Conecte-se conosco

Cotidiano

Polícia Civil do Acre recomenda que usuários fiquem atentos ao golpe do falso empréstimo

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre recomenda que a população adote cuidados para prevenir uma nova modalidade de golpe que vem sendo aplicada por estelionatários, vitimando pessoas em vários municípios acreanos.

Para se precaver desse tipo de crime, é necessário que os cidadãos observem importantes medidas de prevenção. Foto: cedida

Como na maioria dos casos que envolvem golpes praticados por meio da internet, o estelionatário precisa conhecer, minimamente, o comportamento da possível vítima no meio virtual.

O crime ocorre da seguinte forma: o cidadão quer contratar um empréstimo e faz um cadastro em site pesquisado no Google. Ao entrar num site falso criado por golpistas, preenche um formulário com os seus dados pessoais.

Ao se pesquisar o número da agência no Google, na maioria dos casos será constatado que a conta bancária é de outro estado. Foto: cedida

De posse dos dados da pessoa, o estelionatário faz contato por meio de mensagem do WhatsApp e solicita que deposite determinada quantia para poder creditar o valor do empréstimo na conta, para aumentar o escore ou para pagar determinada taxa ao banco. A vítima então deposita, transfere, faz um Pix ou paga boleto bancário no valor solicitado.

Para se precaver desse tipo de crime, é necessário que os cidadãos observem importantes medidas de prevenção, elaboradas por delegados de polícia que lidam com esse tipo de golpe no cotidiano.

Primeiramente, deve ficar claro para os consumidores que não há qualquer tipo de taxa a ser paga previamente ao banco ou financiadora para a contratação de empréstimo. As taxas são inseridas no próprio contrato ou debitadas do valor a ser depositado na conta da pessoa que está contratando o empréstimo.

Ao se pesquisar o número da agência no Google, na maioria dos casos será constatado que a conta bancária é de outro estado, e provavelmente em nome de pessoa física. Diante disso, não se deve fazer a transação bancária.

A cautela por parte de quem faz negócios pela internet ou telefone é importante para afastar a possibilidade de ser vitimado por golpes. Recomenda-se também evitar empresas desconhecidas. Na dúvida sobre a veracidade de uma empresa, é possível verificar com o Banco Central se a suposta financeira é credenciada ou não.

Procure uma delegacia de Polícia Civil, apresente os prints do diálogo, o comprovante de pagamento, e ainda a URL (link) e demais dados que apareciam no site falso, e registre um Boletim de Ocorrência. Foto: cedida

Especialistas recomendam que os cidadãos jamais forneçam dados como nome completo e CPF quando não estiverem seguros da veracidade da transação ou com quem estão conversando. Esses dados são valiosos para os golpistas, que podem fazer usos deles para cometer uma infinidade de crimes.

Quem for vítima de golpes desse tipo deve registrar ocorrência na delegacia mais próxima. A polícia costuma usar essas informações para rastrear as quadrilhas.

É importante frisar que cair no golpe do empréstimo não é um privilégio de pessoas desavisadas, com pouca instrução ou ingênuas. A vontade de fazer um bom negócio, aliado às dificuldades financeiras, torna muita gente um alvo para os estelionatários.

O que fazer se for vitimado?

1) Faça contato imediato com o seu banco para tentar bloquear o valor enviado (caso não tenha sido depósito);

2) Anote a URL (link) do site onde fez o cadastro, eventual endereço (físico) e demais dados que apareçam no site;

3) Anote o número do telefone e tire print do diálogo mantido com o estelionatário, normalmente realizado via WhatsApp, ou outro aplicativo de mensagens, como o Telegram;

4) Anote o dia, hora e local em que estava quando conversou com o estelionatário;

5) Procure uma delegacia de Polícia Civil, apresente os prints do diálogo, o comprovante de transferência, Pix, depósito ou do pagamento de boleto, e ainda a URL (link) e demais dados que apareciam no site falso, e registre um Boletim de Ocorrência.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo