fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Polícia Civil do Acre reforça Operação Shamar em Cruzeiro do Sul com ampliação da equipe de investigação

Publicado

em

Nesta terça-feira, 13, a Polícia Civil do Acre (PCAC) deu um passo significativo no combate à violência contra a mulher em Cruzeiro do Sul, ao reforçar a Operação Shamar com recursos humanos adicionais. A ação integra os esforços do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no âmbito da campanha nacional Agosto Lilás, que visa conscientizar e combater a violência contra a mulher.

Delegada Juliana de Angelis se reúne com o delegado Renan Santana para alinhar estratégias. Foto: cedida.

A direção da PCAC, comprometida em garantir a eficácia das operações, destacou para Cruzeiro do Sul dois escrivães, dois agentes e mais um delegado, aumentando a capacidade de resposta da polícia na região. Esse reforço de equipe tem como objetivo acelerar as investigações e garantir que as vítimas de violência doméstica e sexual recebam o apoio necessário de forma rápida e eficaz.

Durante a visita à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (DEMPCA) de Cruzeiro do Sul, a delegada Juliana de Angelis, coordenadora do Projeto Bem-Me-Quer, ressaltou a importância desse reforço. Segundo ela, a ampliação da equipe permitirá uma atuação mais coordenada e integrada, essencial para assegurar a proteção e o acolhimento das vítimas.

“A Polícia Civil reforça a importância da participação de todos. Se você testemunhar ou for vítima de violência, utilize os canais apropriados. Caso prefira não se identificar, ligue para o 180 ou 181, canais de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, que oferecem escuta e acolhimento qualificado às mulheres em situação de violência. Você também pode procurar uma delegacia de polícia especializada ou ligar para o 190. Todas as ligações são gratuitas e funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. As denúncias podem ser feitas tanto pelas vítimas como por testemunhas da violência”, destacou a delegada Juliana de Angelis.

A unidade reforça seu compromisso na Operação Shamar, intensificando as ações de combate à violência contra a mulher na região. Foto: cedida

O tiular da DEMPCA, Renan Santana, também destacou a importância da Operação Shamar. “Desde o início de agosto, a especializada está empenhada na Operação Shamar. Com a visita da delegada Juliana, alinhamos algumas demandas e estamos colaborando no andamento dos trabalhos, com despachos nos Boletins de Ocorrências (BOs), instauração de inquéritos, relatos, relatórios finais e interrogatórios, visando obter bons resultados na operação. O encontro também visa aproximar a gestão da especializada do interior e ver de perto as necessidades e demandas”, enfatizou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Juízas e juízes do Acre debatem a realização das audiências concentradas no Sistema Socioeducativo

Publicado

em

Encontro promovido por videoconferência aconteceu nesta segunda-feira, 16, e buscou apresentar avaliação dos trabalhos feitos no primeiro ciclo de audiências concentradas, com jovens internados nos centros socioeducativos do Estado

Juízas e juízes do Poder Judiciário do Acre realizaram videoconferência na última segunda-feira, 16, para debater sobre o primeiro ciclo de audiências concentradas, realizadas para reavaliar medidas socioeducativas de internação e semiliberdade.

A atividade foi conduzida por integrantes da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), com a desembargadora Waldirene Cordeiro, coordenadora da CIJ, e a juíza Andrea Brito, vice-coordenadora da CIJ.

A reunião ainda contou com a participação das juízas e juízes de Direito que atuam com processos na área: Caroline Bragança, que está respondendo pela 1ª Vara da Infância e Juventude de Rio Branco; José Leite Neto (Vara da Infância e da Juventude de Cruzeiro do Sul); Caique Cirano (Vara Cível de Sena Madureira); Guilherme Miotto (Vara Cível de Brasiléia); e Caroline Lagos (Vara Cível de Feijó).

Entre os pontos tratados, destacaram-se o compartilhamento e a avaliação do primeiro ciclo de audiências concentradas, com ênfase nos aspectos que necessitam de aperfeiçoamento, além dos dados e das expectativas para o segundo ciclo dessas audiências.

