Acre
Polícia boliviana prende três brasileiros envolvidos em assaltos em Pando
Alexandre Lima
As autoridades da cidade de Cobija, capital do departamento de Pando (Bolívia), realizaram nos últimos dias, uma grande operação para retirar de circulação, um bando que vinha praticando vários delitos, entre assaltos, roubos e outros delitos.
A operação teve início nesta terça-feira, dia 22, onde movimentou um grande número de policiais de Pando, além de um reforço especial que veio de La Paz. Durante três dias, várias buscas e blitz em vários pontos da capital pandina.
Como resultado as operações, três brasileiros foram presos e identificados como; Leonardo Mendes de Oliveira, Eduardo Mendes da Silva e Wellinton dos Santos Monteiro. Contra estes, está o caso ocorrido recentemente no centro de Cobija, quando tentaram assaltar um comércio no centro da cidade e em outro estabelecimento nas proximidades do aeroporto, na parte alta da cidade.
O proprietário, Rodrigo Alvará Duanga (29), teria tentado reagir segurando um dos bandidos, foi atingido com um tiro no pescoço por um dos bandidos e sobreviveu. Os suspeitos fugiram tomando rumo ignorado e passaram a ser procurados pela fronteira.
O que teria facilitado a prisão do suspeitos, seria o fato de postar fotos com armas e ostentar os feitos pela fronteira, mostrando dinheiro e drogas. Duas armas foram apreendidas, um revolver calibre 22 e outro 38, que supostamente sejam as que usaram para o assalto e tentar contra a vida do comerciante.
Além das armas, foram encontrado com o trio no dia do cerco e prisão, cerca de 442 gramas de maconha e 98 gramas de cocaína, que seriam comercializadas pela fronteira, além do consumo próprio.
Segundo foi informado, em pelo menos dois dos casos, os brasileiros foram filmados por sistema de segurança. Algumas das vítimas foram até a delegacia para identificar os acusados.
Matéria relacionada:
Comerciante é baleado no pescoço ao reagir durante assalto em Cobija, na Bolívia
Veja vídeo do SPC Notícias/Cobija.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.