Conecte-se conosco

Geral

Polícia Civil do Acre apresenta ferramenta inovadora para monitoramento da violência doméstica durante a Expoacre 2025

Publicado

em

Sistema em Power BI permite análise em tempo real das ocorrências nos 22 municípios do estado, reforçando ações de prevenção e políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero. Foto: cedida

Durante a Expoacre 2025, a Polícia Civil do Acre (PCAC) apresentou ao público uma importante inovação tecnológica voltada ao enfrentamento da violência doméstica. Em seu estande no evento, a instituição lançou oficialmente um painel interativo desenvolvido em Power BI, que permite o acompanhamento dinâmico e em tempo real de dados relacionados à violência doméstica em todo o estado.

A ferramenta, desenvolvida e alimentada pelo Departamento de Inteligência da PCAC, reúne informações detalhadas das ocorrências registradas nos 22 municípios do Acre. Por meio de gráficos e filtros inteligentes, é possível visualizar dados por faixa etária, dias da semana, tipos de violência, além de comparativos mensais e anuais, o que facilita o diagnóstico preciso e regionalizado da situação.

O objetivo do sistema é ampliar a transparência institucional e oferecer subsídios qualificados para a formulação de políticas públicas, ações preventivas e estratégias de proteção às vítimas. Além disso, a ferramenta também serve como instrumento de apoio à atuação integrada com outras instituições da segurança pública, assistência social e justiça.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, a iniciativa é um marco no uso de tecnologia voltada à segurança pública e ao combate à violência de gênero:

“A Polícia Civil do Acre tem investido cada vez mais em tecnologia e inteligência para aprimorar o enfrentamento à violência de gênero. A ferramenta desenvolvida em Power BI é uma inovação que nos permite visualizar, em tempo real, os dados sobre violência doméstica em todo o estado. Com ela, conseguimos mapear ocorrências por município, faixa etária, dias da semana e realizar comparativos anuais. Essa iniciativa fortalece a transparência institucional e, sobretudo, qualifica a tomada de decisões, permitindo que nossas ações sejam mais estratégicas e eficazes. Nosso compromisso é com a proteção das vítimas e com a construção de políticas públicas baseadas em dados concretos e confiáveis,” afirmou o delegado-geral.

A apresentação da plataforma na Expoacre 2025 também teve como objetivo aproximar a população dos mecanismos de atuação da Polícia Civil, demonstrando o comprometimento da instituição com a modernização e com a promoção de uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Prefeitura de Rio Branco promove qualificação para aprimorar atendimento infantil na Atenção Básica

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nos dias 4 e 5, quarta e quinta-feira, das 8h às 12h, na Biblioteca Pública Estadual, um encontro de qualificação com médicos da Atenção Básica, voltados ao alinhamento e à melhoria do atendimento infantil nas unidades de saúde do município.

Qualificacao em Saude Fotos Atilas Moura 2

A ação é coordenada pelo Departamento de Ciclos de Vida, por meio da Divisão de Saúde da Criança, e tem como foco principal a apresentação do novo fluxo de atendimento à criança, especialmente no que se refere aos encaminhamentos para o Ambulatório de Pediatria, além do fortalecimento das práticas assistenciais relacionadas às consultas de puericultura e ao manejo dos principais agravos clínicos comuns na infância atendidos pela Atenção Primária à Saúde (APS).

A iniciativa busca aprimorar a organização do cuidado, fortalecer o papel da APS como ordenadora da rede de saúde e contribuir para a melhoria dos indicadores de crescimento e desenvolvimento infantil, garantindo atenção integral, resolutiva e qualificada às crianças do município.

De acordo com o médico regulador Pedro Luam Soares, a qualificação representa um avanço significativo no atendimento infantil, ao assegurar cuidados mais integrados desde o primeiro contato da população com o sistema de saúde.

Foto do Médico Pedro Luam Soares
“A iniciativa prepara os médicos para conduzir atendimentos de rotina e oferece à população um serviço de qualidade”, destacou o médico Pedro Luam. (Foto: Átilas Moura/Secom)

“A iniciativa prepara os médicos para conduzir atendimentos de rotina e oferece à população um serviço de qualidade, reduz filas e consolida a atenção primária como porta de entrada do sistema de saúde”, destacou o médico.

Durante a programação, são apresentados indicadores de crescimento e desenvolvimento infantil de Rio Branco, além de orientações detalhadas sobre o novo fluxo de encaminhamento ao Ambulatório de Pediatria e esclarecimentos sobre os critérios de estratificação de risco infantil, fundamentais para a tomada de decisão clínica e para a organização da rede assistencial.

Foto da capacitação
Durante a programação, são apresentados indicadores de crescimento e desenvolvimento infantil de Rio Branco, além de orientações detalhadas sobre o novo fluxo de encaminhamento ao Ambulatório de Pediatria. (Foto: Átilas Moura/Secom)

A pediatra e médica reguladora Priscyla Garcia ressaltou a importância da qualificação para fortalecer o acompanhamento das consultas de rotina.

