado boliviano. O quarteto poderá ser transferido para o presídio estadual na Capital nas próximas horas.
Segundo foi apurado, o quarteto que é natuaral da Capital, já vinha atuando a tempos pela fronteira e o principal alvo era o lado boliviano. Os furtos aconteciam de forma planejada quando os larápios entravam nas lojas e conseguiam colocar dentro das bolsas.
Enquanto um ou dois distraiam os funcionários e proprietários, os outros pegavam roupas, sapatos, perfumes, etc. Quando percebiam que haviam sido lesados, já era tarde e nada poderiam fazer para pegar de volta.
Segundo algumas pessoas que já haviam visto o quarteto, esses furtos as vezes repartidos pelas ruas de Brasiléia e Epitaciolândia pelas calçadas e praças. Só não contavam que iriam ser presos a qualquer momento, pois acharam que deveriam furtar no lado brasileiro também.
Foi quando resolveram entrar num mercado localizado nas proximidades da ponte José Augusto, em Brasiléia. Ao entrarem, as mulheres tentaram distrair a funcionária enquanto o homem jogava um pacote de desodorante dentro de uma sacola.
A funcionária percebeu e alertou sobre o furto. Foi quando as mulheres lhe tomaram o celular e mandou que ficasse quieta, enquanto o homem fugia com a mercadoria com uma delas. Ao saírem, conseguiu entrar em contato com a polícia.
Os policiais conseguiram interceptar o homem e uma das mulheres. Logo depois, as outra duas foram localizadas ainda com a sacola contendo os objetos do furto. Foram identificados: José Vasconcelos de Almeida, Antonia Leite Tabosa, Eliete Santana da Silva e Cleucimar Rates da Silva.
Todos já teriam passagens pela Justiça por delitos ligados a furtos e outros inserido no CP. José ainda estaria se recuperando de uma tentativa de homicídio por arma de fogo ocorrido a cerca de três meses, no bairro 15, na Capital acreana. Se acredita que o quarteto já vinha atuando na fronteira a cerca de quatro meses ou mais.
Comentários
Acre
Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Região Norte
– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;
– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;
– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
Comentários
Acre
Técnicos do SGB fazem manutenção em pontos de monitoramento da bacia do rio Acre

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Uma equipe do Serviço Geológico do Brasil (SGB), subordinado ao Ministério das Minas e Energia, percorre desde o dia 17 de fevereiro todos os municípios da bacia do rio Acre para dar manutenção nos pontos de monitoramento responsáveis pela medição do nível do rio. Nesta segunda-feira de Carnaval, 3, a equipe do SGB, cuja sede é em Porto Velho, concluía a manutenção do Plataforma de Coleta de Dados (PCD) localizada junto à ponte Juscelino Kubitschek. No estado, o Serviço recebe apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Wladimir Gomes, responsável técnico pela manutenção dos pontos de monitoramento, diz que qualquer pessoa pode acompanhar as oscilações do rio Acre, de Assis Brasil a Rio Branco, e saber quando haverá elevação ou queda do nível das águas pelo aplicativo Hidroweb, disponível para sistemas Android ou iOS. O mesmo pode ser feito pelo site da Agência Nacional de Águas (ANA) ou pelo site do Serviço Geológico do Brasil.
“É preciso prestar atenção no nível das águas em Assis Brasil para saber quando o rio Acre irá subir. E isso é possível fazer acompanhando pelo aplicativo”, orienta Gomes. Há réguas de monitoramento dos níveis dos rios do Acre em cada um dos 22 municípios.
O Acre faz parte há 20 anos da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). Um radar, instalado diretamente na ponte metálica também monitora o rio Acre, enviando dados para uma central, localizada no prédio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que os repete para o satélite.
O nível do rio Acre nesta segunda-feira na primeira medição do dia, às 05h19, era de 10,96m bem distante das cotas de alerta e de transbordamento, de 13,5 e 14 metros, respectivamente.
Comentários
Acre
Presidente da Câmara de Rio Branco elogia estrutura do Carnaval e destaca aquecimento da economia local
Joabe Lira prestigiou a festa no centro da capital e destacou a importância do evento para foliões e comerciantes; programação segue até terça-feira (4).
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira (PP), esteve presente no Carnaval 2025 realizado no centro da capital neste domingo (2), acompanhado de sua esposa e filhos. O vereador elogiou a iniciativa do Governo do Estado, Prefeitura e Acisa em trazer de volta o carnaval para o centro da cidade, proporcionando alegria aos foliões e aquecendo a economia local.
“Podemos ver que a estrutura está oferecendo alegria para todos os foliões e aquecendo a economia local com os comerciantes. Isso é importante para nossa cidade”, destacou Joabe Lira.
A festa, que começou às 16h ao som da banda Som dos Clarins, segue até terça-feira (4), garantindo mais momentos de alegria e integração para a população. O Carnaval da Família reforça o compromisso de oferecer uma programação acessível e inclusiva, celebrando a cultura e a tradição carnavalesca em Rio Branco.
O evento tem sido um sucesso, reunindo milhares de pessoas em um ambiente de diversão e celebração, enquanto impulsiona o comércio local e fortalece a economia da cidade.
Você precisa fazer login para comentar.