Geral
Polícia Federal no Acre deflagra operação em participação com a Interpol na fronteira
Após destaque na “Operação Turquesa” deflagrada em 2019, a Polícia Federal aceitou o convite da Interpol para sediar e coordenar a Operação Turquesa II em conjunto com mais de 20 países. O estado do Acre ganhou evidência este ano, sendo considerado um dos “hotspots” da operação.
A fase operacional dos trabalhos que se processou no Acre entre os dias 30/11 e 03/12 possuía como escopo ações integradas e coordenadas na seara do enfrentamento ao contrabando de migrantes, ao tráfico de pessoas e a outros delitos conexos.
Os controles realizados ao longo da semana buscaram conter as ações de grupos do crime organizado que usam rotas de contrabando para outros países como Estados Unidos e Canadá, por exemplo. Centenas de imigrantes de diferentes nacionalidades foram inspecionados nas cidades do Acre que fazem fronteira com a Bolívia e com o Peru.
As nacionalidades mais encontradas dentre os imigrantes foram do Equador, República Bolivariana da Venezuela, República de Cuba, República da Colômbia, República do Congo, República do Gana e República de Angola.
Comentários
Geral
Sindmed-AC cobra segurança para os servidores da saúde
O governo do estado tem descumprido o acordo de implementar medidas de segurança para impedir agressões e ameaças nas unidades de saúde. Em 2024, a gestão aceitou a proposta do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) para coibir ataques a profissionais de saúde, incluindo a instalação de dispositivos para acionamento da segurança, mas o sistema proposto não avançou.
A cobrança está sendo retomada após uma reportagem apontar um estudo que demonstra que 80% dos profissionais já foram vítimas de violência em todo o país — uma situação que prejudica o atendimento à população.
“O estudo demonstra que nossa reivindicação é mais que legítima, ela é necessária para que os médicos possam atuar com tranquilidade e foco no paciente. Nossa reivindicação foi aceita durante a deflagração de uma greve, então é importante que seja respeitada”, explicou o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.
No levantamento, a Fundação Hospitalar (Fundhacre) e outros hospitais do interior não contam com o dispositivo que dispara uma mensagem de pedido de socorro. O sistema aciona um alerta para os seguranças, que conseguiriam identificar a sala e intervir para evitar agressões.
Comentários
Geral
Acre vai receber R$ 7,3 milhões para equipar Unidades Básicas de Saúde
Dezoito municípios do Acre serão beneficiados com a entrega de 39 combos de equipamentos para qualificar a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A ação integra o pacote de investimentos do PAC Saúde 2025, com recursos do Ministério da Saúde, totalizando R$ 7,3 milhões destinados exclusivamente ao estado. A medida deve beneficiar mais de 439 mil acreanos.
A iniciativa faz parte de uma estratégia nacional coordenada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), que vai adquirir 180 mil equipamentos para mais de 5 mil municípios brasileiros. A aquisição será feita por meio de licitação pública, conforme edital publicado no Diário Oficial da União em 4 de agosto, disponível no site da AgSUS. A abertura das propostas está prevista para o dia 18 de agosto, no portal de Compras do Governo Federal.
A secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, destacou que o Novo PAC Saúde contempla ações para modernizar, ampliar o acesso e a resolutividade do cuidado ofertado pelas equipes da Atenção Primária, que é a porta de entrada prioritária do SUS, em todo o país. “A aquisição dos 180 mil equipamentos, sendo 10 mil combos, faz parte do maior investimento descentralizado já realizado para as Unidades Básicas de Saúde, e claro, tudo isso para garantir o acesso universal, equânime e integral à saúde em todo o território nacional”, disse.
Ao todo, serão adquiridos 10 mil combos, cada um contendo 18 equipamentos estratégicos, como ultrassom portátil, desfibrilador, laser terapêutico, retinógrafo e kits para Telessaúde. A previsão é que os equipamentos comecem a ser entregues a partir de novembro de 2025.
“Essa aquisição é fundamental para ampliar a resolutividade do cuidado, oferecer um atendimento mais seguro e humanizado, e reduzir encaminhamentos desnecessários para níveis mais complexos do sistema”, afirmou a diretora de Atenção Integral à Saúde da AgSUS, Luciana Maciel.
Para aprimorar o processo de contratação, a AgSUS realizou consulta pública com o setor produtivo entre maio e junho de 2025. Nesse período, ouviu representantes da indústria, gestores públicos e especialistas para aprimorar as especificações técnicas dos produtos.
Confira os equipamentos que serão adquiridos:
Eletrocardiógrafo digital para Telessaúde;
Doppler vascular portátil;
Retinógrafo portátil para telessaúde;
Espirômetro digital;
Dermatoscópio para Telessaúde;
Eletrocautério (bisturi elétrico);
Desfibrilador externo automático (DEA);
Laser terapêutico de baixa potência;
Ultrassom para fisioterapia;
Equipamentos de estimulação elétrica;
Dinamômetro digital;
Balança digital portátil;
Tábua de propriocepção;
Câmara fria para conservação de vacinas;
Fotóforo (foco de luz de cabeça);
Cadeira de rodas;
Otoscópio digital;
Ultrassom portátil de bolso.
Ministério da Saúde
Com informações da AgSUS
Comentários
Geral
Operação conjunta prende foragido por homicídio em Marechal Thaumaturgo
Uma ação integrada entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, realizada nesta segunda-feira (11), resultou na prisão de T.S.B., 36 anos, foragido da justiça por crime de homicídio, em Porto Velho (RO). O homem foi preso no município de Marechal Thaumaturgo.
As equipes policiais receberam informações sobre a presença do suspeito em uma residência, além da suspeita de que ele possuía uma motocicleta possivelmente furtada. Ao chegarem ao local indicado, os agentes confirmaram a identidade do homem e efetuaram sua prisão.
O detido foi encaminhado à justiça, onde passará por audiência de custódia para os procedimentos legais cabíveis.
As forças policiais reforçam o compromisso de atuar com diligência e prontidão, independentemente das dificuldades de acesso ou localidade, para garantir o cumprimento da lei e a segurança da população.
Você precisa fazer login para comentar.