Geral
Polícia Civil do Acre promove capacitação em armas longas e pistolas no Vale do Juruá
Em Cruzeiro do Sul, cerca de 19 policiais, incluindo agentes de polícia e peritos, estão participando de um curso de capacitação em armas longas e pistolas, promovido pela Polícia Civil do Acre (PCAC). Essa formação especializada visa aprimorar as habilidades dos participantes no manuseio seguro e eficiente desses tipos de armamento, contribuindo para o fortalecimento das forças de segurança na região.

O treinamento, que faz parte de um esforço contínuo da direção geral da Polícia Civil, é uma iniciativa para aumentar a qualificação dos profissionais e garantir a segurança pública. Durante o curso, os policiais recebem instruções teóricas e práticas sobre o uso de diferentes tipos de armas, técnicas de tiro e protocolos de segurança.
O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. Henrique Maciel, destacou a importância dessa capacitação. “A formação continuada é fundamental para manter nossas equipes atualizadas e preparadas para enfrentar os desafios da segurança pública. O curso de capacitação em armas longas e pistolas é uma etapa crucial nesse processo, garantindo que nossos policiais estejam aptos a manusear armamentos de forma segura e eficiente. Isso não só fortalece a atuação das forças de segurança, mas também aumenta a confiança da população no trabalho da polícia”, enfatizou.

Além disso, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, reforçou a importância dessa iniciativa como parte das diretrizes governamentais. “Essa é uma determinação do governador Gladson Cameli, de que as forças de segurança trabalhem com empenho e vontade e possam realizar aquilo que é previsto no planejamento estratégico. O plano estadual de segurança pública vem sendo cumprido, pois estamos acima das metas estabelecidas. A região do Juruá tem que ter um olhar diferenciado, e essa capacitação vem a calhar com essa necessidade”, disse.
Com essa iniciativa, a PCAC reforça seu compromisso com a qualificação profissional e a proteção da sociedade, buscando sempre aprimorar as habilidades de seus agentes para melhor atender as demandas de segurança do estado.
Comentários
Geral
PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul
Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.
Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.
Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.
Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.
Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.
Comentários
Geral
Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.
A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.
O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.
Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.
Fonte: Ascom/TJAC
Comentários
Geral
Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco
Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.
Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.
O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.
A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.
Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.
Fonte: PCAC

Você precisa fazer login para comentar.