Geral
Polícia Federal confirma realização de concurso neste domingo
STF decidiu, por dez votos a um, pela manutenção da data anunciada
A Polícia Federal (PF) confirmou que realizará, neste domingo (23), a primeira fase do concurso público para preencher imediatamante 1.500 vagas. A informação foi divulgada após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, por dez votos a um, pela manutenção da data já anunciada.
Cerca de 320 mil candidatos se inscreveram para concorrer a uma das vagas disponíveis para os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista. A aplicação das provas está a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Em nota, a Polícia Federal informou que o certame ocorrerá em todo o país. Os locais de prova e as orientações que os candidatos devem seguir a fim de se proteger contra o novo coronavírus podem ser consultadas no site do Cebraspe. Os portões serão abertos duas horas antes do horário previsto para o início das provas, e os candidatos serão autorizados a entrar de forma escalonada.
Cronograma
Autorizado no fim de 2020, o concurso teve seu primeiro edital publicado em meados de janeiro de 2021. O cronograma inicial previa a realização das provas em 21 de março, mas, dez dias antes da data prevista, o Cebraspe anunciou o adiamento das provas para 23 de maio, “em razão das medidas restritivas adotadas pelos estados e municípios” devido à pandemia da covid-19.
Argumentando que, em função do número de novos casos da doença e de mortes, alguns estados e municípios tinham decretos restringindo a realização de eventos, incluindo concursos públicos, uma candidata recorreu à justiça para que a prova deste domingo fosse adiada.
Para a maioria dos ministros do STF, contudo, a União tem autonomia para realizar o concurso, pois se trata de atividade essencial à segurança pública. Apenas o relator do processo, o ministro Edson Fachin, votou pela suspensão da prova.
Segundo o STF, com a decisão desta sexta-feira (21), prevaleceu a opinião de que, embora o STF tenha reconhecido a legitimidade de estados e municípios, de forma concorrente, adotarem medidas sanitárias que considerem necessárias para o combate à pandemia, não pode haver indevida interferência nas competências da União, especialmente quando se tratar de atividades essenciais.
Comentários
Geral
Justiça de Pando decreta prisão preventiva de boliviano e colombianos por tráfico de drogas em Cobija
Trio foi preso com 10,9 kg de maconha durante operação em uma residência em Cobija; suspeitos cumprirão pena em penitenciária de Vila Busch

Durante a invasão, o proprietário chegou na casa que se identificou como Fabio A.O.M, na companhia do seu advogado, então procedeu-se à apreensão dos três suspeitos. Foto: captada
O procurador de Pando, Dr. Freddy Durán Montero, confirmou nesta terça-feira (8) a prisão preventiva de três traficantes, sendo dois estrangeiros por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Cobija. O boliviano Fabio A.O.M., 32, e os colombianos Cristian A.C.V., 25, e Santiago C.N., 23, foram enviados para a penitenciária de Vila Busch após audiência que considerou provas irrefutáveis contra eles.
A decisão judicial baseou-se em relatórios policiais e evidências coletadas durante operação na última sexta-feira (4), quando uma invasão à residência de Jaime Cernadas revelou os dois colombianos com 10,9 kg de maconha embalados em tijolos. Fabio, identificado como proprietário do imóvel, chegou durante a ação acompanhado de advogado e também foi detido.

A invasão na residência de Jaime Cernadas revelou os dois colombianos com 10,9 kg de maconha embalados tipo tijolos. Foto: captada
“Todos os elementos analisados demonstram a autoria do tráfico”, afirmou Durán, destacando o trabalho conjunto do Ministério Público e das forças policiais. Além das drogas, foram apreendidos outros materiais que auxiliarão nas investigações. O caso expõe o combate ao narcotráfico na região fronteiriça.
Detalhes adicionais:
- Operação ocorreu na residência de Jaime Cernadas
- 10 pacotes tipo tijolo totalizando 10,9 kg de maconha
- Prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Instrução Penal de Cobija
- Suspeitos presos em flagrante durante a operação

Os três autores do crime de tráfico de substâncias controladas e posse de arma foram levados para penitenciária de Villa Busch. Foto: captada
Comentários
Geral
Acre terá novas viaturas da PRF para combater crimes ambientais
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai reforçar a fiscalização ambiental no estado do Acre com a chegada de novas viaturas adquiridas por meio do plano Amazônia Segurança e Soberania (AMAS). Ao todo, o estado vai receber quatro veículos que serão empregados no combate a crimes como o garimpo e a extração ilegal de madeira.
A ação anunciada nesta terça-feira, 8, faz parte de uma estratégia nacional voltada para os nove estados da Amazônia Legal, com um investimento total de R$ 23,4 milhões. As viaturas entregues à PRF possuem tração nas quatro rodas, o que permite acesso a áreas de floresta e regiões de difícil locomoção, além de estrutura para transportar equipamentos usados nas operações de campo.
Além do Acre, também receberam quatro viaturas os estados do Amazonas, Amapá e Roraima. Mato Grosso ficou com 15, seguido do Maranhão (13), Pará (12), Rondônia (10) e Tocantins (6).
Você precisa fazer login para comentar.