Seguindo a Recomendação n.° 98/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Justiça do Acre promoveu formações com magistradas e magistrados, também fez o trabalho de articulação interinstitucional com órgãos relacionados ao Sistema Socioeducativo e, em julho deste ano, desenvolveu o primeiro ciclo de audiências concentradas, voltadas a atender adolescentes e jovens internados em Centros Socioeducativos.

As audiências concentradas não são mutirões e devem ser promovidas em ciclos, preferencialmente a cada três meses, para reavaliar as medidas socioeducativas de internação e semiliberdade, com objetivo de qualificar esses momentos, ouvindo o adolescente ou jovem, família e instituições da Rede de Proteção e Assistência Social. Dessa forma, busca-se cumprir a missão de socioeducação.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Educação realiza fase regional das modalidades coletivas dos jogos estudantis

Publicado

em

A Divisão de Desporto Escolar da Secretaria de Educação e Cultura (SEE) realiza nesta quarta-feira, 18, no Centro Integrado de Esportes (CIE) e no Ginásio Álvaro Dantas, o Ginásio Coberto, a fase regional (baixo Acre I) dos jogos estudantis nas modalidades vôlei, basquete e handebol.

De acordo com a chefe da divisão, Kelly Figueiredo, quem se classificar irá para a fase estadual e, posteriormente, quem vencer, disputará a fase nacional dos jogos estudantis, que é realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e será realizada na cidade de João Pessoa (PB), no mês de novembro. “Por isso, essa fase regional é fundamental para as equipes”, explicou.

O vôlei e o basquete acontecem no ginásio coberto e as partidas de handebol no CIE. Participam da competição, neste regional, equipes das escolas de Rio Branco, Sena Madureira, Bujari, Porto Acre e Plácido de Castro.

Equipe do Sesi irá representar o regional Alto Acre I na fase estadual dos jogos estudantis. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Os jogos classificatórios das modalidades coletivas iniciaram nesta terça-feira, 17, quando o Ifac de Sena Madureira, no naipe feminino, venceu a equipe da escola José Plácido de Castro, de Porto Acre, pelo placar de 2 a 0. Também na terça-feira, o Sesi de Rio Branco derrotou o mesmo Ifac, à tarde, pelo placar de 2 a 0.

Já nesta quarta-feira, 18, o Sesi voltou a vencer a escola Plácido de Castro pelo placar de 2 a 0 e, com isso, irá representar o regional baixo Acre I na fase estadual dos jogos estudantis. Já o naipe masculino do vôlei está sendo decidido por um quadrangular entre as equipes do Ifac de Sena Madureira, a escola Plácido de Castro, o Colégio Acreano e a escola Pedro Gomes, do Bujari.

O professor David Moura, técnico da equipe do Sesi, destacou que é a primeira vez que a equipe participa. “É a primeira vez das meninas, embora elas já tenham uma certa experiência. Elas vem trabalhando em conjunto e estão focadas nisso, então vamos agora esperar o desempenho na fase estadual”, disse.

Time da escola Plácido de Castro representou o município de Porto Acre. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A atleta Nicole Pinheiro, do Sesi, se mostrou muito feliz pelos resultados alcançados na fase regional e também pela classificação da equipe. “Eu estou muito feliz porque é o meu último ano, mas é um time muito estruturado, que tem muita comunicação, e essa classificação foi muito importante”, ressaltou.

No vôlei masculino da terça-feira, 17, o Ifac derrotou o time de Porto Acre por 2 a 0 e o Colégio Acreano ganhou da escola Pedro Gomes por 2 a 0. À tarde, o Colégio Acreano venceu o Ifac por 2 a 0 e o time da escola Plácido de Castro venceu a escola Pedro Gomes por 2 a 0.

