Conecte-se conosco

Geral

PMAC promove solenidade de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS)

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26, a Polícia Militar do Acre (PMAC) realizou a solenidade de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), no Colégio Militar Estadual Tiradentes (CMET). O evento marcou a capacitação de quarenta 2º sargentos que, agora, estão habilitados à promoção a 1º sargentos e ainda mais preparados para fortalecer a segurança pública no estado.

O curso teve início no dia 24 de setembro e contorno com uma carga horária total de 443 horas/aula, divididas entre aulas presenciais, atividades na modalidade EaD e estágio prático nos serviços operacionais e administrativos. Essa estrutura permitiu uma formação abrangente e alinhada às demandas contemporâneas de segurança pública.

O evento contou com a presença do coronel Assis dos Santos, coordenador do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), representando a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e do coronel Cristian Diogo, corregedor da PMAC e comandante-geral em exercício, além de oficiais e praças da corporação.

Em sua fala, o coronel Cristian Diogo destacou a importância do esforço e dedicação dos formandos, destacando o papel fundamental que cada sargento desempenha na estrutura da PMAC, e parabenizou os concludentes do curso pelo comprometimento e dedicação ao aprimoramento técnico/profissional.

“Vocês são parte importante da engrenagem que move a segurança pública no estado. A Polícia Militar do Acre, para prestar um serviço de qualidade à sociedade, precisa de profissionais capacitados e comprometidos como vocês. É através dessa harmonia que conquistamos o respaldo da sociedade, nosso objetivo maior. Aproveito para agradecer à Sejusp pelo aporte logístico que tornou possível a realização deste curso, fortalecendo ainda mais a nossa instituição”, pontuou.

O segundo sargento Cosme Serra, destaque do curso por alcançar a primeira colocação, falou do momento com gratidão. “Agradeço a oportunidade dada pelo comando da Polícia Militar, que idealizou este curso de aprendizagem ímpar. Chegar até aqui, após 22 anos de carreira, é um momento único. Este curso não só nos qualifica, mas também nos moderniza, nos impulsiona a buscar o melhor para a instituição. Quero contribuir para que a Polícia Militar do Acre seja cada vez mais forte, dinâmica e bem-sucedida em sua missão de servir à sociedade”, concluiu.

O CAS integra um amplo projeto de capacitação continuada promovido pela PMAC, com o objetivo de aprimorar a formação de seus profissionais, de forma a garantir uma polícia mais eficiente, especializada e comprometida com a segurança pública no Acre.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Jovem é preso em Cruzeiro do Sul após ameaçar esfaquear a própria irmã

Publicado

em

Discussão teria sido motivada pelo suposto desaparecimento de porção de maconha na residência da família

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Um rapaz de 18 anos, identificado como Romanos, foi preso pela Polícia Militar em Cruzeiro do Sul após ameaçar esfaquear a própria irmã, de 28 anos, no bairro Cruzeirinho. Segundo a ocorrência, o motivo da ameaça teria sido o desaparecimento de uma porção de maconha que pertenceria ao jovem.

À Polícia Militar, a vítima relatou que não é a primeira vez que sofre ameaças por parte do irmão, afirmando ainda que ele costuma apresentar comportamento agressivo também contra seus filhos e outros familiares.

Durante a abordagem, o acusado confirmou a discussão, alegando que a irmã teria mexido em algo que não lhe pertencia. Ele afirmou, no entanto, que se tratou apenas de uma ameaça, sem intenção de ferir a vítima.

O jovem também confirmou que faz uso ocasional de maconha e disse acreditar que a irmã teria dado fim a um tablete da droga, o que teria provocado o momento de raiva e as ameaças. Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Geral

Sete pessoas são presas em Marechal Thaumaturgo por furto qualificado e outros crimes

Publicado

em

Ação da Polícia Militar resultou na recuperação de bens furtados, apreensão de arma de fogo e ferramentas usadas em arrombamentos

Sete pessoas, entre elas duas mulheres, foram presas no sábado, 13, em Marechal Thaumaturgo, durante uma ação da Polícia Militar, pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa, posse irregular de arma de fogo, corrupção de menores e receptação.

A operação foi desencadeada após um furto a residência registrado no dia 13 de dezembro, no bairro União, de onde foram levadas joias e outros objetos de valor. A partir de informações levantadas pela guarnição, os policiais realizaram diligências em diferentes endereços, conseguindo localizar os suspeitos e recuperar parte do material furtado.

Durante as buscas, os militares apreenderam uma arma de fogo, munições e ferramentas normalmente utilizadas em arrombamentos, além de outros objetos ligados à prática criminosa. No momento da abordagem, alguns dos envolvidos tentaram fugir, mas foram contidos pela equipe policial.

Todos os suspeitos, juntamente com o material apreendido, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. Segundo o comandante da Polícia Militar no Vale do Juruá, major Abraão, a ação representa uma resposta direta à criminalidade na região do Alto Juruá, reforçando o compromisso do 6º Batalhão com a segurança, a ordem pública e o bem-estar da comunidade.

Comentários

Continue lendo

Geral

Suspeito de planejar morte do próprio pai se entrega à Polícia Civil em Porto Velho

Publicado

em

Investigado teria arquitetado o crime para ficar com a herança da família e enfrentar dívidas financeiras

Célio Roberto de Lima Silva Filho se entregou à Polícia Civil na última quinta-feira (11), em Porto Velho, após ser apontado como o principal suspeito de planejar o assassinato do próprio pai com o objetivo de ficar com a herança da família. Ele estava foragido desde o início da semana, quando seu nome passou a ser divulgado pelas autoridades como mentor do crime.

Segundo informações da Delegacia Especializada em Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos (DERCV), Célio teria organizado toda a ação criminosa e contratado pessoas para executar o homicídio. As investigações indicam que ele enfrentava dívidas e forte pressão financeira, fatores que teriam motivado a tentativa de matar o pai.

Na segunda-feira (8), duas pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no esquema. De acordo com a polícia, uma primeira tentativa de execução chegou a ser planejada, mas acabou não se concretizando. Mesmo assim, conforme apurado pelos investigadores, o suspeito teria insistido no plano e buscava articular uma nova ação criminosa.

Com a apresentação espontânea de Célio à polícia, a investigação entra agora em uma nova fase, com a coleta de depoimentos e a reconstituição detalhada de como o crime teria sido planejado. A Polícia Civil segue apurando o caso para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer completamente os fatos.

Comentários

Continue lendo