Flash
PMs que enfrentaram bandidos à bala e deixaram dois mortos serão condecorados por bravura
Militares foram elogiados pelo comando e poderão ser promovidos pela ação que deixou dois suspeitos mortos

Os elogios foram publicados em boletins internos da corporação na quinta-feira (9), menos de 24 horas após a ação que deixou dois mortos (Foto: assessoria)
TIÃO MAIA, PARA CONTILNET
De acordo com o comandante, a condecoração contará pontos para promoções dos militares homenageados
Os policiais acusados de matar dois assaltantes e ferir um terceiro durante uma troca de tiros na noite de quarta-feira(8), no Segundo Distrito de Rio Branco, foram elogiados publicamente e devem receber condecorações e medalhas de honra ao mérito, além de promoções em suas respectivas patentes. Os elogios foram publicados em boletins internos da corporação nesta quinta-feira (9), menos de 24 horas após a ação que deixou dois mortos, um terceiro ferido e um quarto elemento em fuga, sem que os policiais militares sofressem baixa ou ficassem feridos na troca de tiros.
Os boletins com os elogios e os anúncios de que eles serão condecorados por bravura numa solenidade prevista para o próximo dia 15 de janeiro, na praça da frente do quartel do comando geral da Polícia Militar, estão assinados pelo coronel Ulysses Araújo, o comandante geral da corporação. De acordo com o comandante, a condecoração contará pontos para promoções dos militares homenageados.
Os boletins fazem menção à bravura e heroísmo e foi exatamente isso que aconteceu na ocorrência, disse Ulysses Araújo, em entrevista. “A bravura dos nossos militares e todo o heroísmo deles na ação eu constatei pessoalmente. Eu comandava uma patrulha nas imediações da ocorrência quando fomos avisados da troca de tiros e nos dirigimos para lá, quando pude perceber que os nossos guerreiros agiram conforme os princípios da Polícia Militar, com riscos de suas próprias vidas”, disse o coronel.


Ulysses Araújo disse ter tomado a decisão de homenagear e promover os militares para que o restante da corporação tenha isso como exemplo. “Nós entendemos que é preciso render homenagens a todos os policiais que demonstram coragem e heroísmo no cumprimento da missão que eles abraçaram”, disse Ulysses Araújo.
Praças e soldados tiveram seus nomes preservados, mas devem ser identificados quando das homenagens do próximo dia 15.
A ocorrência que resultou na troca de tiros na qual os pms saíram em vantagem ocorreu no Ramal do Mineiro, localizado dentro do Ramal Bom Jesus. De acordo com a Polícia Militar, quatro criminosos, fortemente armados, realizaram um roubo no município de Senador Guiomard e fugiram em um carro modelo Voyage, de cor vermelha, pela rodovia AC-40 com destino a Rio Branco. Policiais do 2° Batalhão foram informados sobre o ocorrido e, quando avistaram o veículo passando pela estrada, iniciaram uma perseguição aos criminosos.
Na tentativa de fugir da polícia, os bandidos entraram no Ramal Bom Jesus e depois tentaram se refugiar numa chácara no Ramal do Mineiro. Encurralados, os assaltantes desceram do veículo e atiraram contra os militares, que reagiram. Durante a troca de tiros, três criminosos ficaram feridos. Um morreu no local e o segundo, quando recebia atendimento médico. O terceiro foi encaminhado ao serviço médico.
Três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e estiveram no local. A primeira equipe de socorristas constatou que um dos bandidos não resistiu e morreu. Outro baleado ainda foi recebeu atendimento médico, mas acabou morrendo dentro da viatura. O terceiro ferido foi levado ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde grave.
Ainda segundo a PM, outra pessoa que estava com o grupo conseguiu fugir pela área de mata na chácara. Um quarto criminoso continua sendo procurado.
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.





Você precisa fazer login para comentar.