Atleta Nicole Pinheiro: “Estou feliz pela classificação”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já o basquete foi decidido por meio de um play off (melhor de três partidas) entre as equipes do Colégio Acreano e da escola D. Júlio Mattioli, de Sena Madureira. No primeiro jogo, o Colégio Acreano venceu pelo placar de 46 a 20 e no segundo jogo venceu por 58 a 24. Assim, o Colégio Acreano irá representar o regional baixo Acre I na fase estadual dos jogos estudantis.

Handebol

A fase regional dos jogos estudantis está sendo disputada no Centro Integrado dos Esportes (CIE), no bairro Aeroporto Velho. Nesta terça-feira, 17, aconteceram diversos jogos. O time do Lourival Pinho venceu a escola Nova Vida (Bujari) pelo placar de 29 a 5 e à tarde o mesmo Lourival Pinho venceu a escola D. Júlio Mattioli por 25 a 2. Tudo isso no naipe feminino.

Já no naipe masculino, ainda na terça-feira, a escola Clícia Gadelha venceu a escola Nova Vida pelo placar de 27 a 2 e a Lourival Pinho venceu a D. Júlio Mattioli pelo placar de 29 a 7. Nesta quarta-feira, a equipe feminina da Nova Vida venceu a D. Júlio Mattioli por 5 a 4.

Partidas de handebol aconteceram no Centro de Integrado de Esportes (CIE). Foto: Mardilson Gomes/SEE

O professor Leonardo Almeida, técnico da equipe de Sena Madureira, explicou que é a primeira vez que a escola participa da fase regional. “Está sendo o primeiro ano que o município está sendo representado na modalidade handebol e, assim, foi um ano de muita experiência e espero que no próximo ano a gente esteja mais preparado”, afirmou.

Já o professor Edson Coelho, treinador da equipe da Nova Vida, uma escola rural do município do Bujari, disse que, apesar de não ter se classificado, valeu a experiência para as meninas. “O nosso trabalho com essas crianças é de fundamental importância, inclusive de vir para a cidade e participar da competição”, disse.

Atletas da escola São João Batista representaram o município do Bujari no handebol masculino. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A atleta Rainara Silva, da escola Nova Vida, se mostrou feliz em participar dos jogos estudantis, embora a equipe não tenha se classificado. “Hoje conseguimos uma vitória importante sobre o time de Sena, mas foi uma partida muito difícil, mas o importante é que conseguimos chegar até aqui”, frisou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Tarauacá e Feijó recebem mutirão de regularização ambiental promovido pelo governo do Acre

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), realiza nos dias 18, 19 e 20 de setembro o mutirão de Regularização Ambiental (CAR/PRA) nos municípios de Tarauacá e Feijó, no interior do estado.

A ação é voltada para os produtores rurais interessados em regularizar ambientalmente seus imóveis, uma etapa necessária para acessar linhas de crédito rural, participar de programas de fomento e garantir a sustentabilidade de suas atividades.

Governo promove mutirão de Regularização Ambiental nos municípios do Acre. Foto: Arquivo/Sema

Em Tarauacá, o mutirão ocorre nesta quarta-feira, 18, a partir das 8h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizada na Rua Severino Ramos, 2078, no Centro da cidade.

Já em Feijó, os atendimentos acontecem na quinta, 19, e sexta-feira, 20, em duas localidades. No projeto de assentamento (PA) Berlim Recreio – ramal Berlim Recreio, km 12, na escola Antônio Simplício de Oliveira; e PA Envira – ramal Maravilha, Quatro Bocas, próximo à escola Ivo Neves.

Na ocasião, serão oferecidos diversos serviços, como emissão e regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), projetos de fomento e implementação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), além do licenciamento ambiental. Para participar, os produtores devem apresentar seus documentos pessoais e os documentos da propriedade.

De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), Cláudio Cavalcante, o mutirão representa uma ação significativa do governo para fortalecer a relação entre sustentabilidade ambiental e desenvolvimento econômico, principalmente em áreas rurais.

“A regularização ambiental é um passo fundamental para garantir a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, proporcionar condições para que os produtores rurais possam desenvolver suas atividades de forma sustentável, preservando e conservando o meio ambiente”, disse.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo