Acre
Plantonista expulsa índios de delegacia na ‘bala’ em Assis Brasil
Alexandre Lima
A falta de agentes e um delegado na cidade de Assis Brasil, localizada no extremo norte do estado do Acre, por pouco não acaba em tragédia neste final de semana, quando um grupo de índios tentaram invadir a delegacia após prisão de um dos parentes.
Segundo foi levantado pelo radialista Valder Santos por telefone, Gilmar Batista da Silva Manchineri, vulgo ‘Pistola’, teria se envolvido em uma briga e foi detido por uma guarnição da Polícia Militar e entregue na delegacia.
Já na delegacia, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ‘Pistola’ que ficou detido em uma das celas até a chegada do delegado na cidade. Foi quando amigos e parentes do Manchineri, passaram a fazer ameaças de invadir o prédio para libertar o preso.
Por volta do meio-dia deste domingo (17), uma equipe de agentes civis chegou na cidade para transferir o preso para a cidade vizinha de Brasiléia. Na saída, por pouco os agentes não conseguiram colocar o índio dentro da viatura, quase sendo impedidos de fazer seu trabalho.
Após a saída da viatura, não satisfeitos com o trabalho dos policiais, os amigos e parentes resolveram que deveriam invadir a sede da delegacia. Temendo por sua vida, foi necessário que o plantonista utilizasse de uma submetralhadora e efetuado disparo para cima, no intuito de que todos saíssem do prédio. Somente assim, todos saíram e tomaram rumo ignorado.
Em tempo, é comum o registro de índios serem vistos consumindo bebidas alcoólicas pela cidade de Assis Brasil e se envolverem em brigas. Sem um efetivo permanente na cidade, os plantonistas correm risco em caso como este.
Em contato por celular, a Assessoria da Polícia Civil do Acre, comunicou que está tomando ciência dos fatos, para que ações sejam tomadas, uma vez que essas atitudes não serão aceitas pela Instituição.
Os envolvidos estão sendo identificados, serão denunciados e irão responder dentro dos rigores da Lei. Sobre a ação do agente plantonista, foi dito que agiu dentro das normas, uma vez que sua vida foi posta em risco.
Também foi comunicado que, dentro de um prazo hábil, novos agentes e delegados serão chamados para assumir suas funções em todos o estado do Acre, além de peritos criminais, legistas e outras funções, suprimindo as vagas que estão em aberto.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.