Foto de Pryscila
“Como pediatra, considero este momento fundamental para fortalecer a atenção primária e apoiar os colegas no acompanhamento das consultas de puericultura”, afirmou Priscyla Garcia. (Foto: Átilas Moura/Secom)

“Como pediatra, considero este momento fundamental para fortalecer a atenção primária e apoiar os colegas no acompanhamento das consultas de puericultura. O cuidado com crianças de risco habitual, aquelas sem agravos aparentes, é essencial para avaliar o crescimento e o desenvolvimento infantil. Quando esse serviço está bem organizado nas unidades próximas às famílias, garante um acompanhamento contínuo, qualificado e mais eficaz”, afirmou.

Foto da médica Ana Araújo
Participante da qualificação, a médica Ana Araújo enfatizou que uma Atenção Básica bem estruturada reflete diretamente na eficiência do atendimento infantil. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Participante da qualificação, a médica Ana Araújo enfatizou que uma Atenção Básica bem estruturada reflete diretamente na eficiência do atendimento infantil. Segundo ela, a capacitação contribui para que os profissionais acompanhem de forma adequada o crescimento e o desenvolvimento das crianças e assim realizem encaminhamentos corretos e tornem o fluxo de atendimento mais ágil e organizado.

<p>The post Prefeitura de Rio Branco promove qualificação para aprimorar atendimento infantil na Atenção Básica first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Geral

Presos do semiaberto estão proibidos de frequentar festas do Carnaval 2026, decide Justiça do Acre

Publicado

em

Por

Portaria proíbe monitorados de frequentarem festas, blocos e eventos com grande público entre 13 e 18 de fevereiro. Áreas da Gameleira e Praça da Revolução estão incluídas

Presos do semiaberto não poderão transitar no Carnaval em Rio Branco. Foto: Alexandre Noronha/Arquivo pessoal

Por Renato Menezes – g1 AC

A Justiça do Acre determinou, nesta quarta-feira (4), a proibição da circulaçãode pessoas que cumprem pena no regime semiaberto e utilizam tornozeleira eletrônica durante o período do Carnaval em Rio Branco.

Segundo a portaria, publicada no Diário da Justiça, ficam consideradas áreas de exclusão todas as festividades carnavalescas oficiais realizadas na Praça da Revolução, na Gameleira, região do Segundo Distrito, e em suas adjacências, em um raio de 500 metros.

A medida vale de 13 a 18 de fevereiro, em qualquer horário, e foi oficializada pelo juiz de Direito Bruno Perrotta de Menezes, da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas em Meio Aberto e Semiaberto da capital.

A restrição também se estende a eventos de carnaval autorizados pela Prefeitura de Rio Branco, realizados em espaços públicos ou privados abertos ao público, além de blocos de rua, trios elétricos e manifestações carnavalescas itinerantes em vias públicas da capital.

Além dos eventos carnavalescos, a portaria estabelece que, no mesmo período, os monitorados do regime semiaberto estão proibidos de frequentar:

  • estabelecimentos comerciais de venda ou consumo de bebidas alcoólicas que funcionem após as 22h;
  • casas noturnas, boates, danceterias e locais similares de entretenimento noturno;
  • eventos abertos ao público, em espaços públicos ou privados, com público estimado ou efetivo superior a 100 pessoas, exceto atividades religiosas.

As restrições valem exclusivamente durante o período carnavalesco. A partir de 19 de fevereiro, os apenados retornam às condições normais do regime semiaberto, salvo decisão judicial em contrário.

A portaria, no entanto, prevê exceções para monitorados que exerçam atividade de trabalho regular em locais enquadrados nas restrições. Nesses casos, será necessário solicitar autorização específica à Direção do Iapen-AC até o dia 10 de fevereiro, mediante comprovação do vínculo empregatício.

“A ausência de vigilância direta não impede a utiliza ção de equipamento de monitoração eletrônica pelo condenado”, complementou o magistrado.

Carnaval da prefeitura de Rio Branco deve ocorrer no Centro da capital. Foto: Felipe Freire/Secom

Sanções em caso de descumprimento

A decisão leva em conta dados da Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC), que apontam maior incidência de violações das regras impostas aos monitorados durante períodos festivos de grande concentração popular.

O descumprimento das regras será acompanhado pela DME, que deverá adotar os procedimentos previstos em resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As abordagens serão individualizadas e incluem registro do incidente, envio de alertas ao equipamento eletrônico, contatos telefônicos com o monitorado e pessoas indicadas por ele, antes de qualquer comunicação ao Judiciário para eventual aplicação de sanção disciplinar.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia apreende drogas e munições e prende dois em ponto de venda em Sena Madureira

Publicado

em

Entre os detidos está homem que já cumpria pena com tornozeleira eletrônica; ação seguiu denúncia de moradores

Dois suspeitos foram detidos no local: um menor de idade e um homem que já cumpria pena em regime de monitoramento eletrônico. Foto: captada 

A Polícia Militar, por meio do 8º Batalhão (8º BPM), apreendeu 362 gramas de maconha, três munições calibre 16, dinheiro e materiais usados no tráfico de drogas durante uma ação na noite de terça-feira no bairro Eugênio Augusto Areal, em Sena Madureira. Dois suspeitos foram presos no local.

A operação ocorreu por volta das 23h30 na Rua Avestruz, após denúncias de que uma residência funcionava como ponto de venda de entorpecentes. Após monitoramento, os policiais confirmaram a informação e adentraram o imóvel.

Foram detidos um menor de idade e um homem que já cumpria pena em regime de monitoramento eletrônico. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. A ação integra as operações de combate ao tráfico realizadas pelo 8º BPM na região.

Comentários

Continue lendo